Hidratação com Babosa para Cabelos Cacheados

Cabelo

Oi meninas, tudo bem? O post de hoje é sobre o assunto que vocês mais gostam: cabelo! Vim compartilhar uma hidratação com babosa que foi muito boa para meu cabelo cacheado, e é super democrática: também faz maravilhas em cabelos crespos, ondulados e lisos.

hidratacao-babosa-no-cabelo

Na busca por cuidados mais naturais e evitando químicos, tenho usado muitas receitas caseiras nos cabelos. Já mostrei aqui a hidratação com maizena (com versão no microondas) e de com abacate, e morria de vontade de testar a hidratação com babosa. Minha mãe fazia muito quando era mais nova, vovó também. Acho que todo mundo tem uma tia ou conhecida que passava babosa nos cabelos, né? Hoje em dia essa planta ainda é muito utilizada para os cabelos, mas pela indústria cosmética. Ela aparece como aloe vera nas composições de cosméticos para pele e cabelos, e está presente no Yamasterol amarelo, queridinho de quem segue o low poo eu o/.

Com a vida corrida que temos, entendo que o uso de receitas caseiras foi sendo substituído pelos de cosméticos prontinhos para o uso, mas o despertar por um estilo de vida mais saudável e natural está ganhando força e a babosa volta à cena. Eu consigo relacionar a transição capilar e aceitação pelo cabelo natural, as hidratações caseiras e vários outros sinais dessa mudança: alimentação que evita industrializados, cultivar temperos e plantinhas, usar o coletor menstrual, que é uma alternativa sustentável para os absorventes e os armários-cápsula, movimento por compras conscientes e que busca peças duráveis. Eu tento praticar tudo isso, e estou muito feliz com os resultados. É ser meio bruxinha misturando ingredientes e tirando um tempo para cuidar da gente.

 

Como fazer hidratação com babosa:

Para essa hidratação me realizei com uma pequena plantação na casa da minha sogra. Se você não conhece ninguém que tenha a planta pode procurar em feiras livres. Corte as folhas do pé e tire os espinhos das extremidades, com cuidado para não se machucar. Depois faça um corte vertical para abrir a folha, levantando a ‘pele’ com delicadeza e expondo a polpa gelatinosa.

como-usar-babosa-no-cabelo

É fácil raspar a polpa com uma colher, apenas evite usar muita força para não levar junto uns pedacinhos verdes da folha no meio. Para meu cabelo usei 3 folhas grandes, e amassei com um garfo para dissolver a polpa. Algumas pessoas batem com um pouquinho de água no liquidificador, mas não senti necessidade. Depois misturei com a quantidade de creme que uso para hidratações no meu cabelo, a máscara usada foi a Kanechom Kids, liberado para no e low poo.

como-fazer-hidratacao-babosa-cabelo-crespo-cacheado

Apliquei a hidratação com babosa nos cabelos molhados após lavar (deve ser apenas a etapa de limpeza, com shampoo ou co-wash) e deixei na touca por aproximadamente 40 minutos, que é o tempo que sempre deixo minhas hidratações. Depois enxaguei, condicionei e finalizei como de costume.

como-usar-aloe-vera-hidratacao-com-babosa-cabelo-crespo-cacheado

E esse é o resultado, um cabelo macio, visivelmente hidratado e com um brilho bonito. Na foto eu finalizei com a Gelatina Vai Ter Volume Sim da Salon Line (da tampa cor de rosa) que tem sido uma das minhas favoritas para finalizações. O batom é o Russian Red da MAC, falei dele nesse post.

 

cuidados ao usar a babosa

Use uma blusa mais antiga ou cubra com uma toalha porque a babosa pode manchar a roupa. Meninas loiras, cuidado, também pode manchar os cabelos. Mesmo se tratando de um produto natural, todas devemos testar para alergias. Para isso passe um pouquinho da polpa da babosa (ou qualquer ingrediente que for usar pela primeira vez) atrás da orelha e aguarde por 12h. Se não aparecer nenhuma reação, pode usar normalmente.

Salve esse post no Pinterest:

Hidratação de Babosa - Receita Caseira

Você já conhecia a hidratação com babosa? Conte aqui nos comentários 🙂
Espero que tenham gostado. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários