Machismo e Big Chop – Homem não gosta de cabelo curto?

Cabelo

Volta e meia eu vejo esses dois assuntos que não deveriam estar na mesma frase, machismo e big chop, juntos. São relatos de meninas que não tem apoio do companheiro para fazer o desejado BC, seja por não gostar de cabelo curto ou não aceitar a textura natural do cabelo dela. Isso me entristece muito e dá vontade de fazer textão. Bom, aqui está.

machismo-big-chop-cabelo-curto

Um resuminho rápido: quando a pessoa decide que vai assumir seu cabelo natural depois de químicas, ela precisa fazer um corte e tirar a parte alisada para o cabelo crescer forte e crespo ou cacheado. Chamamos esse corte de Big Chop, ou BC. Eu passei por ele há 2 anos, depois de 11 fazendo relaxamentos e 1 ano e 5 meses deixando a raiz crescer para o corte (veja minha transição capilar). Nessa época, as duas texturas atrapalham na hora de arrumar o cabelo, a auto-estima fica fragilizada e é preciso de uma decisão firme para não voltar ao alisamento.

Com um corte novo e ainda me adaptando eu ouvi que iria me arrepender, que ia demorar pra crescer e o que me fez escrever esse post sobre machismo e big chop: homem não gosta de cabelo curto. O cabelo longo está associado a feminilidade, mas mulher não existe pra agradar os olhos masculinos! Estamos tão costumadas a ouvir que nossa aparência deve ser do jeito que os homens preferem que nem problematizamos, mas isso é machismo puro! No post sobre cultura do estupro eu falei mais sobre esse direito que os homens acreditam ter sobre mulheres (e não só as companheiras, qualquer mulher pode ser vítima de um machista).

Meu cabelo, minhas regras
Eu tenho um companheiro que sempre me apoiou, foi ele quem passou a tesoura no meu BC e me ajudou a acertar o corte depois. Ele me incentiva e me respeita como pessoa e mulher. Lamento que muitas meninas se envolvam com pessoas que não respeitam suas vontades, seus desejos e seu corpo. Sim, controlar o cabelo é controlar o corpo do outro. Conheço pessoas que não podem cortar o cabelo porque o namorado ou marido não deixa e ameaça terminar o relacionamento caso isso aconteça. Miga, se o cara te fala isso é de se pensar se ele está com você por sua essência ou aparência. Alguém que só fica com você pelo comprimento do cabelo estaria ao seu lado se você precisasse raspar?homem-gosta-cabelo-curto

O big chop é algo externo que só te ajuda a aceitar a natureza do seu cabelo, suas raízes e se amar como é, além de eliminar as substâncias químicas tão nocivas para o cabelo e a saúde. Já falei sobre estar preparada para o big chop e reforço, só você sabe quando o momento certo chegou. Se você está decidida a assumir o cabelo natural e fazer o BC, não deixe que outra pessoa ou opinião do inconsciente coletivo manipulem seus desejos e minem sua coragem. O feminismo me ajudou a enfrentar essa fase de indiretas machistas. Eu já estava me empoderando e não deixei que isso me abalasse, mas se fosse um tempo atrás essas palavras me fariam muito mal, como sei que fazem para tantas meninas.

transicao-capilar-big-chop-cabelo-natural-vaimenina

Nessa fase, é bom se cercar de pessoas que te incentivam para não se deixar abalar. Busque grupos de apoio, blogueiras, youtubers e principalmente amigas próximas para te lembrarem o quão maravilhosa você é, não pelo exterior mas pelo que tem por dentro. Para aprender mais sobre feminismo, recomendo uma listinha de blogs e sites que publiquei aqui no Dia da Mulher (parte 1 e parte 2). Para provar que cabelo cresce, compartilho com você fotos do meu cabelo por 1 ano depois do BC.

Sei que cada casal define como guiar seu relacionamento, mas esses questionamentos são válidos para todos. Relacionamentos devem ser pautados pelo respeito, não por ameaças. Não se prenda a alguém que te faz mal. Desejo que você seja a protagonista de sua história e não deixe que ninguém tome suas decisões.

Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Conceição

    querida Jéssica Ambrósio, adoro os teus posts e este então amei, aderi recentemente ao BC( 1 mês) com apenas 3 meses de transição ( acho que devia ter esperado mais) e pra ser sincera depois de feito arrependi-me mas como não tem volta se não esperar crescer vou me habituando ao novo visual. o meu esposo não escondeu o seu descontentamento e isso abalou a minha vontade de ser natural e no entanto tenho usado perucas para colmatar a situação.

    o meu cabelo é do tipo 4C é muito seco e desde então tento ao máximo seguir o cronograma capilar com receitas caseiras , gostaria de saber com que frequência devo lavar o cabelo e qual é o intervalo recomendado para seguir as etapas do cronograma capilar.

    Saudações

    Conceição

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Conceição! Sinto muito que você não esteja feliz. Isso pode ser porque ainda não se acostumou com o curtinho, então minha sugestão e que você dê mais um tempo pra sentir se é isso mesmo. Também converse com seu companheiro, fale como você se sente e peça compreensão nessa fase, ele também tem que se acostumar com seu novo visual, lembrando que o interior não mudou. Sobre as lavagens, quando meu cabelo estava curto eu lavava dia sim, dia não porque com ele limpinho conseguia arrumar melhor. Hoje em dia lavo 2x na semana e sinto que é suficiente.
      Força pra você, desejo que se encontre e se ame por quem você é. Beijos, muito obrigada pelo comentário!

Deixe seu comentário

Comentários