Porto Seguro parte 3 – Arraial D’Ajuda, Praia dos Espelhos e Trancoso

Viagem

Olá meus queridos e minhas queridas, tudo bem com vocês? Eu estou muito bem, e vim atrasadinha compartilhar a parte final da série de posts sobre a Bahia 😀 Dessa vez tem gifs e o lugar mais lindo do mundo, fique por aqui!
Se você não viu a parte 1, sobre Porto Seguro e informações mais gerais, clique aqui, e se perdeu a parte 2, sobre Cabrália e o Centro Histórico de Porto Seguro, clique aqui. Sem mais, vamos lá!

Arraial D’Ajuda

arraial-dajuda-bahia

Arraial d’Ajuda é um distrito de Porto Seguro. Tem por volta de 18 mil moradores, e bomba na alta temporada, assim como as outras cidades e distritos ao redor. Nós visitamos na primeira quinzena de dezembro, e ainda estava bem tranquila. Fizemos esse passeio no terceiro dia de viagem, a pé. De primeira parece cansativo, mas foi legal. Ok, foi bem cansativo, mas super divertido. Saímos do hotel, no centro de Porto Seguro, e caminhamos na orla até a balsa, cruzamos e seguimos pela Estrada da Balsa, já em Arraial, até o mirante de Nossa Senhora D’Ajuda. Não tem erro! A estrada é repleta de hotéis, pousadas, restaurantes e condomínios chiquetosos. Muito arborizada, acho que se você tiver o mínimo de condicionamento físico, ou já tiver se empaturrado de comidinhas, vale a pena pelo exercício e pela paisagem. Também tem a opção de vans, mas passa rapidinho e você não aproveita a natureza. A estrada faz uma curva, com parque aquático de um lado e haras do outro, e pouco depois você avista a fonte de NS D’Ajuda e escadaria para o mirante. Pra quem já andou os cerca de 6,3 km, os degraus nem assustam tanto 🙂 De lá, uma visão panorâmica das praias no mirante, que é coberto de fitinhas e fica atrás da igreja de Nossa Senhora D’Ajuda. Ela foi construída pelos jesuítas em 1550! Ficamos por lá, na sombra da igreja e fizemos um piquenique e algumas fotos antes de partir para o centro (que na verdade, é do ladinho).

balsa-porto-arraial

pousada-princess

fonte-nossa-senhora-dajuda

escadaria-nossa-senhora-dajuda

O centro de Arraial tem restaurantes, bares, sorveterias e muuuuitas lojinhas de artesanato, lembrancinhas e roupas, todas muito coloridas. Escolhemos uma paleteria, e de lá conhecemos a Broadway, que é uma continuação da praça da igreja, com mais lojinhas. Depois, descemos para a Rua do Mucugê, que é conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”. Ela também é cheia de lojas e restaurantes, mas esses tem uma apresentação mais gourmet. Todas as fachadas sã muito bonitas, e encontramos com muitos gringos por lá, nas pousadas em direção a Praia do Mucugê. O acesso é por essa rua mesmo. Estava nublado, e resolvemos não entrar no mar, ficar só lagateando em uma das barracas. Foi aqui que aconteceu o episódio do acarajé, que me fez mal e prejudicou um pouco a viagem :/ Uma garoa fininha nos fez ir embora, e na praça da igreja pegamos uma van que nos deixou na balsa. Atravessamos e fomos a pé de volta para o hotel #fitness

arraial-dajuda-fitinhas

mirante-arraial-dajuda

Mirante-Dajuda

igreja-nossa-senhora-dajuda

paleta-mexicana

broadway-bahia

praia-do-mucuge

Considerações
Se você estiver hospedado em Porto Seguro, com certeza vão te oferecer esse passeio, mas é completamente viável para fazer sozinho. Se não quiser caminhar tanto quanto a gente, vá de táxi ou ônibus até a balsa, e quando desembarcar escolha uma van, que te deixa na praça da igreja por R$3,00. Os passeios fechados tem horários apertados, e não permitem explorar o comércio local. Para passeio de um dia, procure ir mais cedo, assim dá tempo de conhecer tudo, comer por lá e aproveitar a praia também. Sei que todo mundo fala isso, mas não coma nada de ambulantes na praia! A baiana que nos abordou tinha uma tenda/barraquinha, e por isso, pensamos que fosse mais seguro. Infelizmente, os alimentos não estavam conservados no lugar apropriado e esse descuido custou o resto da viagem.


Praia dos Espelhos

praia-dos-espelhos-bahia

gif-espelho-jess
Bem vindos ao paraíso!

Meu namorado esteve em Porto Seguro em 2013, mas não conseguiu conhecer a Praia dos Espelhos. Desde então, ficava falando sobre o lugar e acabou me dando curiosidade também. Ela tem esse nome por causa das piscinas naturais que se formam e refletem o céu. Fica entre Trancoso e Caraíva, cerca de 100 km de Porto, e além da rodovia, o caminho também percorre um trecho de estrada de terra, precário em alguns pontos. Nossa primeira ideia era alugar um carro para fazer esse passeio, mas nenhuma das locadoras permite que o uso em Espelhos, já que a estrada desgasta muito o veículo. Também não queríamos excursão com uma das agências de turismo de Porto Seguro pelo inconveniente de ter horário pré-determinado para voltar. Por fim, acabamos fechando um bate-volta com Espelhos e Trancoso para o quarto dia com nosso amigo taxista, e sem dúvidas, essa foi a melhor escolha. Nosso passeio custou R$250,00 para 4 pessoas.

estrada-praia-espelhos

mar-transparente-bahia

areia-clara-bahia

rio-desagua-espelhos

A estrada tem um longo trecho de terra, levamos cerca de 2h seguindo um trajeto mais alternativo, mas vi relatos de quem demora 3h. Eu estava doente e dormi a viagem toda, só acordei para ver os búfalos em uma fazenda no caminho. O cenário é composto por falésias, rios, coqueirais, recifes de corais, águas que variam entre verde e azul, areia branca Também contamos com as informações de um nativo e a sorte de estar lá na melhor época: os espelhos d’água só aparecem na maré baixa. O passeio também fica inviável em dias nublados ou chuvosos. O Vagner, nosso taxista, deixou o carro no estacionamento de uma barraca e combinou de nos encontrar para almoçar em uma outra praia, porque os preços em Espelho são salgadinhos. Passamos a manhã caminhando com os pés na água clarinha, e encontramos um lugar bem gostoso para tomar banho. O mar é calmo e é possível enxergar peixinhos mesmo de fora da água. Posso afirmar que Espelhos é o lugar mais lindo que já vi, com suas falésias, areia clara, mas transparente e uma paz de lugar intocado. É quase a Lagoa Azul! Quando voltamos ao hotel, me decepcionei ao ver que as fotos não conseguem retratar a beleza do lugar, podem ter certeza que é muito mais bonito ao vivo, sentindo o sol na pele e a brisa fresquinha do mar.

praia-dos-espelhos-sereia
Sereiando 🙂

espelhos-bahia

praia-amor

praia-dos-espelhos-jess

Considerações
Não quero desencorajar quem vai nesse passeio por conta própria, mas lembre-se que a viagem é longa e é preciso atenção para não se perder. Nós contamos com as informações de um nativo e a sorte de estar lá na melhor época: clima e fases lunares influenciam na observação dos espelhos d’água, que só aparecem na maré baixa (lua cheia ou nova) e ainda assim, não ficam lá o dia todo, por isso,  quanto mais cedo melhor. Visitar a Praia dos Espelhos fica inviável em dias chuvosos, não só pela estrada de terra, mas a e a observação dos espelhos é bem melhor em dias ensolarados. A maioria das barracas pertencem as pousadas, e tudo por lá é bem caro, além de exigir consumação mínima. Se não quiser gastar, leve seu lanche e estenda a canga sob um coqueiro, fora da área de pousadas, onde os hóspedes ficam concentrados. O lugar é bem bonito, e dá vontade de morar lá, mas uma manhã foi o suficiente para caminhar, banhar e apreciar a paisagem. Se você puder ficar mais, com certeza valerá a pena, mas se só conseguir um período como nós, pode ter confiar que vale a pena.


Trancoso

quadrado-trancoso

Saímos da Praia dos Espelhos em direção á Trancoso, parando para almoçar na barraca Itaoca, na Praia dos Coqueiros, onde a garçonete muito simpática se compadeceu de mim e me deu chá de boldo. O gosto é horrível, mas tudo para não passar mais um dia mal do estômago né. De lá, mas um trecho na estrada para chegar no famoso Quadrado. Ele é muito parecido com o centro histórico de Porto Seguro, com casinhas coloridas ao redor de uma praça e a igreja ao fundo. Aqui, as casas se transformaram em restaurantes, lojas e pousadas de luxo, e o meio é uma praça com campo de futebol.

lojas-trancoso

restaurantes-trancoso

futebol-quadrado

Trancoso é o destino sofisticado e #ostentação no sul da Bahia, mas nós fizemos um passeio rápido e não deu tempo para badalação. Só caminhamos pelo campo de futebol até a igreja e o mirante atrás dela, de onde temos uma vista panorâmica do oceano. De lá vistamos uma casinha que o And havia fotografado na sua visita á cidade no ano anterior, mas de outro ângulo. Ele foi a pé de Porto Seguro até lá, caminhando (!) pela praia.

flamboyant

casinha-trancoso

mirante-trancoso

Considerações

Trancoso começou como um povoado que foi fundado por jesuítas, e ficou muito popular entre os hippies na década de 70. Nosso taxista-guia apontou do mirante casas de celebridades por lá. Pesquisando, vi que os restaurantes e pousadas mais luxuosos estão no Quadrado, e tem os preços bem elevados. Infelizmente precisamos voltar mais cedo, e não pudemos explorar a cidade além do centro :/ Nós compramos chocolate artesanal lá, e eu acho que comida é uma boa lembrança para trazer de qualquer viagem.

E é isso pessoal! Me desculpem pela demorar para finalizar esses posts, eu estou tentando me organizar melhor com as postagens e a frequência vai melhorar! Espero que tenha sido útil para quem está pesquisando sobre o lugar, programando sua viagem e ainda não conhece a região. Se surgir alguma dúvida, deixem nos comentários que eu respondo com o maior prazer.
Beijos, e até o próximo post 🙂

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    karinasouza

    Que post maravilhoso!!! As fotos estão muito incríveis, sério!
    Fiquei morrendo de vontade de conhecer a praia dos espelhos, que lugar lindo!!!
    Parabéns pelo post ♥

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      As fotos não retrataram toda a beleza desse lugar! Precisa ver de perto hahaha
      Obrigada por comentar <3

  2. Responder
    Grazielle Santos (@GrazynhaSantos)

    OI, estou pegando dicas com vc, ein! E estou adorando.
    Vou à Porto Seguro em Agosto/2016 e estou programando um roteiro de 07 dias e sem carro.
    Aceito mais dicas!!

    A Dica de ficar no centro já ajudou bastante, sou do tipo … “andar é comigo mesmo”, então… dicas são bem vindas…

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Grazi! Que delícia planejar uma viagem…
      Vamos lá! Um passeio que nós não fizemos foi o mergulho para contemplar a vida marinha, achamos o preço salgado (mas não lembro quanto era) mas dá uma pesquisada que pode te interessar. Pelo tempo apertado também não conseguimos visitar o museu da Epopéia do Descobrimento, acho que é um passeio bem legal e acessível.
      Como você tem mais tempo que eu, dá para fazer Arraial, Trancoso e Praia dos Espelhos em dias separados, e incluir pelo menos uma das barracas (Axé Moi, Tô a Toa). Depois vem me contar como foi sua experiência 🙂
      Beijão!

  3. Responder
    mariana

    Oi Adorei seu post..
    estou indo pra porto o ano que vem em março, mais ja estou olhando tudo anotando dicas e muitas coisas, pois vou sozinha e estou um pouco com medo de ficar perdida, como vou ter tempo não me importo de ander de apé ou onibus.. Obrigada pelas dicas amei beijos

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Mari! Adorei seu comentário, fico muito feliz ao saber que as dicas podem ajudar outras pessoas 🙂
      Boa viagem, depois em conta como foi. Beijão!

Deixe seu comentário

Comentários