Tudo sobre coletor menstrual

Pessoal

Oi meninas, tudo bem? Depois de muito tempo namorando a ideia de usar coletor menstrual, pesquisando bastante e lendo sobre o assunto, trouxe minha contribuição e experiência usando o copinho por quatro ciclos. Não sabe do que eu estou falando? Então esse post que conta tudo sobre coletor menstrual, o substituto perfeito para o absorvente, é pra você! Já conhece, mas ainda tem dúvidas? Quer saber se o coletor é higiênico, se custa caro, qual marca de coletor comprar? É pra você também 🙂

Eu ouvi falar do coletor pela primeira vez junto ao movimento lowsumerism (consumir de forma menos acelerada, consumir menos). Uma mulher gasta em média 4.000 absorventes durante toda a vida. São plástico e algodão cheios de componentes químicos que vão levar mais 100 anos para se degradar, e nossa saúde também pode ficar comprometida pelo contato de produtos com aromas e corantes em uma região tão íntima (muitas meninas tem alergia ao absorvente externo). O coletor é um copinho de silicone reutilizável que coleta o sangue no canal vaginal, e vem para evitar essa contaminação do solo e do corpo. Além disso, ele ajuda a desmistificar a menstruação. Ainda hoje meninas são ensinadas que não podem tocar no próprio corpo, que ele é sujo, errado, e isso não é verdade! Nosso corpo é perfeito, é sagrado. Menstruação é natural, não é suja, não tem nada de errado com ela. Ao usar coletor você tem um contato completamente diferente com seu corpo, seu sangue, seu ciclo e pode se conhecer melhor.

copinho-coletor-mentrual

Por que usar coletor menstrual?
Usar coletor é uma atitude sustentável e econômica, já que um copinho pode durar até 10 anos! Ele é feito de silicone hipoalergênico, seguro e maleável, que se adapta ao seu corpo. Você pode ficar com ele por até 12h, e depois de adquirir prática, tira e coloca com rapidez. Apesar de ser mais trabalhoso, você troca menos vezes que o absorvente comum, que tem o máximo de 4h. Usar coletor é emponderar-se, amar seu corpo e sua menstruação, que a sociedade tenta demonizar. Você se toca, se conhece e vê que é a coisa mais normal do mundo. Ah, com o coletor menstrual o sangue não entra em contato com o ar, então não produz odores, e  você também não precisa usar calcinha #freeppk 🙂

coletor-mentrual-vai-menina

Tudo sobre coletor menstrual: higiene
O coletor deve ser fervido antes de usar pela primeira vez, a ao final de cada ciclo. Para isso, use uma panela esmaltada ou de vidro. Panelas de metal podem contaminar o copinho, portanto são proibidas. Caso você não tenha as panelas apropriadas, pode usar um pote de vidro ou caneca no microondas, eu uso uma vidro de geleia e deixo separado só pra esse fim. Após ferver eu guardo no saquinho de algodão que veio junto, prontinho pro próximo ciclo. Muita gente diz que o coletor é ~nojento~ por conta do sangue, mas não concordo com isso. O contato com sangue na hora de trocar é inevitável, mas isso já acontecia com absorventes, não é mesmo? E não tem nada de nojento no seu sangue, que sai limpinho do seu corpo.
É preciso esvaziar o copinho e lavá-lo com sabão neutro e água antes de colocar novamente. Se estiver fora de casa, apenas esvaziar e passar uma água é suficiente, e você lava com cuidado em casa. Dá pra fazer em banheiro público, sem problemas. Só levar uma garrafinha de água com você no reservado. Eu já fiz isso no trabalho e foi tranquilo 🙂

tudo-sobre-coletor-mentrual

Tudo sobre coletor menstrual: como usar
Para colocar: com o coletor limpo (é preciso ferver por 5 minutos, banho maria ou escaldar não são o suficiente), fique em uma posição confortável (eu me sentei ao vaso sanitário) e introduza o coletor na vagina fazendo uma das dobras. Vale testar até encontrar a melhor para você, a minha é a punchdown. Você deve inserir todo o copinho em direção ao colo do útero. É mais horizontal que vertical, como se fosse em direção ao anus. O copinho, que vai se abrir da dobra e ficar na forma original. Você pode passar o dedo na base do coletor para assegurar que ele está aberto e formou-se vácuo.
Para tirar: eu também fico sentada ou de cócoras no chuveiro. Aperte a borda com um dedo para desfazer o vácuo, e pince com dois dedos para retirar. Você também pode usar o cabinho/argola, mas puxe com muita delicadeza pois se o vácuo não saiu totalmente o movimento pode te machucar. Descarte o sangue, higienize o copo com sabão neutro e água e introduza novamente.

coletor-menstrual-como-funciona

Tudo sobre coletor menstrual: adaptação
Na primeira vez que usei o coletor testei a dobra C, mas não me senti muito segura. Coloquei também um protetor diário, e foi bom porque teve bastante vazamento. Eu ia a cada 2h no banheiro, via que tava vazando, tirava e colocava de novo. No segundo dia testei a dobra punchdown e continuei com o protetor, os vazamentos foram menores. Isso foi melhorando a cada dia, e também minha agilidade para tirar e colocar. Esses primeiros dias eram final de semana, o que considero essencial pra me deixar segura e confiante para usar na firma.

Já no segundo ciclo eu consegui colocar e tirar mais rápido, no terceiro eu estava na praia e usei até para entrar no mar, sem protetor e sem vazamentos 🙂 No último ciclo usei o protetor só no primeiro dia, em que o fluxo é mais intenso, e nos seguintes estava confiante o suficiente para parar de vez com o protetor.

como-usar-coletor-mentrual

Tudo sobre coletor menstrual: marcas, modelos e dobras
Existem algumas marcas nacionais e também conseguimos comprar os importados. Em capitais já é possível comprar seu coletor até na farmácia, e você sempre pode encomendar com uma revendedora ou pedir pela internet. O meu é da Fleurity, ele tem produção nacional e de tempos em tempos aparece com uma promo de dois coletores pelo preço de um #ficadica. Me adaptei muito bem e já no segundo ciclo não tive problemas com vazamentos. Escolhi o modelo 2, para mulheres com menos de 30 anos e que não possuem filhos, transparente. Existem várias cores, algumas marcas até com glitter (!) e modelos para esportistas, com o cabinho da ponta em forma de argola ou bolinha, mais duro ou maleável… Leia bastante e faça o teste para encontrar a melhor marca e modelo para você.

coletor-menstrual-copinho-fleurity

Minha experiência:
Eu gostei muito de usar coletor, além de tudo que falei (sustentável, econômico), me fez conhecer melhor meu corpo. Ele é super confortável, simplesmente esqueço que estou usando! Já dormi, trabalhei, fiz aula de ballet e todas as atividades da minha rotina sem problemas. É um investimento maravilhoso e que vai te acompanhar por muitos anos.

Onde eu aprendi tudo sobre coletor menstrual
Esse grupo no Facebook para conversar sobre coletores tem mais de 80.000 membros! As meninas tiram dúvidas e compartilham experiências, bem legal para conhecer as diferenças entre cada marca e modelo e decidir o seu.
Os vídeos da Jout Jout, Dani Cruz e Mari Morena, e os post do Um Ano Sem LixoCoisas de Diva são ótimos para conhecer mais 🙂

Espero que o post tenha esclarecido as dúvidas principais. Se você quer perguntar mais alguma coisa, é só deixar um comentário aqui em baixo que eu respondo com carinho, ok?

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Lorenna Guerra

    Como eu amo meu coletor! Há um tempo atrás fiz um post com motivos pra usar e foi SUCESSO. Espero que você consiga influenciar várias mocinhas também.. coletor é vida <3

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Obrigada pelo comentário Lorenna! Já vou no seu blog dar uma lida, eu comecei a usar tem pouco tempo mas concordo com você, coletor é vida! Beijão <3

Deixe seu comentário

Comentários