Hidratação de Maizena para cachos definidos e macios

Cabelo

Pensa numa hidratação baratinha? Pensou? Agora pensa que ela é feita com um produto, e que você provavelmente tem ele na cozinha. Ok, o título já disse o que é. A hidratação de amido de milho, ou hidratação de maizena, como é mais conhecida, é a minha queridinha e a estrela desse post. Nada mais justo que compartilhar a receita com vocês, minhas queridonas 🙂

hidratacao-cabelo-facil-maizena

Ela faz reposição hídrica e o resultado é um cabelo macio, com cachos definidos.
Baratinha e fácil de fazer, a hidratação de maizena apresenta duas opções de ingredientes: leite ou água. Eu nunca testei com leite, porque a receita que leva água foi a primeira que fiz e deu muito certo pra mim, mas você pode testar com os dois ingredientes e escolher o que dá um resultado melhor.

Conheci a receita em um grupo de transição capilar no Facebook, e depois vi no blog da cacheada Apenas Ana, mas ela também funciona bem para lisas e onduladas, pois dá brilho e reduz o frizz. Eu adaptei as quantidades para o meu cabelo, curto e volumoso. Para essa cabeleira, uso 200 ml de água e uma colher de sobremesa de amido. Você pode adaptar a receita para mais ou para menos. Dissolva bem o amido na água para não formar bolinhas, e leve ao fogo, mexendo sem parar até que adquira uma textura de gelatina. Depois é só deixar esfriar e misturar com uma máscara de tratamento ou condicionador. Eu adiciono 2 colheres de sopa de máscara, tenho usado o Kanechon Jaborandi. Tempo é uma preciosidade, então eu faço o mingau de maizena antes de lavar o cabelo, assim quando terminar ele já está frio.

como-fazer-hidratacao-de-maizena

É importante que você lave o cabelo (com shampoo sem sulfato ou co-wash, caso siga as técnicas de no e low poo) e não aplique condicionador. O processo de lavar abre as cutículas para receber a hidratação, e o condicionador fecha as cutículas, para manter os nutrientes dentro do fio. Se você condicionar antes da hidratação, ela não consegue penetrar, e vai pelo ralo. Então, aplique a mistura nos cabelos molhados ou úmidos e deixe por pelo menos 20 minutos. Eu gosto de usar uma touca para potencializar o efeito. Quando termina o tempo, é só enxaguar, aplicar um condicionador e finalizar da maneira que preferir. Nesse dia eu usei apenas o creme para pentear Pós Progressiva da Skala.

hidratacao-barata-maizena

E é isso meninas. A hidratação de maizena é muito fácil e barata, acho que vale a pena testar e ir fazendo as adaptações de acordo com seu cabelo.
Você conhece outra hidratação caseira? Deixe aqui nos comentários para eu testar 🙂 Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Os melhores posts de 2015 - Retrospectiva Vai, Menina - Vai Menina

    […] Hidratação de Maizena para cachos definidos e macios Não sei se é a facilidade, o baixo custo ou o ótimo resultado que fazem essa hidratação ser a minha queridinha, e também das leitoras. Ok, deve ser a união desses três fatores. Usando apenas Amido de milho (nossa conhecida Maizena), água e máscara capilar nós temos uma hidratação que deixa o cabelo macio e definido. É tão fácil, vale a pena testar […]

  2. Responder
    Hidratação de Abacate - Receita caseira para cabelos secos - Vai Menina

    […] meninas, tudo bem? O post ensinando a maravilhosa Hidratação de Maizena foi um dos mais acessados de 2015, e me inspirou a dividir outra receita com vocês, a Hidratação […]

  3. Responder
    CEU

    Gostei, quantas vezes se faz esta hidrataçao

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Ceu, eu tento fazer uma vez por semana. Não sinto necessidade de mais que isso, e dependendo da correria não consigo fazer certinho, e acabo por fazer a cada 15 dias. Você pode experimentar, de acordo com sua rotina,e ver como seu cabelo reage. Boa sorte!

  4. Responder
    Mayrine

    Jessica, olá! Eu estou com 3 dedos de raiz no cabelo mais com a Química e quero fazer o bc e deixar meu cabelo voltar a crescer! Mais estou com um pouco de medo, queria saber com quantos dedos de raiz cacheado você fez o bc?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Mayrine, tudo bem? Eu fiquei 1 ano e 3 meses sem química, deu mais ou menos um palmo de cabelo natural quando decidi cortar. Se você conseguir esperar mais, vai ser mais fácil pra se adaptar depois, principalmente se não estiver acostumada com cabelo curto, como era meu caso. Eu aguentei o quanto pude, até que ficou inviável rs. Nesse link você consegue ver como estava meu cabelo antes do corte: http://goo.gl/B2f185

  5. Responder
    Como fazer hidratação de maizena no microondas - Vai Menina

    […] Hidratação de Maizena para cachos definidos e macios […]

  6. Responder
    Aparecida

    Meu cabelo e cacheado cachos grandes da raiz as pontas posso fazer hidratação com maizena vai dar certo no meu cabelo

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Aparecida. Você precisa testar, mas acredito que vai dar certo sim. É uma receita natural, que funciona em cabelos lisos, cacheados e crespos. Beijos!

  7. Responder
    Tati

    Fiz com maizena crua e fiquei impressionada com o resultado,gostei mais do que com ela feito Mingalzinho!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Passa essa receita pra gente, Tati! Quero testar também!
      E obrigada pelo comentário, beijão!

  8. Responder
    Vitória

    Oi essa receita pode ser feita sem o creme e em cabelos tingidos?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Pode sim, Vitória. Eu já fiz uma vez. Você só precisa aumentar a quantidade da maizena para ficar mais consistente. Também dá pra adicionar algum óleo, como o de coco para potencializar.
      Um beijão, e obrigada por comentar!

  9. Responder
    Ana Beatriz

    Eu vou fazer no meu cabelo. Bom se o meu cabelo reagir bem eu faço mais vezes. Jéssica uma pergunta o meu cabelo está fraco e resecado será que vai dar resultado.

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Ana! Quando você diz fraco, ele está quebradiço? Se for isso, é bom apostar em alguma reconstrução com queratina liquida ou vinagre, conhecida como reconstrução ácida. Para o ressecamento vai funcionar sim, você ainda pode acrescentar uma colher de óleo vegetal (coco ou azeite) para deixar mais potente. Espero que goste, beijos!

Deixe seu comentário

Comentários