Dançar em público, medo e vergonha no ballet

Ballet

Oi pessoal. Hoje eu quero ter uma conversa sobre vergonha de dançar em público e como isso atrapalha o ballet e qualquer outra dança. Mas vamos contextualizar: minha escola foi convidada para se apresentar no espaço cultural de um shopping da cidade, e nossa turma de ballet adulto foi uma das representantes. A coreografia apresentada foi “O Senhor dos Anéis”, do espetáculo “Uma Noite no Cinema” que dançamos no final do ano passado. O vídeo e as fotos que ilustram o post são dessa apresentação, que aconteceu na semana passada.

medo-de-dancar-em-publico

Foi algo novo, antes disso só tinha me apresentado em teatro, onde todas as pessoas estão lá para a dança. A ideia de dançar em público, no meio de um shopping, pegou a turma de surpresa. Além de possíveis imprevistos, falta de camarim e figurinos que ninguém sabia onde estavam, havia a vergonha. Agora pense: se isso deu um sustinho em mim que sou aloka do ballet, imagine minhas amigas que são mais reservadas? Esse episódio me fez refletir sobre os medos, as vergonhas (o medo de passar vergonha) e como eles atrapalham nossa vida e nossa dança.

 

Uma pergunta que eu sempre recebo é: participar das apresentações é obrigatório? Não, cada aluna pode decidir se quer ou não. Eu mesma não me apresentei em um ano porque os ensaios iam bater com as datas de entrega do TCC. Também existe a possibilidade de encarar o ballet como uma atividade física e realizar-se plenamente apenas na sala de aula; mas saiba que se apresentar faz parte do curso, é como uma matéria onde você desenvolve presença de palco, aprende maquiagem artística e muitas outras coisas.

Quando se começa a dançar depois de adulto, é normal priorizar outras coisas, mas se é apenas o medo e a vergonha que te impedem, vale a pena refletir. Quantas coisas você já deixou de realizar por vergonha ou medo? Eu separei algumas dicas para perder o medo de dançar em público. Lembre-se que:

  • Esse é um passo importante para o seu crescimento na dança;
  • Você vai ficar no palco por apenas alguns minutos;
  • Seu professor não vai elaborar uma coreografia que você não consiga dançar;
  • Mais que isso, seu professor acredita em você, no seu potencial;
  • Errar é normal e pode acontecer com todo mundo. Só erra quem tenta!
  • Maaas, o público não sabe a sequência de passos, e não vai perceber se você errar 😉
  • Seus convidados estão lá porque sentem orgulho de você e da sua coragem;
  • É o seu momento de brilhar. Você trabalhou duro e merece os aplausos.

Eu amo dançar e não faço questão nenhuma de esconder esse amor. Na verdade, dançar me faz tão bem que eu conto para todo mundo, porque é a realização de um sonho e acredito que pode ser um incentivo para que outros sejam realizados. Mas toda essa empolgação não quer dizer que eu não sinta medo antes de entrar no palco. Esse é só o meu jeito de enfrentá-lo. Permita-se, e você vai descobrir os seus próprios meios.

Nós temos uma nova apresentação no dia 11 de junho e você está super convidado. Será a estreia da coreografia que estamos preparando para a Mostra de Dança. Então, se você mora em Pres. Prudente e região, vá me assistir no Prudenshopping ás 20h, no espaço cultural!

Espero que esse post tenha sido útil para você. A dança é muito importante pra mim e ajudar outras pessoas a dançar é uma maneira de agradecer toda a felicidade que ela me proporciona. Se você tem alguma dúvida sobre esse ou outro assunto, pode deixar nos comentários. Eu vou adorar conversar sobre dança.

Deixo um beijo especial para minhas companheiras de turma e as outras meninas que também se apresentaram,
No vemos no próximo post :*

 

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    7 Mitos sobre Ballet Adulto #Beda - Vai Menina

    […] aprender maquiagem de palco, você pode superar a timidez e o medo de aparecer. Escrevi sobre isso aqui, contando minha experiência de dançar em um shopping e listei 5 motivos para você dar uma chance […]

  2. Responder
    Rebeca

    Oii Jeh, estou apaixonada pelo blog e queria um conselho de uma bailarina experiente como você Sabe tenho 15 anos de idade e este mês começarei o ballet mas estou tão nervosa e insegura queria isso desde meus 13 anos, quando comecei a assistir um programa de dança chamado “Dance Moms”, eu via aquelas garotas dando giros, saltinhos, e quanto aos figurinos?! MDS mas só agora consegui “vencer” a timidez e falar com minha mãe que o que eu mais queria é entrar para o mundo da dança…
    O problema está na minha insegurança, sou mt desengonçada, tímida e me importo muito com o que as pessoas pensam… (Vai que as bailarinas não vão com a minha cara?!!) É dizem que a professora é um “General” kkkj
    Tbm sou cacheada e passo uns apertos na hora de arrumar essa juba… Tem algum conselho? Beijos doce❤

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Rebeca! Estou muito feliz com seu comentário, estive ausente do blog por conta do meu casamento e acredito que já tenha começado as aulas. Espero que esteja gostando e que consiga a cada dia dar um passo pra longe da timidez. Agarre a primeira oportunidade para se apresentar, é uma lição valiosíssima para se conhecer, talvez até mais pessoal do que de fato dança. Sobre o cabelo, eu gosto de borrifar um pouco de água e passar gel, penteando com uma escova, então faço um rabo de cavalo e enrolo as mechas ao redor do elástico, prendendo com grampos. Você também pode fazer uma trança e ir prendendo os gominhos ao redor do elástico, mas com o tempo vai descobrir a melhor forma 🙂 Te desejo o melhor, beijão!

      1. Responder
        Rebeca

        muito apaixonada pelo carinho❤
        ❤ vou seguir sim suas dicas! Obrigada!❤

Deixe seu comentário

Comentários