Experiência: Pós-Graduação à Distância

Pessoal

Olá meninas, tudo bem? O post de hoje é falando um pouco sobre minha pós-graduação à distância. Eu disse na lista de desejos para 2016 que queria estudar mais esse ano, e logo depois acabei encontrando um curso do meu interesse, marketing digital! Deu tudo certo, comecei em fevereiro, e depois de um tempinho me adaptando, consigo contar melhor sobre o que estou achando: minha rotina de estudos, o curso que escolhi e dicas para se organizar em uma pós-graduação à distância. Confira:

pós-graduação-á-distância-experiencia

Como funciona a pós-graduação à distância?
Em um curso á distância, seja graduação, pós ou mesmo os cursos livres, obviamente aluno estuda em casa. A comunicação com professores e colegas de turma, acesso ao material de estudo e atividades são feitas em ambiente virtual, em alguns casos só precisando ir até a instituição (ou pólo) para a avaliação final. O diploma do curso tem o mesmo valor que um curso presencial, sendo uma opção acessível e que se encaixa na rotina de muita gente. Para mim, foi a única opção na área que queria sem precisar sair da cidade (sem precisar sair nem de casa!). Lembre-se de verificar se a instituição é reconhecida pelo MEC, para que seu diploma tenha validade.

Como é estudar à distância? Qual a rotina de estudos?
Confesso que fiquei meio perdida no começo, pois no ensino à distância é o aluno que fica responsável pelo aproveitamento, prazos, participação e entrega de atividades, não há um professor cobrando nada. Tentei acessar o ambiente virtual só uma vez por semana, e não foi o suficiente para absorver o conteúdo e produzir as atividades. Também comecei fazendo anotações em um caderno para depois passar a limpo no computador, mas vi que escrever direto no computador otimizou meu tempo, o que é super importante para adequar o estudo na rotina. Agora estou mais segura e responsável, verificando as mensagens dos professores todos os dias e começando a produzir as atividades com antecedência. Tento separar pelo menos 2 horas por dia, duas vezes na semana (intercalando com os dias de ballet), e quando há necessidade uso o final de semana também.

Dicas para se organizar fazendo uma pós-graduação à distância:

  • Acompanhe o calendário e agende as datas importantes, como webconferências e entrega de atividades;
  • Use lembretes para não perder as datas de entrega, é muito importante e não tem como recuperar depois;
  • Acesse o ambiente virtual com frequência para verificar mensagens e possíveis atualizações no calendário;
  • Não deixe para a última hora, uma atividade pode tomar mais tempo que você planejou e sair do controle;
  • Estude além do material indicado, buscando outras visões e compartilhando com o professor e a turma;

Sobre a minha pós-graduação à distância
Eu sou formada em Publicidade e Propaganda há 2 anos e trabalho com marketing digital, mas não tive nenhuma matéria focada nisso na faculdade, é algo que aprendi fazendo cursos e trabalhando mesmo. Para ter uma base mais sólida, decidi estudar a fundo e me especializar nisso. Escolhi o curso de Comunicação Empresarial e Marketing Digital, que só estava disponível na modalidade EAD na mesma universidade que me graduei. São 9 matérias, uma por mês, mais 3 meses para me dedicar ao TCC. No momento estou fazendo a quarta matéria e gostando bastante do curso.

Sei que esse assunto é diferente do que costumo postar por aqui, mas é uma experiência teria sido útil para mim quando estava pesquisando sobre a pós, por isso espero que seja interessante para vocês também 🙂
Beijos, e até o próximo post.

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários