Como se preparar para o espetáculo – Ballet Adulto

Ballet

Vai dançar e não sabe como se preparar para o espetáculo? Eu me apresentei no último final de semana, a aproveitei que estava vivendo a ansiedade e preparativos para separar 5 dicas que vão te ajudar a se preparar para a apresentação de ballet. Se você é uma bailarina iniciante, as dúvidas são normais. Eu que sou bailarina adulta já tive todas elas. Dançar ballet sempre foi um sonho para mim e eu cheguei a fazer por dois anos quando era bem pequena, mas por muitos motivos não pude continuar quando era criança e adolescente. Só consegui voltar ao ballet depois de adulta, com 20 anos, e mesmo com as dificuldades do corpo e da idade, me realizo a cada conquista. Essa foi minha segunda apresentação nas pontas, algo que desejei por muito tempo e mesmo que eu já tenha alguma experiência de palco, a ansiedade é inevitável.

Como se preparar para o espetáculo - Ballet Adulto

A apresentação desse ano foi Alice no País das Maravilhas e minha turma do ballet adulto recebeu os personagens de Flores, aquelas que cantam com a Alice no Jardim. Tivemos 2 coreografias: um conjunto e uma participação na cena do jardim, junto com as Borboletas, que são crianças, e as solistas Rosa e Alice. Vou ilustrar o post com algumas fotos desses dias. Abaixo, um pedacinho do conjunto que compartilhei no Instagram. Já me segue por lá? É @jeh_ambrosio.

Aquecer para começar

Além de alongar, faça também alguns exercícios para preparar o corpo. Na apresentação queremos as pernas mais altas e os pés mais esticados, para isso é preciso que o corpo esteja aquecido. Faça o basiquinho meia-ponta, ponta, meia-ponta, desce, e também alguns da barra como tandus, pliés, sautés, battments e qualquer passo que esteja presente na sua coregrafia. Apoie na parede como uma barra fixa e escolha sempre um lugar tranquilo e afastado da passagem. Tome cuidado para não enroscar o figurino ou sujar/estragar a sapatilha, pois o lugar pode não ter um piso adequado. Mesmo que vá dançar na ponta, aqueça usando uma sapatilha de meia ponta antiga.

Faça um último Ensaio e coloque o papo em dia

Juntar os integrantes da sua coreografia e passar juntos pode aliviar o nervosismo ou confundir o que você já decorou, isso varia de pessoa pra pessoa. Em alguns casos eu preferi passar com o grupo, outros sozinha, e uma vez preferi me dedicar apenas ao aquecimento. Ensaiar é um jeito de ‘matar’ o tempo se você chegou muito cedo ou teve um ensaio geral e ficou direto no teatro, distrai sem perder o foco e mantém o grupo unido. Aproveite o figurino e maquiagem para tirar muitas fotos com seus amigos! Se você sempre chega em cima da hora nas aulas esse é o momento para conversar amenidades e fortalecer a amizade entre a turma, e também conhecer outros bailarinos. A confraternização é muito boa.

Dicas para se preparar para o espetáculo - Ballet Adulto

Mais vale precaução que arrependimento

Uma bailarina precavida vale por duas, e imprevistos acontecem. Você pode precisar de outra meia-calça ou sapatilha. Agulha e linha de cor clara ou da cor do figurino ajudam não só a costurar elástico e fitas que se soltem mas a pregar bordados, alças que ficaram muito largas, arranjos que soltaram do pente… Falando em arranjos, use sempre os grampos cruzados para maior fixação e pode levar uma caixinha, eles dificilmente vão sobrar. Na véspera já separe tudo, figurino, acessórios, maquiagem, uma roupa para aquecer, que pode ser seu collant de aula com uma saia ou short. Eu usei minha botinha de aquecimento e gostei bastante. Ela foi uma edição limitada em rosa, mas está disponível em preto na loja virtual da Dancin, parceirona do blog.

Como se preparar para o espetáculo: Pontualidade

Eu vou me apresentar em três dias: sexta, sábado e domingo. Nos dois últimos vou conseguir chegar mais cedo no teatro, fazer toda a maquiagem lá e me preparar com calma. Mas na sexta eu tenho um tempo muito curto para sair do trabalho, ir em casa tomar banho, fazer o cabelo e comer alguma coisa, então a maquiagem já está combinada de ser feita no teatro com a ajuda das amigas, assim como vestir figurino e acessórios. Ainda assim, o tempo para alongamento é bem curto. Contar com bebedouro ou sair do teatro para comprar água pode te atrasar, por isso leve sua garrafinha, e não esqueça de lanchinhos leves, que não façam muita sujeira, como barrinhas de cereais e bolachinhas. Frutas também são uma boa ideia, e um chocolate é bem-vindo.

Como se preparar para apresentação de Ballet Adulto

Espero que tenha te ajudado a se preparar para o espetáculo. Fique tranquila e curta seu momento de estrela!
Merda pra todo mundo, e até o próximo post 😀

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários