Casamento com Pizza – Dicas e Relato #CasamentoAndeJeh

Casamento

Casamento com pizza? O meu teve, e eu vou contar todos os detalhes para quem também quer fazer uma festa de casamento diferente e ainda economizar um pouco! Decidi escrever esse post porque não encontrei muitas informações, a maioria dos sites apenas mostra fotos de casamentos gringos, mas não conta como executar a ideia. Em grupos de noivas, as únicas que encontrei fizeram sua recepção em pizzaria. Eu até falo dessa opção mais abaixo, mas não era algo que se adaptava a nossa realidade, então fomos atrás, arriscamos e conseguimos. Desejo que meu relato ajude outras noivas que querem fazer um casamento descontraído, gostoso e econômico! Confira o post!

Casamento com Pizza - Como organizar?

Pra mim, o casamento precisa ter a cara dos noivos. E nós dois amamos pizza! É a nossa comida preferida, e o And também gosta muito de fazer pizza em casa, com massa caseira. Fica uma delícia! Sendo assim, nas pesquisas, conversas e todo o brainstorm que fizemos para nosso casamento, servir pizza sempre aparecia como uma opção. Já adianto que nós nunca fomos em um casamento com pizza, na verdade nossos fornecedores também não conheciam, mas estávamos todos muito empolgados. Quando tivemos a primeira conversa com meu tio Nelson, o pizzaiolo, e ele nos disse que essa era uma opção econômica não tivemos mais dúvidas, e essa foi nossa escolha.

O tio Nelson é pizzaiolo há muitos anos e já trabalhou em grandes pizzarias aqui em Prudente. Se você mora por aqui, provavelmente já comeu uma pizza que ele fez! Ele nos ajudou muito também na preparação, pois sabe a quantidade exata de pizzas por pessoa, quais os sabores que agradam mais, e claro, cozinha como ninguém! Ele até foi um pouco resistente no começo, já que nunca havia preparado pizzas para eventos, mas no fim embarcou com a gente e fez nosso sonho virar realidade! Muito obrigada!

Pizza na Festa de Casamento

O cálculo foi de 1 pizza para cada 2 adultos, em uma conta para sobrar mesmo. Mãe e sogra foram enfáticas nesse quesito hehe. Se o seu casamento é menor, acredito que você conheça bem os convidados e será ainda mais fácil ajustar a conta. Pense que a pizza não pode ter recheio demais, algo como as fatias servidas em rodízio, para que o convidado possa provar todos os sabores.

 

Casamento com Pizza: Como organizar?

No nosso casamento, contamos com um pizzaiolo e dois assistentes, que foram meu tio, tia e primo. As massas foram feitas e pré-assadas faltando 2 dias para o casamento. No grande dia eles preparam os molhos e recheios, e durante a festa montaram e assaram. Foram 2 fornos industriais, um do próprio salão de festas e outro emprestado, e foi tudo bem rápido. As pizzas foram dispostas em um balcão onde garçons serviam as opções para os convidados. Mesmo que tenha formado uma fila, a reposição de pizzas funcionou bem e foi tudo muito rápido (eu tinha pavor de deixar os convidados com fome). Uma outra opção é no esquema de rodízio, onde os garçons servem nas mesas, mas para isso você precisa contratar uma maior quantidade de garçons, e eles precisam saber servir pizza. Fiquei sabendo que tem uma técnica especial para isso!

Casamento com Pizza - Pizzaiolo fazendo pizza

 

casamento com pizza: como servir pizza no casamento

O menu do meu casamento teve entradinhas (torradinhas com patê de frango e antepasto de berinjela) e a pizza foi prato único no jantar. Se essa logística toda que contei no tópico anterior não parece funcionar, mas você e seu noivo ou noiva gostam muito de pizza e querem incluir essa delícia, não se desespere! Se você não tem um pizzaiolo na família, pode conversar diretamente em uma pizzaria, algumas tem a opção de levar seu equipamento para preparar no local da festa. Ainda existem várias outras maneiras de servir pizza no casamento:

 

  • mini pizza (ou pizza baby) como entrada;
  • colocar as pizzas em uma ilha ou estação em um jantar com outras opções;
  • como lanchinho da madrugada, perto da pista de dança (servir como aperitivo, sem pratos);
  • um food truck do lado de fora do salão, servindo fatias de pizza também como lanche da madrugada;
  • mini pizza doce como sobremesa.

Ainda há a opção de fazer a festa em uma pizzaria, contando com o esquema de rodízio. Se o número de convidados permitir (o nosso não caberia!), essa opção pode ser muito prática. Você lida com apenas um fornecedor para espaço do evento, jantar, bebidas, louças e garçons, e pode conseguir um desconto no valor! Em um ambiente bonito, também não precisa se preocupar com decoração. Para a sobremesa, pode incluir sabores de pizza doce, ou montar uma mesa com bolo e docinhos, e os próprios garçons servem.

 
Pode vestir a noiva de pizza?  via GIPHY

 

Casamento com Pizza: Dá pra agradar todo mundo?

Nós já fizemos várias pizzadas em família, conhecíamos bem a grande maioria dos convidados e quando sugerímos que nosso casamento teria pizza todos se empolgavam. A decisão de ter a pizza como prato único no jantar pode ser polêmica, mas conosco funcionou muito bem. Decidimos por 4 sabores: portuguesa (a preferida do And), marguerita (minha preferida), calabresa e frango com catupiry. Segundo meu tio essas duas últimas são bem aceitas. Além dessas ela ainda criou um outro sabor misturando os ingredientes, lembro que tinha bacon e alho frito e ficou uma delícia! Os vegetarianos tiveram como opção a marguerita, que é sem carne. Uma amiga intolerante a lactose me disse que já tem o costume de levar seu medicamento em festas, e assim curtir a festa. Nenhum de nossos convidados era celíaco (intolerante ao glúten), mas se for seu caso é melhor pensar também em uma outra opção para ele.

Como Servir Pizza no Casamento

 

casamento com pizza: quanto custa? Dá pra economizar?

Conseguimos fazer algo gostoso, eclético e super diferente por um preço menor que churrasco ou jantar de buffet. Sim, noivinhas econômicas, servir pizza ajuda a economizar no casamento! No nosso caso, onde a mão de obra do pizzaiolo e aluguel de fornos foi presente, apenas precisamos comprar os ingredientes, assadeiras e alguns acessórios. Fizemos as compras em um supermercado atacadista e em distribuidoras, o que ajudou na economia. Falar em valor é complicado porque cada cidade tem um custo. Além disso, ganhamos de presente várias coisas, como a mão de obra. Posso dizer que ficou metade do valor para uma equipe preparar churrasco e acompanhamentos, ambas as contas incluindo os ingredientes.

Ficha técnica
FilmagemRildo Silva
Foto: Paulo Teotônio
Pizzas: Nelson Moino – tio Nelson, tia Simone e Juan, MUITO obrigada!

Espero que esse post seja útil e ajude outras noivas que querem fazer sua recepção de casamento com pizza. Eu amei essa nossa escolha, e todos os convidados que falaram comigo também gostaram da ideia. Foi gostoso e teve a nossa cara!

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Angelita

    Oi Jessica! Tudo bem?
    Também estamos considerando a opção de rodízio de pizza para nosso cansamento. E, por ser algo não muito comum, surgem algumas dúvidas de como proceder. Por exemplo, será que devemos “avisar “ no convite/site que o menu será pizza e observar que, caso haja algum celíaco, nos avisar, ou deixamos o menu como elemento surpresa mesmo? Como foi o seu?
    Em todo caso, já estou aliviada por saber que seu casamento foi sucesso 🙂 obrigada por compartilhar!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Angelita! Que alegria saber que meu relato está sendo útil pra você! Nós avisamos todo mundo na entrega dos convites, foi até uma maneira de deixar todo mundo ‘preparado’ para algo mais informal. Se você tiver condições de oferecer outra coisa, nem que seja um prato com o recheio da pizza sem massa, acho que é uma boa opção para que a pessoa tenha o que comer. Espero ter ajudado, e por favor, compartilhe seu relato depois. Beijos, desejo que dê tudo certo no seu grande dia!

Deixe seu comentário

Comentários