Hábito de Leitura: 7 Dicas para Voltar a Ler 📚

Estilo de Vida

Você gostaria de ler mais? Costumava devorar os livros, e agora a leitura não vai pra frente? Nesse post vou te mostrar como readquiri o hábito da leitura e fui de uma pessoa que não lia por falta de tempo para alguém que conseguiu ler 24 livros no último ano. Também compartilho uma lista com meus livros favoritos de 2020!

Para Retomar o Hábito de Ler

Sou parte da geração que passou a utilizar telas na adolescência, então ainda tenho o referencial de como era o lazer antes de computadores e celulares. Afinal, com o uso de telas os nossos hábitos de leitura mudaram. Passamos a ler textões, legendas e posts, como esse. Me dei conta que ainda lia muito todos os dias, mas não eram histórias para desligar da realidade. No início de 2020, ainda antes da pandemia, decidi trabalhar para retomar meu hábito de leitura, com a meta de 2 livros por mês. Ousada, mas o desafio me motivou. No finalzinho do ano ainda ganhei do marido um incentivo, o tão sonhado Kindle!

Minha história com a leitura

Minha história com leitura vem dos meus pais, que sempre incentivaram e deram o exemplo. Meu pai lê de tudo, não tem preconceito com nenhum gênero literário e não passa um dia sem me contar o progresso de suas leituras. Minha mãe, além de leitora, também trabalhou em bibliotecas desde que me lembro. Com essa bagagem e acesso aos livros da biblioteca, cresci tendo os livros como companheiros. Passei a ler muito rápido, e hoje percebo que desenvolvi sozinha a leitura dinâmica – um método para leituras mais rápidas, que envolve ‘scanear’ o texto em busca das informações principais e até treinar o movimento dos olhos para dar agilidade.

Mas tudo mudou quando entrei na faculdade. Ao mesmo tempo, comecei a trabalhar, e o tempo vago era usado para estudar, fazer trabalhos e me atualizar. No segundo ano de graduação passei a trabalhar com redes sociais e essa área não era foco da minha graduação, por isso precisava estudar sozinha. Fui diminuindo cada vez mais o hábito de me sentar com um livro ao sofá e só levantar quando terminava a história. Acho importante falar que isso aconteceu porque não priorizei a leitura, escolhendo por exemplo séries e filmes para passar o tempo. Não julgo e nem acho errado escolher um passatempo, o problema é deixar coisas que não são tão importantes tomarem o espaço de algo que você ama.

Retomando as Leituras

 

7 Dicas para Retomar o Hábito de Leitura 📚

1. Use um timer
Pode ser um alarme no celular. Eu tento sempre ler por 30 minutos, mas se o dia está muito corrido baixo para 15, assim avanço pelo menos um pouco.

2. Escolha o melhor horário
Eu já experimentei diversos horários, e tenho preferido livros de crescimento pessoal pela manhã, logo após o café, e romances antes de dormir, como a última atividade do dia. Tentei ler após o almoço e o sono veio forte haha.

3. Crie um ritual
Se você gosta muito de uma bebida como café ou chá, pode associar esse hábito já existente ao novo, assim a leitura ficará mais prazerosa. Também vale acender uma vela ou incenso, ou escutar uma musiquinha de fundo.

Como ter o Hábito da Leitura

4. Leitura em família
Que tal chamar quem mora com você para dividir esse momento? Estar fisicamente juntos, mas executando tarefas diferentes é possível, e ainda rola um carinho de vez em quando.

5. Crie metas realistas
Conheça seu ritmo de leitura. Não se comprometa a ler um grande livro por semana se você só dispõe de 15 minutos por dia. A meta é para ser um incentivo, e não um sinal de fracasso.

6. Tudo bem abandonar um livro
Se a leitura não fluiu, você não gostou do estilo de escrita ou o tema te dá gatilhos, parta para o próximo! É melhor começar uma nova história do que insistir naquela que todo mundo adorou, mas não faz seu estilo.

7. Leia o que te faz bem
Não existe certo e errado, mas em momentos difíceis, como a pandemia, tenho preferido temas mais tranquilos. Os livros têm sido um refúgio para fugir de notícias pesadas, e eu adoro um romance água com açúcar!

 

7 Livros para retomar a leitura 📚

No começo dessa retomada, peguei os livros físicos que já tinha em casa. Depois passei a acompanhar os lançamentos do Intrínsecos e os clubes de leitura da Marina Smith e da Lu Ferreira. Atualmente estou lendo os ebooks disponíveis na assinatura da Amazon Prime. Separei abaixo uma listinha com meus favoritos do último ano. Tem romance, biografia e até autoajuda! Melhores livros do ano:

1. Um Lugar bem Longe Daqui – Delia Owen
Acompanhamos o crescimento de Kya, uma criança que cresceu sozinha em um pântano, tendo a natureza como companhia. A autora é bióloga e nos presenteia com descrições riquíssimas sobre o cenário. Tema sensível: abandono infantil, bullying.

2. Um Caminho para Liberdade – Jojo Moyes
Um grupo de mulheres com diferentes motivações se une para formar uma biblioteca itinerante, enfrentando a sociedade conservadora dos anos 30 em uma área rural dos EUA. A amizade feminina é a força para lutar contra o preconceito, o racismo e o lugar em que as mulheres são colocadas. Tema sensível: Machismo, relacionamento abusivo.

3. Mude seu Horário, Mude sua Vida – Suhas Kshirsagar
De forma científica e acessível, aborda os principais pilares de uma vida saudável: sono de qualidade, boa alimentação e a prática de atividades físicas sob a ótica da medicina ayurvédica. Não consegui implementar tudo, mas ajudou bastante a regular a rotina.

4. Teto para Dois – Beth O’Leary
Duas pessoas dividem a mesma casa em turnos diferentes, sem se conhecer. Tiffy e Leon conversam por bilhetes, e se alternam na narrativa. Engraçado e sensível, um romance com um desenvolvimento interessante e de leitura rápida. Tema sensível: Relacionamento abusivo.

5. Pequenas Grandes Mentiras – Liane Moriarty
Em uma cidadezinha litorânea, uma jovem mãe solteira se vê parte de um grupo de mães de classe média com vidas aparentemente perfeitas. Cada capítulo narrado por uma delas, enquanto descobrimos quem são a vítima e nem o assassino em um crime. As personagens são muito bem construídas e a escrita é tão boa que me fez ler todos os livros da autora (achei esse o melhor). Tema sensível: violência doméstica

6. Minha História – Michelle Obama
Biografia da primeira-dama dos EUA, uma mulher fantástica e inspiradora que nasceu no subúrbio e ganhou o mundo. Michelle conta como acontecimentos de sua infância e juventude, o ambiente familiar e incentivo a educação impactaram em decisões da vida adulta. Experiências profissionais, relacionamentos, maternidade e protagonismo feminino. Minha parte preferida foi sua atuação nas campanhas presidenciais. Tema sensível: racismo.

7. Recursão – Blake Crouch
Dois personagens em épocas diferentes, uma pesquisadora que quer curar o alzheimer e um investigador que sofre pela morte prematura da filha. Viagens no tempo, memórias falsas, oportunidades de refazer o passado e o impacto dessas alterações fazem com que a mesma cena pode se repetir diversas vezes, o que não deixa a leitura tão fluída. Me conquistou por um romance improvável.

Salve esse post no Pinterest:

O ebook que ilustra o post é O Poder da Autorresponsabilidade, disponível na Amazon Prime. Espero que tenham gostado, e que esse post te ajude a retomar o hábito da leitura. Beijos, e até o próximo!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários