7 Dicas para Viajar mais Barato #custobenê

Viagem

Quem quer viajar mais barato? Acho que todo mundo, né? O post de hoje traz 7 dicas para quem quer economizar durante uma viagem, com coisas que eu já pratico. Nos últimos anos consegui conhecer novos lugares e fui pegando o jeito dessas viagens econômicas. A intenção é mostrar que com alguns truques é possível viajar cada vez destinos. Afinal, com viagens mais econômicas conseguimos viajar mais! Acompanhe o post e confira no final uma super dica para conseguir descontos 🙂

Viajar mais Barato - Dicas para uma Viagem Econômica

 

7 Dicas para Viajar mais Barato: Tenha Datas Flexíveis e Fuja da Alta Temporada

Eu sei que nem todo mundo consegue mudar a data das férias, mas se você tem essa opção aproveite para viajar na baixa temporada. Nos lugares em que trabalhei eu consegui usar banco de horas para viajar fora das férias escolares (julho, dezembro e janeiro). Com essa facilidade também pude trabalhar com datas flexíveis, onde a simulação da data de vôo decidiu o dia exato da viagem. Para quem não sabe, o preço das passagens aéreas vai mudando conforme a procura, e dias de menos procura tem preços menores. Também vale dizer que cada lugar tem sua própria alta e baixa temporada. Explico: fui para Porto Seguro na primeira semana de dezembro, que ainda não é considerada alta temporada porque o foco lá é Carnaval. Já no Chile eu fui em agosto, que é final da temporada de neve.

Viajar mais Barato - Baixa Temporada de Neve no ChileMonte Nevado, no Chile. Mesmo no fim da temporada deu pra curtir muita neve.

 

7 Dicas para Viajar mais Barato: Economize na Hospedagem e Fique na Casa de Alguém

Dois pontos pra começar esse tópico: a hospedagem é uma das coisas mais caras da viagem, e uma das melhores maneiras de conhecer um lugar é conversando com quem mora lá. Que tal unir os dois e economizar ficando na casa de alguém? Claro que cada viagem tem seu propósito, creio que muita gente não gostaria de ficar em um hostel na lua de mel por exemplo. Mas se você precisa economizar nesse aspecto, saiba que se hospedar na casa de alguém pode ser uma experiência fantástica. Conforto, liberdade e dicas de quem mais entende da cidade, um morador. Eu já usei o AirBnB, um site desse tipo de hospedagem, e só tive experiências positivas. Ainda existe a opção de couchsurfing, onde a hospedagem é gratuita, mas nunca usei então não posso falar. Se você já fez, deixe nos comentários 🙂

Quer ganhar R$130,00 de desconto para se hospedar em qualquer lugar do mundo? Tem um quarto sobrando e quer oferecer para hóspedes? Clique aqui e use meu código para se cadastrar no AirBnb.

7 Dicas para Viajar mais Barato: Pesquise e Monte seu Roteiro

Eu me divirto tanto no planejamento quanto na viagem em si. Para isso, gosto de procurar por dicas de viagens em blogs buscando por ‘o que fazer em tal cidade’ ou ‘roteiro de x dias em tal lugar’, e principalmente assistir vlogs de viagens. Os grandes aliados nessas pesquisas são o Google Maps, Foursquare e Trip Advisor. Costumo criar listas em cada um deles e salvar os pontos que encontrei nas pesquisas. Nos dois últimos ainda consigo verificar as avaliações dos lugares, faixa de preço e até fotos dos usuários. É um trabalho de formiguinha, quanto mais tempo você dedicar nessa pesquisa, mais lugares incríveis vai encontrar. Se quiser posso fazer um outro post mais detalhado mostrando meu processo de organização de roteiro 🙂

Viajar mais Barato - Mar UruguaioLancha em Punta del Este, seguindo meu roteiro no Uruguai.

 

7 Dicas para Viajar mais Barato: Faça compras no Mercado

Se você seguiu minha dica e vai se hospedar em uma casa, aproveite a cozinha! Nesses casos eu tento sempre fazer 2 refeições em casa, que podem ser café-da-manhã e jantar, assim faço um almoço em restaurante. É ótimo porque já aproveito que os preços de almoço costumam ser menores que os do jantar e consigo conhecer culinária local com preço de PF. Também gosto de beliscar na rua, é outra maneira de experimentar comidas típicas a um preço baixo. Além disso, no supermercado eu ainda compro lanchinhos e água para carregar na bolsa e economizar em pontos turísticos e lembrancinhas de viagem, como docinhos (sdds alfajor argentino e doce de leite uruguaio).

Viajar mais Barato - Completo, o Cachorro-Quente do Chile

Completo, o cachorro-quente com abacate típico do Chile, que você encontra em qualquer esquina.

7 Dicas para Viajar mais Barato: Faça Passeios Gratuitos

Depois de tanto pesquisar para elaborar seu roteiro, eu tenho certeza que você já encontrou opções de passeios gratuitos. Pode ser um parque, praça, igreja, uma trilha ou um museu. Se o destino for praia, você já está em vantagem! No Chile meu passeio preferido foi subir o Cerro San Cristobal, uma boa caminhada ao ar livre que leva a um pôr do sol inesquecível. Já em São Paulo eu fiz um tour guiado pelo Theatro Municipal (as bailarinas adultas piram). Também vale a pena buscar por shows, peças teatrais, exibição de filmes… Em Brasília eu curti um bloco de carnaval, além de outras coisas grátis como a visita no Congresso Nacional.

Viajar mais Barato - Passeio Gratuito Praia UbatubaPraia em Ubatuba, um passeio gratuito.

 

7 Dicas para Viajar mais Barato: Faça por Conta

As agências de viagem economizam seu tempo, e isso tem um valor. Mas se você precisa fazer uma viagem econômica, então precisará abrir mão desse conforto. Mas não precisa ter medo. Nessa hora você já fez muitas pesquisas e já conhece o destino por relatos de moradores e outros viajantes, e consegue elaborar seu roteiro sozinho. A dica de se hospedar pelo AirBnb também ajuda, pois você resolve tudo pelo site ou app. Se for viajar de avião, saiba que também é possível resolver as passagens por conta. Faça simulações diretamente no site das companhias aéreas e encontre a melhor para você. Para te ajudar a economizar ainda mais nesse quesito, confira a dica abaixo:

7 Dicas para Viajar mais Barato: Use Cupons de Desconto

Você já pesquisou bastante e encontrou as opções mais econômicas, e vai comprar tudo por conta. Mas e se pudesse adicionar um desconto, seria bom? A Cupom Válido oferece descontos para usar em compras virtuais em mais de 200 lojas. São diversas categorias: moda, beleza, alimentação e entre elas a que a gente mais está precisando agora: turismo. Companhias aéreas como Azul, Avianca, Gol, Emirates e TAP estão por lá. Se você seguiu minha dica de viajar por conta, essa dica é valiosa. E se você tem datas flexíveis, vale a pena simular várias até encontrar a que se encaixa nas suas possibilidades, além de verificar o mesmo destino em mais de uma companhia. Clique aqui e confira!

Viajar mais Barato para viajar mais

Meu objetivo aqui foi mostrar que viajar é possível, mesmo com um orçamento reduzido. O segredo das pessoas que viajam bastante (quero fazer parte desse grupo algum dia!) é colocar a viagem como uma meta. Assim, pequenos sacrifícios não doem tanto, pois se pensa na recompensa final. Sei que pode parecer mais fácil ou difícil dependendo da realidade e despesas de cada um. Mas se é o seu sonho, tente deixar de lados outros supérfluos para focar nisso. No meu caso, eu parei de comprar roupas e sapatos e sigo repetindo peças sem nenhuma vergonha. Outras pessoas economizam diminuindo as saídas para comer fora, fazendo as unhas em casa, usando transporte público, desapegando de objetos que estão parados… Existem muitas maneiras de juntar dinheiro para uma viagem!

Viajar de maneira econômica não faz com que você se divirta menos, viu? Tenho certeza que após muita pesquisa você conseguirá montar o melhor roteiro e aproveitar muito bem seu destino. Espero que as dicas sejam úteis. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários