Casamento Rústico – Decoração do Meu Casamento

Casamento

Um dos posts mais aguardados, hoje vou falar tudo sobre a decoração do meu casamento rústico! Como já comentei outras vezes, nosso casamento foi pensado e executado por nós, amigos e familiares. Escolhemos o estilo rústico, que combinava com nossa ideia de casamento: uma celebração do nosso amor, onde todos sintam-se á vontade para participar, sem ostentações, protocolos rígidos ou uma quantidade de talheres que os convidados nem sabem manipular. A cartela de cores foi para os tons naturais, e fizemos questão de personalizar vários itens com uma identidade visual que eu criei. Isso ajudou a deixar tudo com a nossa cara.

Casamento Rústico - Decoração DIY com Crochê

Eu não contratei uma equipe de assessoria, cerimonial ou decoração, mas contei com a ajuda da Ana Santos, uma amiga que é designer de interiores e tem experiência com festas. Nossas ideias eram muito parecidas, ela também organizou seu casamento rústico um ano antes e me deu várias dicas, além de indicar fornecedores. No grande dia a Aninha cuidou da decoração da igreja e junto com o And e alguns amigos e familiares, montou a decoração do salão. Ainda durante a festa ela também fez o papel de cerimonial, organizando o brinde com os padrinhos, mesa dos doces e outras coisas que passam batido para os noivos quando se tem a certeza de que não precisam se preocupar com nada além de curtir o momento.

Casamento Rústico - Pista de Dança

 

Casamento Rústico: Decoração da igreja

Nós dois viemos de famílias católicas e fomos muito atuantes na igreja, portanto nem cogitamos abrir mão da benção religiosa. Mas muita gente pensa que por ser algo tradicional, também é preciso de decorações cheias de pompa. Venho pra te dizer que dá para casar na igreja com uma decoração simples, viu? Nossa cerimônia religiosa foi celebrada na Nossa Senhora Aparecida, de Pres. Bernardes. A igreja é coberta de pinturas, portanto decidimos decorar apenas os bancos, com laços de juta e renda que eu mesma fiz. Não tive tapete (influenciada pela Ana que também não teve) e digo que não fez falta! Ficou tudo bem simples, respeitando o templo, o altar e a fé ali praticada.

Casamento Rústico - Decoração da Igreja

Um fato curioso é que nos casamos no dia 30 de setembro. A paróquia já havia começado as festividades da padroeira, celebrada dia 12 de outubro que é o dia do nosso aniversário de namoro. Assim, a imagem que fica no altar estava rodeada de flores, e fez parte da nossa celebração. Não sei se você acredita, mas eu digo que foi um presente de Maria <3 Dá pra ver mais fotos da igreja nesse post com minhas daminhas bailarinas.

Casamento Rústico: Decoração do Salão

Eu me apaixonei pelo salão antes mesmo de colocar os pés nele, apenas pelas fotos que vi na página do Facebook. Um espaço todo fechado por vidros em meio a natureza, com a estrutura que precisávamos, dentro da paleta de cores e ainda com um lustre lindo! Para complementar, alugamos um conjunto de móveis de madeira para o hall de entrada (cadeiras, mesa, armário e bolas tramadas) e as mesas do bolo e do buffet de pizza. Também usamos um quadro com uma foto do nosso ensaio pré-wedding. Na decoração aérea usamos corações tramados feitos por mim, minha irmã e uma madrinha com rolinhos de jornal. Esses toques DIY ajudam a deixar o casamento mais personalizado, além da economia com aluguel.

Casamento Rústico - Mesa dos Convidados

Casamento Rústico - Decoração DIY

Casamento Rústico: Flores

Pensar nas flores pode tirar o sono de muitas noivas! São muitas opções de arranjos, folhagens e flores, com preços que podem assustar. No meu caso, o tópico flores veio com um pedido do noivo: ele só queria plantas vivas, nos vasos. Nos casamentos mais tradicionais, costumamos ver arranjos com flores cortadas, em vasos. Nos últimos tempos vimos muitos arranjos aéreos e muros de flores naturais (sim, estou falando de Marina Ruy Barbosa!), e precisei pesquisar muito para encontrar opções com flores plantadas. Usamos orquídeas, azaléias, kalanchoes, buxinhos e samambaias na mesa do bolo e entrada do salão. A única exceção com flores de corte foi um ramo de mosquitinho (gypsophila) que ficou em cada mesa de convidados. Encomendamos com a mesma empresa que fez meu buquê desconstruído, que também ficou maravilhoso.

Decoração Pinterest - Casamento Rústico

Casamento Rústico - Flores Plantadas

Casamento Rústico: Mesa do bolo

O ponto alto de qualquer decoração, desde as festinhas de aniversário até o casamento é a mesa do bolo. Seguindo a linha da decoração rústica, escolhemos a mesa com pés de madeira e tampo de vidro. Lá ficou nosso bolo fake, ou bolo cenográfico (que nós mesmos fizemos com isopor e massa corrida), velas, algumas flores e docinhos acomodados em toras de madeira e peças de vidro. Alternei forminhas mais elaboradas com outras mais simples, assim como os doces. A divisão foi 1/3 de doces finos e o restante com doces tradicionais, como brigadeiros. Na parede usamos uma cortina de luzes, que deu um efeito lindo durante a noite (a festa começou no fim da tarde, por isso algumas fotos são com a iluminação natural).

Casamento Rústico - Decoração da Mesa do Bolo

Casamento Rústico - Mesa do Bolo

Casamento Rústico - Decoração com Velas

Casamento Rústico: Mesa dos convidados

As mesas eram de 8 lugares, com toalhas douradas. No centro de mesa usamos toras de madeira (ou bolachas de madeira, como preferir) que meu sogro cortou com árvores caídas do sítio. O arranjo era composto por uma garrafa de vinho com corações de crochê que minha mãe e avó fizeram, um raminho de gypsophila, uma vela dentro de um galho de árvore e um pézinho de manjericão. Ele tinha tudo a ver com as pizzas, e embrulhado no papel pardo já serviu de lembrancinha. Completando, fizemos guardanapos personalizados. Minha sogra costurou e o And aproveitou uma prensa térmica que estava parada em casa e estampou cada um deles. Para finalizar, os porta-guardanapos foram feitos com fita de juta, bem simples.

Casamento Rústico - Decoração Simples

Casamento Rústico - Decoração Econômica

Casamento Rústico - Centro de Mesa

 

Dá pra fazer a decoração do casamento sozinha?

Olha, depende. Se você fizer um mini wedding para poucos convidados, terá também um espaço menor e menos mesas para decorar. Se for no estilo bolo e champanhe, sem mesas para os convidados, só precisará pensar na mesa do bolo. Quanto maior o número de convidados, mais difícil vai ser organizar tudo sozinha. Na minha opinião, por mais que o orçamento esteja apertado ou você ache que não precisa de alguém de fora pra te ajudar, é importante ter uma pessoa pelo menos no dia do casamento para ser esse apoio. Resolver as coisas enquanto você se arruma, finalizar as coisas no salão antes que os convidados cheguem…

Dá para deixar tudo pronto na véspera, mas algumas coisas ainda precisarão ser ajustada nos últimos minutos. Agradeço a dedicação da Aninha que foi essa pessoa no meu dia, e também dos amigos e familiares que tanto nos ajudaram para realizar esse sonho!

Obrigada, Aninha!

Ficha técnica
Buquê e Flores: Ramos Comércio de Flores
Cabelo: Joandele Barcelos
Doces: Fiori Amore – Luiziane Blaya
FilmagemRildo Silva
Foto: Paulo Teotônio
Hotel: Portal D’Oeste

Make: Thais Esvicero
Salão de Festas: Estância Paraíso
Pizzas: Nelson Moino

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários