Para Conhecer o Uruguai: Punta del Este e Montevidéu

Viagem

Continuando o roteiro do meu cruzeiro de lua-de-mel, hoje o post é para conhecer o Uruguai através de duas de suas cidades mais famosas: o balneário Punta del Este e a capital Montevidéu.

Bandeira do Uruguai e Palácio Salvo - Dicas para Conhecer o Uruguai

 

Para Conhecer o Uruguai: organização, compras e câmbio

Diferente das 24h em Buenos Aires, as paradas que o navio fez no Uruguai foram de 6 horas cada. Com um tempo tão apertado, precisei me debruçar nas pesquisas e selecionar os pontos de interesse. Nós não trocamos dinheiro, eu já havia pesquisado sobre a aceitação do real porque não queria perder tempo com câmbio já que ficaria poucas horas. Acabou que em Punta pagamos um passeio, água e churros em reais e em Montevidéu só fizemos compras no cartão de crédito. Trouxemos muitos alfajores, doce de leite La Pataia <3 e molho para churrasco que compramos em um supermercado de Montevidéu, além do imã de geladeira e livro, que se tornaram nossa tradição de lembrança de viagem.

Porto de Montevideo - Cruzeiro para Conhecer o Uruguai

 

Para Conhecer o Uruguai: Punta del Este

Punta del Este é uma cidade litorânea com praias lindas! Nessa parada não havia porto, então o navio atracou há uma distância segura da costa, e o translado foi feita de lanchas. Foi a primeira vez que andei de lancha e já valeu como um passeio (além de render fotos e vídeos lindos!). Havia uma estrutura para recepcionar os turistas, com muitas empresas oferecendo passeios. Como um dos pontos de interesse na cidade é a Casa Pueblo, que fica afastada do ponto onde desembarcamos, o preço da van acabou compensando. Era tudo meio tabelado, o que variava era o nível de ‘portunhol’ do motorista e o conforto do carro.

Playa Brava em Punta del Este - Uruguai

Cruzeiro Lua de Mel - Passeio de Lancha no Uruguai

Para Conhecer o Uruguai: casa pueblo em Punta del Este

Punta é famosa por suas lojas de grife, hotéis luxuosos e cassinos. Mas meu maior ponto de interesse fica afastado dessa ostentação toda, em Punta Ballena. A Casa Pueblo é uma construção a beira-mar do artista plástico uruguaio Carlos Paez Vilaró que lembra algumas construções gregas. É diferente de todas as casas que já vi, e a inspiração de Vinicius de Morais para A Casa, aquela que era muito engraçada. Vilaró não se inspirou no joão-de-barro para construir a casa que mais parece uma escultura e levou mais de 30 anos para ficar pronta. Hoje ela funciona como um hotel e museu com exposição de algumas obras dele. Famosos, políticos e artistas foram os primeiro hóspedes, entre ele Niemeyer e Che Guevara.

Casa Pueblo em Punta del Este - Para Conhecer o Uruguai

Para Conhecer o Uruguai - Visita a Casa Pueblo em Punta del Este

Não entramos na casa porque o passeio contava com apenas 15 minutos de parada por lá, uma pena. Mas ainda assim deu para curtir a vista, que fica especialmente bonita ao pôr do sol. Descendo um pouco o morro dá para tirar fotos bem bonitas, mas tome cuidado e use sapatos seguros porque é bem íngreme e pode ser perigoso para quem não é tão aventureiro.

Viagem de Casal - Casa Pueblo em Punta del Este UruguaiPara Conhecer o Uruguai - Casa Pueblo em Punta del Este

Pelo que vimos, todos os passeios seguiam o mesmo roteiro: a parada para fotos na Casa Pueblo era seguida por um tour por casas de praia de famosos e finalizava na estátua La Mano ou Los Dedos. Eu não gostei desse tour pelas mansões, onde o guia falava os nomes dos famosos, incluindo alguns brasileiros, tamanho dos terrenos e até a avaliação em dólares. Achei chato e até meio intrometido pra falar a verdade. Na minha percepção foi só uma maneira de render o passeio e se eu soubesse não teria feito, já que por conta disso não pudemos aproveitar muito na praia, que é um espetáculo.

 

Para Conhecer o Uruguai: Montevidéu

Montevidéu é a capital do país, e o centro fica bem próximo do porto onde desembarcamos. Sendo assim, fizemos o passeio por lá a pé, seguindo um mapa de papel que pegamos no porto. Praticamente todas as pessoas que desembarcaram com a gente também fizeram isso, era um mar de gente se movendo juntos haha. Um dos pontos recomendados para visita é o mercado do porto, principalmente para churrasco e frutos do mar. Mas como o navio partia próximo ao horário do almoço, decidimos aproveitar as poucas horas na cidade para passear e comer só de volta ao navio (até porque as refeições no navio já estavam paga #custobenê)

Puerta de la Ciudadela - Ciudad Vieja Montevideo

Grande parte do nosso passeio foi caminhar pelas ruas da Cidade Velha (Ciudad Vieja), observando os prédios. Na praça Constituição (Plaza Constituición, ou Plaza Matriz), onde fica a Catedral Metropolitana, passamos por uma feirinha de artesanato. De lá até a Praça Independência (Plaza Independecia) só transitam pedestres pela Peatonal Sarandí, que é repleta de restaurantes, antiquários, lojas de roupas, calçados e livrarias. A Libreria Más Puro Verso foi a que mais chamou nossa atenção, vale entrar para conhecer o prédio. No final está o a Puerta de la Cidadela, portão da muralha que cercava a cidade e marco que separa a cidade velha da cidade nova.

Libreria Más Puro Verso Montevideo - Conhecer o Uruguai

Livraria Más Puro Verso em Montevidéu - Uruguai

Na Praça Independência há um pequeno jardim, palmeiras e a estátua do General Artigas em seu cavalo, figura histórica uruguaia. Embaixo da estátua fica o mausoléu e dá para descer e visitar os restos mortais de Artigas, mas esse tipo de passeio não faz muito meu estilo. Nós ficamos por lá, em um banquinho da praça, observando o prédio ao redor. O Palácio Salvo é um deles e foi por muitos anos o prédio mais alto da América do Sul. Dá para fazer uma visita, mas nosso tempo apertado não permitiu. Andando poucos metros na rua Buenos Aires está o Teatro Solís, que também oferece visitas (e também não fizemos). Encerrando o passeio, voltamos pela Peatonal Sarandí e bem na frente da Puerta de la Cidadela fizemos nossas compras, no mini mercado Devoto Express.

Plaza Independecia em Montevideo - Conhecer o Uruguai

Estátua General Artigas Plaza Independencia Montevidéu Uruguai

 

Para Conhecer o Uruguai: como organizar roteiro com poucas horas

Punta foi a primeira parada em um dia ensolarado e muito quente, e Montevidéu nos recebeu para a última parada com um dia mais frio, cinza e chuvoso. Esses detalhes do clima impactaram um pouco na visão que tive das cidades, confesso que gostei mais Punta. Mas com toda a bagagem de pesquisas pré viagem sei que Montevidéu tem muita coisa para conhecer (Pocitos, museus, Rambla…). A sensação que fica depois de um passeio tão curto é de que poderia ter aproveitado mais, mesmo sabendo que o roteiro foi pensado milimetricamente para contemplar o máximo possível de atrações. O segredo sempre vai ser fazer uma boa pesquisa e chegar no destino com um roteirinho pronto, sem ele teríamos feito ainda menos coisas. Saí do Uruguai com a certeza que essas cidades merecem ser exploradas e tenho certeza que elas tem muito mais a oferecer. Quero voltar tanto para lá quanto para Buenos Aires!

Salve esse post no Pinterest:

Dicas para Conhecer o Uruguai em Poucas Horas

 

Espero que esse post tenha sido útil para quem também tem pouco tempo para conhecer o Uruguai, principalmente essas duas cidades. O segredo sempre vai ser fazer uma boa pesquisa e chegar no destino com um roteirinho pronto pra aproveitar melhor o pouco tempo. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários