Hoje comemoro 1 ano de Big Chop. Wow! 1 ano! Para celebrar, montei esse histórico do meu crescimento capilar em fotos, quero mostrar que cabelo crespo e cacheado cresce sim. Para quem não sabe, Big Chop é um corte de cabelo para quem quer parar de vez com a química. Nós passamos por ele depois da transição capilar, e é um passo muito importante para assumir o cabelo natural.
Minha transição durou 1 ano e 7 meses, significa que durante esse tempo eu não usei química e deixei o cabelo crescer para não estar muito curto no BC. O tamanho que seu cabelo vai ter no corte depende de quanto tempo de transição você deixou.
Meus planos eram de esperar mais, mas arrumar o cabelo metade natural e metade com química era bem difícil, quem já passou pela transição sabe do que estou falando. Ele embolava, a parte de baixo não fazia cachos direito e acabei decidindo pelo corte na véspera. Foram meu namorado e minha tia quem cortaram, mas você pode fazer sozinha ou em um salão (a Suelen Lima mostrou como fez o BC em casa nesse vídeo,e a Rayza Nicácio mostrou um BC no salão nesse vídeo). Depois das explicações, vamos ás fotos desse 1 ano de Big Chop!
A primeira foto é também a primeira que tirei depois do corte. Eu demorei um pouco para me acostumar com o comprimento. Na última foto havia feito fitagem, dá para ver a diferença no volume.
1 mês de Big Chop
Fazia aulas de ballet com o cabelo solto mesmo, usando uma faixa ou arquinho para os fios não caírem no rosto. Ele simplesmente não definia e precisei dar meus pulos, usando um lado bem preso com gel e grampos e o outro mais armado.
Com 2 meses de Big Chop, o cabelo começou a ganhar volume e apresentar definição e day after. Ainda amassava muito para dormir, e eu lavava quase todos os dias.
3 meses de Big Chop e uma apresentação de dança. Superando até as minhas expectativas, consegui prender em um coque. Também comecei a usar meio preso e grampinhos ‘escondidos’ para ajustar a forma dele.
Com 4 meses de Big Chop já conseguia alternar entre cachos comportados como na primeira foto e muito volume, puxando as pontas para um black bem legal.
Aos 5 meses de Big Chop consegui fazer um rabo com topetinho, e também testei a finalização com gel para os cachos durarem a noite toda. A definição atingiu todos os níveis! e me rendeu cachos perfeitos
6 meses de Big Chop! O fator encolhimento ficou mais aparente, assim como o volume mesmo com o cabelo úmido. Testei penteados para o carnaval, teve post aqui no blog com esse afro puff duplo.
Com 7 meses de Big Chop me entreguei ao afro puff. Uso esse penteado até hoje e adoro o resultado. Também mostrei como fazer um coque de ballet em cabelos curtos nesse post.
8 meses de Big Chop: mais afro puff e muito mais volume! Também comecei a arriscar um meio preso com a franja solta.
9 meses de Big Chop. Na foto com o cabelo molhado dá para ver melhor o comprimento, que muda com ele seco. Mais um penteado com muito gel para aguentar a noite toda!
10 meses de Big Chop e uma constatação: cabelo cresce! O meu cresceu demais, e começou a incomodar por conta de um volumes meio estranhos e a nuca muito comprida. Também foi quando passei a me incomodar menos com definição e aceitar o frizz.
Aos 11 meses de Big Chop eu acertei o corte, e mesmo que tenha me custado aquele volumão, não foi tão difícil assim enfrentar as tesouras novamente. Falei sobre a experiência de cortar o cabelo depois do BC nesse post. Tive também uma nova apresentação e dancei de cabelo solto, ostentando meu black 😀 Falei sobrei isso nesse post.
1 ano de Big Chop!!! Ele cresceu muito rápido depois do novo corte, e estou conseguindo um volume bem legal quando não faço fitagem. Estou feliz demais com meus cachos <3
FATOR ENCOLHIMENTO, DEFINIÇÃO E VOLUME
Eu quis separar 4 fotos de cada mês para mostrar que a finalização do cabelo influencia na percepção de tamanho. Falando de mim: quando uso cremes mais leves tenho menos definição e mais volume, quando uso cremes mais pesados ou géis os cachos ficam definidos, mas murchinhos. Chamamos o efeito de um cacho parecer mais curto justamente por estar enrolado de fator encolhimento, algo natural de crespas e cacheadas. O bom é que podemos sempre variar e ter um visual novo a cada finalização 🙂
CUIDADOS COM O CABELO
Uma pergunta que recebo desde que entrei na transição é: cabelo cresce depois do Big Chop? Sei que essa dúvida atormenta muitas meninas, e espero que com essas fotos consiga mostrar que sim. Nesse 1 ano de Big Chop iniciei a rotina de Low Poo, que reduz o uso de químicos agressivos e está explicada nesse post, e tratei do cabelo com hidratações caseiras, como a de Maizena que mostrei no blog. Tento ter uma alimentação saudável e completa, acredito que isso tenha muita influência na saúde dos fios.
CRESCIMENTO CAPILAR NATURAL
Também acho importante falar que nunca usei nenhum tipo de shampoo bomba. Sou completamente contra o uso de produtos químicos e misturas de medicamentos com cosméticos, principalmente os veterinários, pois podem causar reações adversas. Sei que todo mundo tem uma conhecida que usou e deu certo, mas eu não tentaria a sorte com algo que pode ser prejudicial. Todo cabelo cresce, e se isso não está acontecendo com você, consulte um dermatologista para entender o que está acontecendo, pois pode ser algum problema de saúde.
Se você tem alguma pergunta sobre transição capilar e Big Chop ou quer compartilhar sua experiência, por favor, deixe nos comentários. Eu adoro falar de cabelos, vem papear comigo!
Beijos, e até o próximo post.
Rio de Janeiro Gastando Pouco - Vai Menina
7 de setembro de 2015[…] também, e enchi de fotos para matar a saudade (meu cabelo estava em transição, foi antes do Big Chop). Vem […]
Renata
19 de outubro de 2015Achei maravilhosa sua postagem. Muito explicativa e ilustrativa, a gente sempre busca essas referências na Internet, principalmente devido a ansiedade pelo crescimento. Só para constar, cortei o restante da química no último sábado. E estava buscando algo assim quando achei seu blog. Adoro cabelo longo, e prefiro, mas ficar usando cabelo alisado com o natural não era muito minha praia, então já estou 1 ano e 4 meses de cabelo curto…O jeito é esperar crescer. Parabéns pela postagem.
Jéssica Ambrósio
30 de dezembro de 2015Oi Renata! Primeiro, me desculpe a demora. Eu estive muito atribulada e fiquei um tempinho fora do blog ;(
Fico muito, muito feliz que o post tenha sio útil pra você, quando fiz meu corte não achei referências de cabelo parecido com o meu, por isso quis mostrar a evolução dele. Obrigada pelo comentário, e um ótimo 2016 pra você <3
Os melhores posts de 2015 - Retrospectiva Vai, Menina - Vai Menina
31 de dezembro de 2015[…] 1 ano de Big Chop – Crescimento Capilar em Fotos O campeão de 2015 é um post que me deu muito orgulho. Durante minha transição, pesquisei muitas fotos para tomar coragem e fazer meu BC, e essa foi uma forma de agradecer a todas que me serviram de inspiração e também contribuir para encorajar novas meninas. Foi difícil escolher as fotos para representar bem os altos e baixos do crescimento capilar, mas fiquei muito feliz com o resultado […]
ketylen
8 de janeiro de 2016Oi Jéssica parabéns pelo seu lindo resultado, estou a 5 meses em transição, estou super feliz e não vejo a hora de me livrar desse cabelo liso. Só que não tenho coragem de fazer o BC ainda, pois não tenho o apoio da parte da minha família sempre falam que devo alisar pois assim ficarei mais bonita. Mas estou bem confiante que vou provar que natural sou bem mais bonita “)!!! Obrigada pelas dicas bjs……
Jéssica Ambrósio
11 de janeiro de 2016Oi Ketylen, tudo bem? Obrigada por comentar 😀
Essa fase é bem chatinha mesmo, mas se você está determinada a passar por ela, tenho certeza que vai conseguir!
Minha mãe também não queria que eu cortasse, mas com o tempo as pessoas acabam aceitando, afinal, a decisão é sempre nossa.
Dá uma olhadinha nesse outro post, pode te ajudar a decidir o momento certo para cortar: http://goo.gl/99kDne
Baijão!
Diana Santos
11 de janeiro de 2016Ótimo resultado! Esse registro em fotos é maravilhoso!
Beijos!
Jéssica Ambrósio
12 de janeiro de 2016Oi, Diana!
Antes de fazer meu corte eu busquei muito por registros em fotos, e como nem sempre o tipo de cabelo era como o meu, decidi deixar minha contribuição para outras meninas 🙂
Obrigada pelo comentário <3
Allison Fernandes
14 de maio de 2016eu adorei o seu cabelo ficou realmente muito bacana e eu tenho interesse me deixar o meu crescer pra fazer um blackpower só que com cachos mais recatados como o seu e meu cabelo já não corto a uns 5 meses mas ele ainda estar bem curtinho em relação as imagens que você usou do seu cabelo.
Jéssica Ambrósio
16 de maio de 2016Oi Allison, obrigada pelo comentário! Hoje em dia eu já não estou conseguindo deixar o black, ele está maior e pesando, então precisaria cortar novamente pra ele “armar” pra cima. Uma dica para acelerar o crescimento do seu cabelo é usar óleos vegetais, principalmente o de rícino, pra massagear a raiz. O Tônico de Alho da Gota Dourada também é muito bom, e baratinho 😉
No e Low Poo em Cabelo Alisado - Vai Menina
17 de junho de 2016[…] 1 ano de Big Chop – Crescimento Capilar em Fotos […]
Samara Pimentel
24 de agosto de 2016OI Jessica, boa tarde, nossa agora que encontrei seu post, seu cabelo tem o crescimento muito bom, diferente do meu 🙁 estou a 4 meses de bc e não vi tanta diferença, estou anciosissima para que ele cresca logo, :'( seu blog me ajudou bastante a tentar ficar mais calma kk, quando chegar em Dezembro completará 7 meses de bc, espero que fique do mesmo tamanho do seu quando estava com 7 meses de bc tmb rs..
beijos e obrigada.
Jéssica Ambrósio
18 de setembro de 2016Oi Samara! Eu vou confessar, foi só quando separei essas fotos que percebi o crescimento! Algumas dicas: cuide da alimentação, use produtos nutritivos e hidratantes no cabelo e tenha paciência, haha. Recomendo usar óleo de rícino alternado com o Tônico de Alho da Gota Dourada. Obrigada por comentar, um beijão pra você!
Renata Bispo
21 de setembro de 2016Que fofa,ficou lindo seu cabelo,estou no começo de transição,e pretendo cortar quando tiver um pouco maior,cansei de ser escrava da quimica
Jéssica Ambrósio
10 de outubro de 2016Obrigada pelo comentário Renata! Um beijão e muito boa sorte com sua transição. Corte quando se sentir preparada e vá curtindo as fases do cabelo 😀
Yasmin
24 de setembro de 2016O meu já tem 1 ano e não tem nem comparaçao com o seu.
Eu não faço hitrataçao, nem nutriçao será por isso?
Jéssica Ambrósio
10 de outubro de 2016Oi Yasmin, tudo bem? Olha, antes de comparar é preciso ver se a estrutura do seu fio é igual a minha, o que é difícil de encontrar então eu não gosto dessas comparações. Para mim, o principal de um cabelo bonito (e unhas, pele, tudo) é a alimentação, porque o cabelo cresce de dentro para fora e a hidratação que colocamos tem menor efeito que uma alimentação balanceada e correta. Se você já come direitinho, aí sim vamos ver os tratamentos. Eu não sigo cronograma capilar porque não faz muita diferença, então só faço hidratação (maizena, glicerina e babosa) e nutrição (óleos vegetais de coco, azeite e rícino), é o que funciona pra mim. Você pode testar também a reconstrução, que usa queratina e outras proteínas. Tenta incluir os cuidados na sua rotina, pelo menos 1x na semana, e tenha paciência porque os resultados podem demorar um pouco para aparecer. Se cuida, beijão!
Suzy
14 de outubro de 2016Estou em transição há 3 meses e doida pro cortar o cabelo, já cortei um parte e ele está no ombro. Estou gostando assim, mas estou com medo porque se não finalizo ele legal dá pra prender, mas depois do bc não vai rolar…. E tem o preconceito das pessoas. Não me importo com o que pensam, mas palavras machucam e muito.
Jéssica Ambrósio
19 de outubro de 2016Isso mesmo Suzy! Mesmo me preparando eu ainda me surpreendi com muitas coisas, existe sim um preconceito com as mulheres de cabelo curto, e com as crespas e cacheadas. Precisamos resistir! Eu fiz um outro post falando sobre o melhor momento para cortar, pode ser do seu interesse: http://vaimenina.com.br/blog/cortar-o-cabelo-depois-do-big-chop-medo-de-cortar-cabelo-beda/. Obrigada por comentar, beijos e boa transição!
Evelyze
24 de novembro de 2016Oi amei vê a evolução do seu cabelo. Fiz meu bc tem 4 meses e só consigo perceber que ele esta crescendo quando olho as fotos e comporo com o 1° dia.
Uma dúvida, durante esse período vc precisou cortar pra ele ir ficando certinho?
bjs e obrigada pelo post, serve de incentivo.
Jéssica Ambrósio
24 de novembro de 2016Oi Evelyze! Pra ser sincera, eu também só fui perceber vendo as fotos. Eu cortei com 11 meses porque a parte da nuca estava muito mais comprida que o resto. Aproveitei a cortei as pontinhas dele todo, e parece que cresceu ainda mais rápido! Eu tenho um post falando só sobre isso, acho que pode te interessar: https://goo.gl/RtwBJu
Muito obrigada pelo comentário, um beijo pra você!
Graziella
7 de dezembro de 2016Eu fiz meu bc em outubro, e ainda tenho dificuldades de definição principalmente na parte da franja, tem um tempo ideal pra começar a definir?
Jéssica Ambrósio
7 de dezembro de 2016Poxa Grazi, cada cabelo reage de um jeito, pode ter resquício de química no seu bulbo capilar, essa parte que não define pode ser scab hair :/ O meu mudou muuuito conforme foi crescendo, mas a finalização também ajudou. Você já testou algum gel mais pesado? Eu usava aqueles azuis de fixação forte na transição para modelar, pode dar certo para você. Se não funcionar, teste usar um pouquinho de óleo vegetal na hora de finalizar, a técnica LOC (liquido + óleo + creme) em que você passa o óleo antes do creme no cabelo molhado, também ajuda a definir. Beijos e boa sorte!
Beatriz Macedo da Silva
30 de janeiro de 2017Boa tarde!!! Iniciei minha transição mes passada! Está muito dificil, só tenho um dedo de cabelo natural, o resto está liso e minha cabeleireira cortou na altura do meu pescoço e pra me ajudar deixou uma franja curta e ele está todo repicado! Está armado, rebentado um terror, o que eu faço?
Jéssica Ambrósio
30 de junho de 2017Oi Beatriz! Você já testou alguma texturização? Para mim funcionava bem apenas amassando com um gel de fixação forte, mas você também pode enrolar nos dedos, usar bigudinhos, tranças e outras formas de enrolar o cabelo. Abuse de grampos e faixas para tirar o cabelo do rosto, cuide bem da alimentação e trate o cabelo com carinho, fazendo hidratações e usando óleos vegetais. Desculpe a demora, espero que ainda possa te ajudar.
Nathália Campos Rodrigues
31 de janeiro de 2019Oi Jéssica tudo bem? Meu nome é Nathália e eu acho que a gente já se conhece. Estava passeando pelo Pinterest quando vi essa postagem, já tinha lido antes mas agora acho que trouxe um novo significado pra mim. Fiz meu BC com 5 meses de transição, loucura né? Ainda me sinto insegura pelas pressões estéticas e julgamentos sociais, principalmente de familiares do interior, porém me sinto livre.
Sem secador, chapinha, medo de sair na chuva, queimaduras químicas com a progressiva, sem medo de esconder minha raiz, sem vergonha de ser quem eu sou. Obrigada por ser minha inspiração cacheada e essa mulher foda que você é. Saudades