Gato na coleira? Dicas para Ensinar seu Pet a Passear com você

Dica

Quando eu digo que consigo passear com meu gato na coleira recebo muitos olhares de dúvida. Comecei a mostrar vídeos do Vader para provar, haha. No post de hoje vou contar como foi o processo de adaptação dele, e dar dicas para quem também quer passear com seu gatinho.

Gato Passeando de Coleira

 

PORQUE ENSINAR O GATO A PASSEAR NA COLEIRA

Eu decidi criar o Vader sem acesso livre à rua. Essa é uma decisão polêmica, muitos dizem que vai contra o ‘espírito livre’ do animal, mas como tutora minha escolha foi pela segurança dele. Um gato que sai para passear quando quer corre muitos riscos, como:

  • Maior probabilidade de contrair doenças
  • Atropelamentos
  • Ferimentos por briga com outros gatos (ou outros animais)
  • Intoxicação por ingerir alimentos impróprios do lixo
  • Maldade humana (agressões, envenenamento…)
  • Procriação, no caso de animais que não são castrados

Gatinhos pretos ainda sofrem com a superstição. A expectativa de vida de gatos que tem o acesso à rua controlado é muito maior do que os que saem livremente. Assim, os passeios com o gato na coleira são a forma que escolhi para deixar o gatinho explorar o mundo, tomar sol, comer graminhas (as que não fazem mal) e brincar ao ar livre. Também é como levamos ele na casa dos nossos pais aos finais de semana.

Como Treinar o Gato para Passear na Coleira

 

gato na coleira: QUAL MODELO ESCOLHER?

Há muitos modelos de coleiras nos petshops e até em supermercados, mas para passeio o indicado é peitoral. Esse modelo possui dois fechos e garante maior segurança. A que o Vader usa não é específica para felinos porque não encontrei por aqui, mas não faz muita diferença. Você pode usar o modelo peitoral para cães de pequeno ou médio porte, dependendo do tamanho do seu gato.

As coleiras de pescoço para gatos normalmente têm sinos, que eu particularmente não gosto. Moro em apartamento e se o barulhinho me incomoda, com certeza também incomodaria os vizinhos.
A coleira não deve ser muito apertada, mas principalmente não pode ser muito folgada. Se você já viu um gatinho peludo atravessando grades de um portão deve saber que eles conseguem passar por lugares apertados com muita facilidade.

Como Colocar Coleira em Gato

COMO ENSINAR O GATO

Quando começamos a usar coleira no Vader ele era bem novinho, após a última dose de vacina. É importante dizer que a aprendizagem vai depender do temperamento do gato e da idade dele. Animais mais velhos podem ser mais difíceis de lidar, mas já vi casos de sucesso. Já os resgatados podem ter passado por momentos difíceis ao serem manipulados, como precisamos fazer para vestir a coleira.

Se o seu bichinho já usa a coleira no pescoço, o processo pode ser mais simples. Eu não sou especialista, o Vader é meu primeiro gato, então vou contar aqui o que funcionou com a gente, torcendo para dar certo com seu gatinho também. No começo nós só colocávamos a parte do peitoral por alguns minutos, em casa mesmo, para ele acostumar.

Das primeiras vezes ele ficava imóvel, mas oferecemos petiscos e ele foi associando a coleira com recompensa. Ao longo dos dias fomos aumentando o tempo de uso, até uns 15 minutos. Depois disso foi a vez de prender a guia e começar a guiá-lo, ainda dentro de casa, novamente com o uso de petiscos.

Passeando com o Gato na Coleira

Gato na coleira: OS PRIMEIROS PASSEIOS

O primeiro lugar que levamos o Vevê foi uma parte gramada do condomínio. Ele não gostava muito de sair de casa, então eu pegava no colo até chegar no lugar. Como era tudo muito novo, ele queria cheirar cada pedacinho. É importante respeitar esse momento deles, sem puxar ou forçar o gatinho em uma direção (a menos que ele queira mexer em alguma coisa perigosa).

Eu não levei os petiscos nessa fase, mas é uma boa opção. Com o passar do tempo ele foi adquirindo confiança para explorar áreas maiores, e começamos a frequentar outros lugares como a casa dos nossos pais e um parque na cidade.

Acostumar o Gato na Coleira

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Escolha lugares tranquilos, onde o animal não se sinta ameaçado. Se ele não se sentir confortável, vai buscar o colo do tutor e é importante se abaixar ou pegá-lo no colo, oferecendo proteção. Lembre-se que o tutor é a pessoa que representa segurança para ele.

  • Não use uma guia muito longa, principalmente nos primeiros passeios, para estar sempre perto dele;
  • Confira sempre a temperatura do chão, não leve seu gatinho para caminhar em superfícies muito quentes;
  • Fique de olho nele o tempo todo, eles se interessam por tudo que for diferente, e isso pode ser algo perigoso;
  • Leve um potinho para água, gatos são propensos a problemas renais e água limpa e fresca deve sempre ser oferecida;
  • Nunca deixe a guia presa em algum lugar enquanto você se afasta. Ele pode se soltar e ficar perdido.

Salve esse post no Pinterest:

Leve seu Gato para Passear na Coleira

Espero que essas dicas sejam úteis para outros gateiros. Você já levou seu bichano para passear? Conte nos comentários, vamos conversar sobre gatinhos!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários