O que Fazer em 24 Horas em Buenos Aires – Argentina

Viagem

Oi pessoal, tudo bom? No post de hoje vou mostrar tudo que fiz em 24 horas em Buenos Aires, na Argentina, uma das paradas do meu cruzeiro de lua-de-mel, o MSC Magnífica, que também passou por Punta Del Este e Montevidéu, no Uruguai. Foi minha primeira vez em Buenos Aires, que é uma cidade linda, enorme e com muita coisa pra fazer. Por isso me esforcei para bolar um roteiro que contemplasse os principais pontos turísticos e um pouquinho de vida local, como gosto de fazer nas minhas viagens. E modéstia a parte, acho que me saí bem: teve monumento, praça, galeria, parque, parrilla e tango! Se você também tem pouco tempo na cidade e não sabe por onde começar, confira meu roteiro 🙂

Casa Rosada - Viagem Romântica de Casal - 24 Horas em Buenos Aires Argentina

Como nosso tempo era apertado, decidimos aproveitá-lo para conhecer a cidade, sem compras, e por isso nem fizemos câmbio. Gastamos somente com alimentação e um livro da Mafalda que foi a lembrança da cidade, no cartão de crédito. O primeiro pensamento quando se tem tão pouco tempo pode ser um passeio com receptivo ou ainda um táxi para economizar tempo no transporte. Mas na minha opinião, uma viagem que só vai de um ponto turístico a outro, sem caminhar pelas ruas da cidade é algo artificial.

Sei que cada viajante tem seu estilo, mas para mim riscar monumentos tem-que-ir da lista é menos importante que viver a cidade. Sendo assim, o meio de locomoção foi mais old school, fizemos praticamente tudo a pé. Não me arrependo nem por um momento, já que o roteiro, que é essencial em uma viagem com pouco tempo, já estava traçado. Ainda contamos com um mapa de papel (old school meeesmo) e o amado Google Maps offline.

 

24 Horas em Buenos Aires: Centro, cALLE FLORIDA E Galerias Pacifico

Nosso primeiro destino em Buenos Aires foi o centro, mas precisamente as Galerias Pacifico, onde imaginei que conseguiríamos comprar um chip para celular. Saímos andando do porto, passando por parques e praças lindas. É uma caminhada de meia hora, e já te ajuda a entrar no clima da cidade. As Galerias Pacifico ficam na rua Florida (em espanhol calle Florida). O prédio da galeira é muito bonito e funciona como um shopping, com diversas lojas, praça de alimentação, centro cultural e obras de arte. O teto é um espetáculo!.

Teto Galerias Pacifico Buenos Aires Argentina Shopping Galerias Pacifico Calle FLorida - 24 Horas em Buenos Aires

No final, acabamos não conseguindo comprar o chip porque nossos passaportes ficaram retidos no navio. Eu ja tinha o mapa offline da cidade, mas queria internet móvel para usar uber ao invés de táxi para alcançar os pontos mais distantes do roteiro, já que não fizemos câmbio. mas o passeio pela calle Florida valeu a pena. Ela é uma rua de comércio, em parte fechada para pedestres, com lojas, restaurantes, ambulantes e artistas de rua. E claro, tem muita gente passando por uma das principais ruas da capital portenha. De lá fomos caminhando pela calle Florida até o Café Tortoni, onde compramos os ingressos para o show de tango, mas vou falar mais sobre ele mais pra frente, na hora do show.

 

24 Horas em Buenos Aires: Obelisco, Casa Rosada e Catedral Metropolitana

Eu falei que não gosto de sair riscando pontos turísticos, mas isso não quer dizer que eu os evite. Em Buenos Aires, selecionei dois, a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana. São dois lugares muito próximos, nem faria sentido pular a Catedral já que passamos literalmente na frente dela. O Obelisco veio de brinde: no cruzamento da calle Florida com a avenida Corrientes o avistamos, deu até pra tirar uma foto!

Obelisco - 24 Horas Buenos Aires Obelisco em Buenos Aires Argentina

Casa Rosada é a sede do governo argentino, e deve ser incluída em um passeio pelo centro. As visitas são disponíveis aos finais de semana, de forma gratuita mediante reserva. Para maiores informações confira o site. Não aproveitamos muito fachada pois a Praça de Maio (Plaza de Mayo), que fica na frente, estava em obras e o acesso era bem restrito. Ficamos um tempo sentados na escadaria do Banco de La Nácion e conseguimos ver a troca de guarda, mas como eles atravessaram a rua junto com os pedestres não conseguimos nenhuma foto boa.

Praça de Maio e Casa Rosada - 24 Horas em Buenos Aires

Já a Catedral Metropolitana, que fica ali pertinho, nos surpreendeu positivamente. Uma das igrejas mais lindas que já conheci, com o estilo neoclássico. O Papa Francisco celebrou missa lá por muitos anos, e ela também abriga os restos mortais do “Libertador da América”, General José de San Martín que liderou movimentos para a independência de colônias da Espanha. Sem me organizar para isso chegamos minutos antes do início de uma missa, que pudemos participar. Achei incrível a experiência de ouvir em espanhol, e pra quem só estudou pelo Duolingo, consegui entender bem. Com esse detalhe, conhecer a Catedral deixou de ser uma passeio ou visita a um ponto, pois vivemos a experiência do local. Acho isso incrível e é uma das coisas que mais me encanta em viajar, poder viver um pouquinho de cada lugar.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires Argentina

 

24 Horas em Buenos Aires: Tango no Café Tortoni

Não dá para pensar em Buenos Aires e não incluir um show de tango no roteiro, né? Depois da Casa Rosada voltamos para o navio, a pé. De banho tomado e devidamente vestidos, retornamos a cidade para uma noite de tango. A cidade tem inúmeras opções, dos tradicionais até os mais grandiosos, com orquestras, muitos bailarinos, figurinos deslumbrantes, efeitos especiais (tem até cavalo no palco!) e consequentemente, caros. Eu escolhi uma opção clássica em um dos lugares mais antigos da cidade, o Café Tortoni. Carlos Gardel se apresentava por lá, e o ambiente te faz viajar no tempo. Na parte principal o café oferece refeições durante o dia e noite, e a bilheteria também fica lá. É importante comprar os ingressos com antecedência porque a sala de tango é pequena #ficadica

O ingresso para o show de Tango no Café Tortoni pode ser pago em reais mesmo, e sobe um pouco aos finais de semana. Em janeiro/2018 nós pagamos R$50,00 por pessoa, que é um preço excelente e perfeito para viajantes mais econômicos.

Primeiro Andar do Cafe Tortoni Buenos Aires

O show do Tortoni é bem tranquilo e não exige traje de gala como muitos outros. Eu usei um vestido, blazer e salto, e o And foi de camisa de botões e sapato social. Acho que um traje esporte já é o suficiente para se sentir bem vestido por lá. Nós dividimos táxi com outras duas passageiras do navio, que conhecemos na hora de comprar os ingressos. A platéia fica disposta em mesas, e conseguimos uma bem na frente o que rendeu fotos lindas. Por lá, é permitido filmar e fotografar 🙂

O Que Vestir para Show de Tango Café Tortoni - Buenos Aires

Tango Barato em Buenos Aires - Café Tortoni

A primeira música foi Por Una Cabeza, que já foi o suficiente para nos conquistar. O And adora essa música, e ficamos encantados durante toda a apresentação. O espetáculo é modesto, com um cantor e 3 casais de bailarinos em um palco baixo, mas isso não o faz menos incrível. Gostei muito do clima intimista e não me arrependi em nenhum momento por escolher essa opção e não um dos tango-shows, em casas requintadas. Amo essa proximidade com o palco, receber o olhar dos artistas e ter essa troca de energias maravilhosa.

Por Una Cabeza Tango no Café Tortoni 24 Horas em Buenos Aires

Tango Barato em Buenos Aires - Café Tortoni

Nos tangos-show, como são chamadas as apresentações mais caras, o jantar é incluso. No Tortoni você pode pedir uma bebida, petiscos, sobremesas e até um prato para jantar, mas é uma escolha livre. Nossos pedidos foram duas taças de vinho, que vinham com uma porção de amendoins (190 pesos) e uma água (62 pesos), que com gorjeta ficou 277 pesos. Endereço: Av. de Mayo, 825.

 

24 Horas em Buenos Aires: Mafalda

No segundo dia de Buenos Aires, fizemos os pontos mais distantes, por isso acabamos usando o táxi. Nossa primeira parada foi no bairro de San Telmo, para conhecer essa menina argentina tão famosa por seus questionamentos (e minha velha conhecida dos livros didáticos de português). A estátua da Mafalda foi inaugurada em 2009, e ganhou companhia de seus amigos Susanita e Manolito em 2014.

Passeio Gratuito em Buenos Aires - Estátua da Mafalda em San Telmo

Eu sempre gostei das tirinhas dela, a primeira coisa em começo de ano escolar era folhear o livro para encontrar suas frases… Há uma lojinha de souvenirs por ali, mas achamos o preço salgado e já havíamos comprado o livro Toda Mafalda na na livraria El Ateneo da calle Florida. Trouxemos também El Principito, a versão em espanhol do clássico Pequeno Príncipe. Vale dizer que essa livraria não é a unidade que fica em um antigo teatro, que é lindíssima e ainda quero conhecer, mas era a mais próxima da nossa rota.

A estátua fica na esquina das ruas Chile e Defensa, onde viveu Quino, seu criador.

Estátua de Mafalda e Seus Amigos em San Telmo - O QUe Fazer em 24 Horas em Buenos Aires

Tirinha Mafalda, de Quino, em Português

 

24 Horas em Buenos Aires: Gran Parrilla del Plata

Quem se planeja não passa apuro, certo? Eu já havia selecionado um restaurante para comer o clássico churrasco argentino, a parrilla, que ficava a poucas quadras da estátua da Mafalda. Só não calculei que com um café da manhã reforçado seria cedo para um almoço, que é tão bem servido. E esse seria o único ponto negativo da maravilhosa Gran Parrilla del Plata, um lugar gostoso e que só tinha argentinos. Homens de negócios com suas pastas, um pai com sua filhinha de 3 anos, um casal de meia-idade… Acho o máximo quando encontramos um lugar que os locais frequentam, sem o apelo pega-turista.

Almoço Acessível em Buenos Aires - Restaurante Gran Parrilla del Plata

Eu peguei a dica desse restaurante no blog Viciada em Viajar (que por sua vez viu no Matraqueando) e copiei a entrada dela, Provoleta. Esqueci de fotografar, mas é um grande pedaço de queijo provolone na chapa, delicioso. São servidos como cortesia uma cesta de pães e um vinagrete de grãos que não sei o nome, se parecem feijões brancos. Pedimos o corte Mariposa e para acompanhar, papas a provence, batatas fritas com alho e ervas. Tudo estava delicioso!. Ao final, ainda recebemos espumantes de cortesia. As porções são generosas, não há necessidade de um café da manhã reforçado se você pretende almoçar por lá. O preço também é bom: com entrada, carne, acompanhamento, vinho e água nossa conta deu 1.011.00 pesos.

Restaurante com Parrilla Argentino - 24 Horas em Buenos Aires

 

24 Horas em Buenos Aires: El Rosedal

Não podia faltar um passeio em meio a natureza, né? Escolhi o jardim Roseiral, ou Rosedal, no bairro de Palermo para encerrar nosso roteiro. Não tenho palavras para descrever como esse parque é lindo, morri de amores por cada pedacinho dele que pude conhecer. O único ponto negativo do Rosedal é que não há áreas cobertas. Pegamos um dia bem quente em janeiro, no comecinho da tarde, e o sol estava forte! Passe muito protetor solar, use óculos escuros, proteja a cabeça e diferente de mim, evite roupas escuras.

Jardim El Rosedal em Janeiro - Viagem Buenos Aires

Rosedal - Passeio Gratuito para 24 Horas em Buenos Aires

Além dos canteiros com rosas, o parque também tem bustos de escritores, bancos e um lago onde você pode alugar um pedalinho, ou sentar na margem para observar os patos. Tudo muito romântico! Como era domingo, vimos muitas famílias com crianças, aproveitando para andar de bicicleta, skate e até hoverboard. O parque é lindo, e se você tiver mais tempo também pode explorar o Jardim Japonês e o Jardim Botânico, que junto com o Roseiral são conhecidos como Bosques de Palermo.

Roseiral em Buenos Aires - Passeio Romântico em Palermo

Lago no Roseiral - Viagem Romântica de 24 em Buenos Aires

Atividades Gratuitas em Buenos Aires - Contato com a Natureza no Roseiral

eu voltaria a buenos aires?

SIM! Eu amei a cidade, por onde andei era tudo muito limpo, bonito e organizado, com excelentes áreas verdes. As 24 Horas em Buenos Aires foram pouco tempo e com certeza voltarei para passar mais dias! Nesse roteiro deixei pontos que não são do meu interesse, como o estádio do Boca Juniors, mas também sacrifiquei lugares que gostaria muito de conhecer, como o teatro Colón. Ainda há muito a ser explorado.

Salve esse post no Pinterest:

24 Horas em Buenos Aires Pinterest Vai Menina

Espero que tenham gostado e que o post seja útil para quem está planejando uma viagem mais apertadinha, de final de semana por exemplo. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários