Meu Buquê Desconstruído #CasamentoAndeJeh

Casamento

O post de hoje é para falar de um dos xodós do meu casamento: o buquê desconstruído. Uma coisa que talvez vocês já tenham percebido sobre mim é que eu gosto de ser diferentona e mostrar minha personalidade. Evito ao máximo algo que seja muito usado para não ser mais uma em um mar de iguais. Sendo assim, o que eu menos queria eram um buquê de noiva clássico, redondo com rosas vermelhas, e busquei a versão mais moderna desse arranjo de flores.

Nesse post vou falar um pouquinho sobre esse estilo de buquê e mostrar os detalhes do meu, que também serviu para homenagear uma pessoa muito querida. Se você pensa em se casar, tenho certeza que esse post será útil, por isso acompanhe até o final e veja minha dica DIY de um segundo buquê para jogar para os solteiros da festa. Também deixei a lista com meus fornecedores.

Noiva Cacheada Segurando Buquê de Casamento com Suculenta

Eu pesquisei bastante sobre buquês de noivas antes de ir até a floricultura, e lá passei um bom tempo para escolher as flores, afinal, o buquê é um acessório que complementa o look da noiva! Fiquei muito feliz com o resultado, era exatamente como eu sonhei e casou (rs) super bem com os outros elementos do meu eu-noiva, cabelo, maquiagem e vestido.

Buquê Desconstruído ou Buquê Assimétrico

Os dois nomes servem para esse buquê onde as flores e folhagens ficam bagunçadinhas. É muito comum o uso de muito verde, nas folhagens, como eucaliptos, e a mistura de flores mais simples com outras mais chamativas. Ele é moderno e combina com decorações rústicas, simples, boho e divertidas. Claro que isso não te impede de usar esse buquê e ter uma decoração mais clássica, a decisão é sempre sua! Nas referências que busquei não vi nenhuma noiva com vestido mais estruturado como o meu com um buquê desconstruído. Normalmente os vestidos eram mais fluidos, com rendas e transparências, mas eu gostei muito de como ele ficou junto a minha saia volumosa e coroa de princesa.

Buquê Desconstruído com Suculentas, Lírios e Renda Portuguesa

 

Escolhendo as Flores e Montando o Buquê

Meu buquê desconstruído teve como flores lírios brancos com botões, boca-de-leão e astromélias roxas, lisianthus cor de rosa, uma suculenta enorme e a folhagem foi renda portuguesa, que me lembra a casa da minha avó e traz uma sensação de aconchego. Eu fui até a floricultura umas semanas antes do casamento para conversar, mostrei minhas referências e pré-selecionei as flores. Nesse momento a florista foi dando sugestões de flores, folhagens e tonalidades e me mostrando como ficaria a combinação. Voltei lá mais perto do dia para confirmar, pois ás vezes é preciso fazer uma troca pela falta de uma flor, tonalidade diferente ou uma nova flor que você se apaixona na hora.

Aproveitei para encomendar as flores da decoração e a lembrancinha, que foi um pé de manjericão, também. Quem montou meu buquê foi a Carla, da Ramos Comércio de Flores (deixei o contato no final do post). O atendimento foi maravilhoso e o preço super justo. Recomendo demais e quando minha reforma terminar eu quero voltar lá para comprar plantinhas para minha casa.

Atenção: existem flores que são encontradas o ano inteiro, e outras que só florescem em determinada época. Claro que se você faz questão de uma flor específica, pode encontrá-la fora de época, mas saiba que seu preço será mais elevado e ela pode não estar tão bonita. Já as flores da época serão mais fáceis de encontrar e também mais baratas. Para você ter uma referência, eu me casei em setembro.

Homenagem á Entes Queridos

O casamento é um momento delicioso para celebrar a nova família que está nascendo, e queremos compartilhar essa alegria com nossos pais, irmãos, avós e todos que são importantes na nossa vida. Em alguns casos, a pessoa especial já não está presente, mas há sempre uma maneira carinhosa de se lembrar dela e lhe dar seu lugar de destaque. O mais comuns são as fotos, que as noivas carregam no buquê e os noivos na lapela, em formato de broche ou pingente. Foi o que eu fiz.

Noiva Cacheada com Buquê Desconstruído

Foto no Buquê

Decidi usar o buquê para homenagear meu avô paterno Toninho, que faleceu há alguns anos. Foi no dia do velório dele que eu e o And falamos pela primeira vez de casamento, e ele merecia um lugar especial na cerimônia. Para isso, encomendei um relicário no Mercado Livre. Existem dois tipos de medalhas, ou relicários: o que vem vazio, para você inserir uma foto 3×4, e o que já vem pronto, que foi o que escolhi. Foi bem tranquilo, após confirmar o pagamento eu enviei uma foto do vô, que foi o And que tirou, e recebi prontinho em casa. Foi só deixar com a florista e ela fez esse lindo acabamento com sisal, de acordo com nossa decoração rústica.

Buquê Desconstruído com sisal e relicário

Buquê para Jogar na Festa

Com um buquê desconstruído maravilhoso desses eu já calculei que não teria coragem de jogar para as solteiras, então fizemos um segundo buquê para jogar, com Santo Antônio de feltro. No meu chá de cozinha eu tive um Santo Antônio em um altarzinho para os solteiros, e para repetir o santo casamenteiro, minha avó fez várias miniaturas. Nós encontramos o tutorial no Youtube, buscando por buquê de Santo Antônio. É bem fácil e pode ser colado costurado ou colado com cola quente. É uma brincadeira legal porque na hora de jogar os bonequinhos se espalham e vários solteiros podem pegar o seu. Uma das meninas que pegou o santo no meu casamento foi pedida em casamento pouco tempo depois #fé

buquê de Santo Antônio em feltro DIY

Dicas para escolher o buquê

Casamento é realização de sonho e você pode usar o buquê de flores que mais gostar independente do estilo do seu casamento. Ainda assim, existem algumas dicas para que o resultado seja harmonioso, afinal o buquê estará presente nas fotos e filmagem da celebração, seja ela religiosa ou não. Confira agora algumas dicas para escolher seu buquê de noiva:

    • O buquê não precisa seguir a decoração da igreja e festa. Na verdade, ao não usar as mesmas flores, nos mesmos tons, evita-se a impressão de que a noiva pegou um dos arranjos.
    • Ele pode ser feito só com flores, mesclando com folhagens, apenas folhagens e até frutas, ervas e temperinhos, como o alecrim. Algumas pessoas acreditam que as ervas trazem proteção 🙂
    • Se as daminhas, madrinhas ou demoiselles usarem buquês, eles não precisam ser versões menores do usado pela noiva. O buquê deve sempre combinar com quem o carrega.
    • Para crianças as opções são muitas, e minhas preferidas são as flores delicadas, buquês de marshmallow e buquês de corações de feltro. Ainda pode ser um pirulito colorido ou um ursinho de pelúcia.
    • Na hora de decidir, a altura da noiva deve ser levada em consideração para que um buquê grande demais não cubra seu rosto, ou um pequeno demais desapareça em meio ao vestido.
    • Para as noivas católicas, o buquê pode ser combinado com um rosário, ou substituído por ele. É uma escolha pessoal e não há certo ou errado.

Eu falei bastante sobre flores naturais, até porque foi o que escolhi, mas quero lembrar que o buquê ainda pode ser feito com outros materiais. Alguns exemplos são flores artificiais ou desidratadas, trigo, pérolas, tecido, fitas, feltro, crochê, papel e qualquer outra coisa que faça sentido para você. Eu mesma fiquei um bom tempo para decidir entre flores naturais ou de papel, existem opções lindíssimas feitas com páginas de livros! Se você tem uma veia artística, por que não se arriscar em um trabalho manual? Apenas faça com antecedência e certifique-se que haverá tempo hábil para recorrer a um plano B caso necessário.

Ficha técnica
Buquê: Ramos Comércio de Flores

Cabelo: Joandele Barcelos
FilmagemRildo Silva

Foto: Paulo Teotônio
Hotel: Portal D’Oeste

Make: Thais Esvicero

Espero que tenham gostado tanto quanto eu desse buquê desconstruído, e que sirva de inspiração para mais noivinhas. Beijos e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários