5 Dicas para usar Lentes de Contato

Dica

Hoje eu trouxe 5 dicas para usar lentes de contato. Esse post foi ~encomendado~ por uma amiga que vai começar a usar lentes e me perguntou os meus truques. Eu tenho miopia e astigmatismo e uso lente de contato há mais ou menos 11 anos. Além dessa experiência, também trabalhei com produção de conteúdo para redes sociais de uma clinica oftalmológica, então, aprendi bastante sobre saúde dos olhos e vim compartilhar com a Bia e quem mais tiver dúvidas, as minhas dicas para usar lentes de contato.

dicas-usar-lente-contato

1. Dicas para usar Lentes de Contato: Crie uma rotina
Eu já perdi (na pia, no chão e dentro do olho, achando que tinha caído), rasguei e usei lentes trocadas quando era novinha. Só melhorou quando passei a me organizar. Minha rotina é: separar estojo e solução de limpeza, solto as tampas, lavar as mãos, secar bem, colocar a lente esquerda e só depois a direita. Para tirar também sigo um ritual, troco a solução do estojo, tiro primeiro a esquerda, lavo, guardo e repito com a direita. Isso evita que eu troque as lentes.

2. Dicas para usar Lentes de Contato: Limpeza é fundamental
Além de higienizar as mãos antes de colocar e tirar, é importante limpar também o estojo. Por recomendação do meu oftalmo eu costumo lavar com sabão neutro uma vez por semana. É importante não coçar os olhos com as mãos sujas ou quando estiver maquiada, pois as partículas podem entrar no olho e contaminar ou machucar. Eu tenho unhas grandes, mas sei qual é o limite para que não atrapalhem.

3. Dicas para usar Lentes de Contato: Use os produtos certos
Eu já tive uma experiência bem ruim com soro fisiológico, a conjuntivite bacteriana. Depois disso, só uso produtos específicos para lentes de contato, como o Renu Fresh da Baush e Lomb (fique atento à validade). Para hidratar os olhos, existem as lágrimas artificiais. Nunca use água ou qualquer outra coisa que não seja específica para lentes.

4. Dicas para usar Lentes de Contato: Descanse os olhos
Eu já dormi noites seguidas de lente e só não aconteceu algo ruim porque tive muita sorte. Não arrisque a saúde dos seus olhos, sempre tire e lave as lentes antes de dormir. Também não é recomendado usar lentes durante o banho, na piscina e na praia, pois a água pode contaminar a lente.

5. Dicas para usar Lentes de Contato: Maquiagem
Não use maquiagem vencida! Essa vale até para quem não usa lentes. Não compartilhe produtos, principalmente lápis, delineador, rímel e outros que vão em contato direto com os olhos. Eu sou bem resistente com réplicas e prefiro usar uma marca mais baratinha ou nacional, que tenha garantia de procedência, que uma importada fake (e sigo isso para qualquer tipo de maquiagem, não só os olhos). Ah, os pincéis devem ser limpos com frequência.

5-dicas-para-usar-lente-contato

Pra finalizar, não use lentes se estiver com os olhos irritados ou com alguma inflamação, como conjuntivite. Usar lentes de contato não é complicado. Pode até ser difícil na adaptação, mas torna-se um hábito com o tempo. Se sentir qualquer desconforto, procure o oftalmo!

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Beatriz Kenupp

    Eu adorei, vou criar uma rotina para não me perder (morro de medo de errar as lentes). Como estou no começo ainda tenho muita dificuldade na hora de retirar as lentes, quero me acostumar logo com essa vida hihi.
    Gostei muito das dicas e já até comprei o Renu que você me indicou ♥ PARABÉNS PELO POST ♥

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Que bom que te ajudou , Bia! É isso aí, com o tempo vira hábito e a gente nem lembra das dificuldades da adaptação. Beijos miga <2

  2. Responder
    Andressa

    Ola ! Amei seu post.. Sempre usei oculos, Há 4 dias que estou usando as lentes,, Porem não me adaptei ainda. Não estou enxergando perfeitamente como o Oculos.. Você demorou a se adaptar ?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Andressa! Pra ser bem sincera faz tempo então não lembro com riqueza de detalhes, mas acho que o que mais ajudou na adaptação foi aumentar gradativamente as horas de uso. Se você tiver qualquer problema, volte ao oftalmo, as vezes até os assistentes dele podem te auxiliar no jeito certo de colocar, porque isso influencia no conforto. Um beijão, e boa sorte 😀

Deixe seu comentário

Comentários