Receita: Bolo Junino com Pipoca Caramelizada

Faça Você Mesmo, Receita

Olha o bolo junino, o mais gostoso do arraiá! E é verdade! Consegui juntar um monte de coisas gostosas em um só post 🙂 Como vocês já sabem, eu amo festa junina. Amo forte, de todo o coração e já mostrei um pouquinho desse amor aqui no blog. Ano passado eu ensinei como montar um look junino com peças que você já tem e arrasar sendo caipirinha de última hora, e hoje, o post é sobre comidinhas: um bolo junino delicioso e que vai ser o centro das atenções no seu arraiá! Com pipocas e um caramelo salgado que é só amor!

como-fazer-bolo-pipoca-doce

Fazer esse bolo junino é muito fácil, mas eu vou ensinar aqui só a cobertura e montagem, já que a massa pode ser bem simples e até de saquinho. Fica gostoso no bolo branco, de milho, de fubá, de chocolate, formigueiro… Hmmm! Eu usei uma forma de buraco, mas você pode fazer na redonda também.

bolo-junino-com-pipoca-ingredientes

Ingredientes:

  • 1 bolo simples
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de creme de leite
  • 2 colheres de margarina com sal
  • pipoca estourada para decorar

como-fazer-caramelo-salgado-creme-de-leite-caixinha

Modo de fazer: Creme de Caramelo Salgado
Calma, não é salgado. Quer dizer, é. mas só um toque de sal, para que o doce não fique enjoativo. Fica muito, muito gostoso! Eu pesquisei pela receita de Salted Caramel, que é feito com creme de leite fresco, e fiz minhas adaptações para usar o de caixinha que era o que tinha em casa.
O creme é fácil mas exige atenção o tempo todo. Leve o açúcar ao fogo em uma panela alta (eu usei uma leiteira) e fique de olho para que não queime. Ele vai derreter e adquirir uma cor castanho clara. Nesse ponto, adicione a margarina e mexa bastante, com uma colher de cabo longo, pois vai borbulhar e subir um pouco. Logo em seguida adicione o creme de leite aos poucos, mexendo sem parar e desligue o fogo. Vai encorpar um pouco enquanto esfria.

bolo-junino-com-pipoca

Montagem:
Coloque as pipocas já estouradas em uma vasilha e misture com colheradas do caramelo. Não vai cristalizar, mas fica muito gostoso. Depois cubra o bolo com o caramelo e coloque as pipocas por cima. Eu enfeitei com um mini chapéu de palha, e você também pode decorar o bolo junino com flores, laços de cetim coloridos e bandeirolas juninas – já ensinei o DIY de bandeirola para topo de bolo aqui, é bem fácil.

como-fazer-bolo-junino-com-pipoca-caramelada-vaimenina

Fica lindo e muito gostoso. Com certeza vou usar essa receita de caramelo para cobrir e rechear outros bolos. Também fica delícia pra comer de colher, no pão, na bolacha… Você pode aproveitar para incrementar outras receitas juninas, como o arroz doce. Tenho certeza que os caipirinhas vão adorar!

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários