Decoração para Domingo de Ramos em Casa 🌿 DIY

Decoração

Faça você mesmo a decoração para Domingo de Ramos com itens simples, e traga um pouco da celebração para sua casa na quarentena. Mostro como decorei um pedacinho da rack para o Domingo de Ramos, com itens que já tenho em casa. É um arranjo simples, com folhagens do jardim. O toque temático ficou por conta do quadrinho com a palavra Hosana, que está disponível para download. Trago também uma reflexão sobre espiritualidade e como trazer símbolos religiosos para minha casa foi importante para minha saúde mental durante a pandemia.

Celebração Domingo de Ramos em Casa

DOMINGO de ramos na quarentena

Para os cristãos, o Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que se encerra na Páscoa. É um dia festivo, e tenho muitas lembranças de participar na infância. Como o nome já diz, a decoração se dá por ramos de árvores. Os fiéis carregam os ramos durante a procissão, e também enfeitam a igreja. Decidi elaborar uma decoração em casa como um desafio criativo, algo que me motiva bastante, além da expressão de fé e oportunidade de inspirar outras pessoas a fazem o mesmo.

 

A DECOR

Para montar esse cantinho eu queria algo rústico e mais minimalista, com folhagens, elementos naturais e itens na cor verde. Como estamos em isolamento, usei somente as peças que já tinha em casa. Comecei com um jogo americano de algodão, e já que a estante é bem pequena, eu o coloquei na transversal. Sobre ela, um galho do pé de limão aqui do quintal. Usei um vaso de vidro e a garrafinha de leite de coco, reciclada. Aproveite para usar copos e potes reciclados nessa decoração. O vaso maior recebeu um galho de coqueiro de jardim, e no menor usei uma samambaia artificial. Quando a boca do vaso é pequena, um ou dois galhos já resolvem #ficadica.

Para manter a folhagem por mais tempo, o ideal é colocar água na garrafinha. Lembre-se de trocar a cada dois dias, para evitar a proliferação do mosquito da dengue!

Também dá para decorar com folhagens artificiais, se você não tiver nenhuma planta natural em casa. No vaso grande a decoração ficou por conta de uma tentativa de macramê que fiz com barbante cru, e na garrafinha só enrolei um pedaço de sisal. Acrescentei uma vela na cor verde e um cacto que já ficam nessa estante. O coração de MDF veio da decoração do meu casamento, e dá o toque rústico. Por fim, o porta-retratos com o quadrinho, que finaliza a decoração para Domingo de Ramos. A arte para download está disponível no tamanho 15x21cm, basta clicar aqui. Você pode incluir outros itens, como crucifixo ou a bíblia, e ainda imprimir outras frases, versículos e imagens para usar no porta-retratos. O importante é que essa decoração te ajude a vivenciar a celebração.

Decoração para Domingo de Ramos em Casa

DECORAÇÃO PARA PORTA

Uma decoração extremamente fácil, singela e significativa! Usei uma guirlanda de cipó (que eu mesma fiz) e ramos de um arbusto que temos no quintal, o pingo de ouro. Para manter a folhagem no lugar, enrolei uma fita de cetim. Como minha porta é clara, usei uma fita roxa, que é a cor usada na quaresma. Se a sua porta é escura, uma fita branca também fica lindo! Eu já tenho um gancho adesivo, então só precisei encaixar nele. Também dá certo com um prego ou tachinha, e se o puxador da porta for grande dá para amarrar nele mesmo. E se você não tem uma base para a guirlanda, outra opção é selecionar dois ou três galhos e unir as hastes com a fita, dando um laço.

Domingo de Ramos - Arranjo para Porta

CONECTE-SE A SUA ESPIRITUALIDADE

Me conectar a minha fé, através de celebrações virtuais foi a forma que encontrei de manter a minha espiritualidade durante a pandemia. Essa conexão também acabou refletindo na decoração da casa. Seja qual for a sua crença, o pilar espiritual é importante para manter a esperança. O caminho que escolhi foi participar das missas online da paróquia que frequentei durante minha adolescência, e que foi muito importante pra mim.

Enfeites para Domingo de Ramos em Casa

Na casa, decidi expor objetos de devoção e que tem ainda mais significados:

  • a Bíblia que era do And e fez parte da nossa cerimônia de casamento;
  • uma imagem de Nossa Senhora que comprei no Santuário de Aparecida;
  • a Sagrada Família que ganhamos de casamento.
    Se você também possui itens relacionados a sua espiritualidade e que foram parte importante da sua formação, que tal deixá-los expostos? E se não possui nenhum objeto, mas quer trazer sua crença para a decoração, é possível imprimir imagens, frases e símbolos que a representem. Para incluí-los no ambiente, use molduras, porta-retratos ou apenas cole na parede com fita adesiva. O importante é transformar seu ambiente para que em momentos difíceis seja possível olhar ao redor e encontrar paz e esperança!

Salve esse post no Pinterest:

Espero que tenham gostado, e que essa decoração para Domingo de Ramos deixe sua casa mais alegre. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários