No e Low Poo em Português – Dicionário #Beda

Cabelo

Post especial para as iniciantes em No e Low Poo: aprenda o que significa os termos do No e Low Poo em português! E se você não sabe o que é No e Low Poo, dá uma olhada nesse post para conhecer a técnica que cuida dos cabelos usando menos elementos químicos, boa para o corpo e para a natureza.

no-poo-low-poo-portugues-traducao

Esses dias vi uma discussão sobre o porquê não usar os termos referentes a No e Low Poo em português. Eu gosto de falar português, ouço muito mais músicas brasileiras que estrangeiras e tento assistir os filmes nacionais mesmo quando eles não vem para minha cidade. Valorizo o que é nosso, e não vejo problema com o No e Low Poo. A técnica foi criada fora, e os termos em inglês são usados em todo o mundo. Acho que ao ‘abrasileirar’ podemos perder um conteúdo riquíssimo, e também deixar de contribuir com a discussão em nível global.

A grafia original ajuda na pesquisa de muita gente e mantém os seguidores da técnica unidos. mas manter as palavras em inglês pode atrapalhar, principalmente as iniciantes no No e Low Poo. Pensando nas muitas meninas não falam inglês, elaborei um pequeno dicionário para entender o No e Low Poo em português.

Big Chop, abreviado como BC – Grande Corte
Corte que tira a parte do cabelo que tem química, normalmente feito após a transição capilar. Grande, porque normalmente não se espera o cabelo crescer por muito tempo para cortar (eu passei pelo BC e deixei o cabelo crescer por 1 ano e 5 meses, mas ainda assim, ficou bem curto).

Low Poo – abreviação de Low Shampoo, ou Pouco Shampoo
Pouco Shampoo não significa exatamente o que é o Low Poo, pois não se trata da redução de qualquer tipo de shampoo. Os shampoos com sulfato são abolidos, mas os que não contém sulfato podem ser utilizados normalmente. A técnica também abrange a lavagem com condicionador (Co-Wash) e não utilizar silicones insolúveis, parafina e óleo mineral.

No Poo – abreviação de No Shampoo, ou Sem shampoo
Versão mais radical do Low Poo, para o No Poo dar certo é preciso deixar de usar parafina e óleo mineral, além dos shampoos com e sem sulfato. Silicones, apenas os solúveis em água.parafina e óleo mineral, além dos shampoos com e sem sulfato.

Co Wash – Abreviação de Conditionator Wash, lavagem com condicionador.
É a lavagem que usa condicionadores no lugar do shampoo. Esses condicionadores podem possuir anfótero (aparece no rótulo como cocoamidopropyl betaine, cocobetaine, cocoamphopropionate ou cocoamido propil betaina), ser leves (ter uma fórmula simples, sem muitas vitaminas, agentes hidratantes e óleos vegetais) para não acumular nos fios e couro cabeludo e não possuir silicones, parafinas ou óleos minerais.

Day after – Dia Seguinte
Dia ou dias seguintes a lavagem. Normalmente se refere ao aspecto do cabelo, definição e limpeza. Vemos muitos comentários sobre quantos dias o cabelo aguenta até precisar de uma nova lavagem, ou dicas de penteados para os dias em que o cabelo não está lavado.

Water Only – Só Água
Lavagem feita apenas com água. Para limpar efetivamente, os produtos usados no cabelo não podem conter nenhum tipo de silicone, óleo mineral ou parafina. Eu não conheço ninguém que siga essa técnica, mas pesquisando sobre o assunto vi que pode sim funcionar.

Não gosto de ver mensagens como ‘no Brasil só copiamos os outros, não valorizamos nossa língua ou cultura’. Isso não é verdade! Pode ser que com o passar do tempo a técnica seja mais conhecida e a traduçãos e torne natural, mas por enquanto, não vamos dividir as poucas informações que temos. Todas que fazem no e low poo seguem a mesma filosofia, que é tratar do cabelo de maneira mais saudável, sem tantos componentes químicos. Manter os termos originais ajuda nas pesquisas e une a todos que seguem a técnica.

beda-vai-menina

Sobre o BEDA
Não consegui postar no final de semana, pois nesses dias costumo programar ou pelo menos rascunhar a programação da semana. Decidi sacrificar os posts de sábado e domingo para fazer textos mais completos (e que demandam mais tempo) para o resto da semana. Isso provavelmente vai acontecer nos próximos fds também, então adianto que BEDA só de segunda a sexta, okay?

Beijos e até mais!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    1 ano de Big Chop - Crescimento Capilar em Fotos - Vai Menina

    […] e espero que com essas fotos consiga mostrar que sim. Nesse 1 ano de Big Chop iniciei a rotina de Low Poo, que reduz o uso de químicos agressivos e está explicada nesse post, e tratei do cabelo com […]

  2. Responder
    5 Dúvidas sobre Low Poo - Iniciantes Low Poo - Vai Menina

    […] e você precisa se dedicar para entender direitinho como funciona. Passando pelo Low Poo você aprende melhor os termos e seu cabelo se adapta a nova rotina. Agora, vamos conferir a resposta para 5 dúvidas sobre Low […]

Deixe seu comentário

Comentários