Ballet para adultos

Ballet

Aproveitando a data, Dia Mundial da Dança, resolvi falar de uma grande paixão, o ballet. A leveza, a precisão, os detalhes de cada passo, salto, das mãos, tudo no ballet me fascina. Eu me declaro bailarina, e muita gente acha que faço aulas desde criancinha, então vou explicar um pouco desse assunto que ainda assusta: ballet para adultos.

Primeira aula de Ballet adulto.
Primeira aula de Ballet adulto. Algumas meninas faziam aula de jazz, e já tinham uniforme e tudo, eu sou essa mais diferentona, nesse plié torto.

Eu realmente fiz aulas quando criança, mas foi por pouco tempo. A vontade de continuar, no entanto, sempre existiu. Tinha o preconceito com minha idade, e apesar de sempre ter sido magra, não era ‘magra o suficiente’. Eu deveria estudar, fazer algo que garantisse o futuro, e não ficar sonhando. Ballet é coisa de criança.

Turma da antiga escola
Turma da antiga escola.

Com isso, fui adiando o sonho. Não tinha coragem nem de ligar nas escolas de dança, perguntar se existia ou não uma turma para mim. Mas em 2012 eu ‘descobri’ uma escola de dança na minha rua, e fazer aula nos sábados de manhã era uma alegria! No começo, eu era a menina mais nova da turma, que tinha adultas, mães, trabalhadoras, pessoas normais que encontravam naquelas duas horas semanais um respiro.

Foi como se tivesse começado do zero, já que meu corpo não lembrava nada que havia aprendido. Isso é normal, pois o ballet exige bastante. Lugar comum dizer isso, mas é algo que deve ser levado em consideração. Você não precisa ser perfeito, mas deve buscar a melhor execução possível, dentro dos seus limites, para cada passo. Seus músculos vão mudando, e com o tempo, você já superou uma coreografia que parecia impossível, e se sente merecedora de ser chamada bailarina.

Durante esses anos, a escola mudou, e eu precisei parar por um tempo para me dedicar ao TCC. Acabei voltando em uma outra escola, mais perto pra mim, novamente numa turma de adultas, que havia iniciado a pouco tempo. Ainda sou iniciante, meu corpo ainda possui limitações, a perna não sobe muito, não vira muito, não abre muito. Mas com dedicação, tudo isso pode ser conquistado 🙂

Com a professora, primeira apresentação.
Com a professora, primeira apresentação.

Esse foi um pouquinho da minha história com a dança. Se você, mocinha ou mocinho, tem alguma dúvida, vou adorar responder. E prometo escrever mais sobre esse tema.  Até, beijos, dessa vez dedicados especialmente para as professoras Suzi, Adriana, Lysia e Tamara, que sempre corrigiram com amor e me guiaram em busca desse sonho.

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Camila

    Que linda amiguinha… nunca é tarde pra realizar um sonho… sonhos não têm idade!
    Prometo voltar a dançar com vc em breve!! Bjus com sdd!!!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Volta sim, dividir a barra e principalmente as histórias com vc é uma delícia 🙂

  2. Responder
    Névelyn

    Amiga, para mim você é a melhor bailarina. Te amo! Bejonéh

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Obrigada pelo comentário e por acreditar em mim Névs

  3. Responder
    Tamara Barbosa

    Que lindo Jéssica! Tenho orgulho de fazer parte disso. De fazer parte de você!!! Obrigada por compartilhar conosco sua história, sua dança!!!!

  4. Responder
    Primeira vez: sapatilha de ponta | Vai, Menina

    […] já havia comentado aqui que faço ballet há 2 anos e meio, e que o processo de um bailarino adulto pode ser demorado. Foi […]

  5. Responder
    22 coisas para fazer com 22 anos | Vai, Menina

    […] Primeira vez: sapati… em Ballet para adultos […]

  6. Responder
    Resumo dos últimos capítulos | Vai, Menina

    […] ballet, me apresentei no espetáculo de fim de ano. Foi uma coreografia de ballet mais pro moderno. Cada […]

  7. Responder
    Quem pode fazer ballet? | Vai Menina

    […] estão com matrículas abertas, e aquele desejo de começar costuma falar mais alto. Foi assim comigo há 3 anos, quando decidi realizar meu sonho de infância. E quero te ajudar, se o seu sonho […]

Deixe seu comentário

Comentários