Noiva Cacheada – Cabelo Natural #CasamentoAndeJeh

Cabelo, Casamento

Oi pessoal, tudo bem? Hoje vou contar minha experiência como noiva cacheada! E mostrar que  cabelo cacheado e crespo pode sim ser usado na sua forma natural no grande dia. Eu usei meu cabelo natural e vou contar como foi, além de deixar fotos do meu penteado para inspirar outras noivinhas. Deixo também uma reflexão sobre essa ideia sem cabimento de que cabelo cacheado não combina com eventos sociais.

Esse conteúdo também é válido para madrinhas, formandas, debutantes e todas as cacheadas que não querem alisar para um dia especial!

noiva cacheada coroa cabelo natural com veu

 

Por que usar o cabelo natural no casamento?

Desde que eu fiz meu big chop e assumi meu cabelo natural, há 4 anos atrás, eu nunca mais fiz escova, chapinha ou outra forma de alisamento. Até nas ocasiões mais formais, como casamentos e formaturas, minha escolha sempre foi deixar os cachos naturais. Eu não tenho nada contra cabelos alisados e quimicamente tratados – até falei sobre no e low poo em cabelos alisados aqui no blog – mas já não consigo me identificar com outra coisa que não os cachos. Eles viraram minha marca e representam minha personalidade. Sendo assim, os cachos não poderiam ficar de fora de um dos dias mais especiais da minha vida. Parece que eu sempre soube que seria uma noiva cacheada!

Todos a minha volta compreenderam e tive muito apoio da minha família e do noivo, mas sei que nem todas as meninas encontram tanta empatia (falei um pouco sobre isso nesse post). Infelizmente, ainda há uma cultura de que cabelo cacheado e crespo não é arrumado e não combina com ocasiões formais :/ Eu mesma já fui vítima desse pensamento várias vezes (primeira comunhão, aniversário de 15 anos, formatura do ensino médio e faculdade, como convidada em eventos…). Mas estamos vivendo recentemente um movimento muito bonito de aceitação das texturas de nossos cabelos, onde podemos encontrar produtos específicos para cada curvatura. Temos também influenciadoras de cabelos crespos e cacheados que nos inspiram a cada dia.

dia da noiva cacheada cabelo natural babyliss

 

Noiva Cacheada: Escolhendo o Profissional

Sei que muitas noivas cacheadas optam por arrumar o cabelo sozinhas. Seja por não encontrarem um profissional adequado, ou pelo costume que já tem de tratar o próprio cabelo. Como contei no post do meu dia da noiva (que não foi em um salão de beleza) eu também cogitei essa opção, mas tive a felicidade de encontrar profissionais maravilhosas e deixei que elas cuidassem de mim. Quem cuidou dos meus cachos foi a Joandele, e ela foi amor á primeira vista!  Cacheada, estilosa, professora de estética e com pensamentos muito parecidos com os meus. Eu já tive problemas com cabeleireiros que não entendiam meu tipo de cabelo (contei sobre minha transição capilar por aqui), e com isso a gente acaba tendo um pé atrás com profissionais. Mas ela é qualificada e tudo isso passou bem longe. Vou deixar os contatos no final do post 🙂

noiva cacheada de cabelo solto com véu

 

Meu Penteado de casamento no cabelo cacheado

Queria o máximo possível solto. Eu lavei meu cabelo na quinta-feira, pois na sexta cedinho precisava estar pronta para o casamento civil, que eu mesma arrumei um presinho com grampo na lateral. No sábado, dia do casamento religioso, eu fiz um co-wash e deixei secar naturalmente em casa. Depois, no hotel onde me arrumei, a Jô passou um babyliss da espessura dos meus cachos para refazer alguns da parte de cima que estavam mais bagunçadinhos. Foi coisa pouca, para manter o aspecto natural.

Eu queria o máximo de cabelo solto possível. No dia do teste de penteado eu fiquei entre três opções, mas a versão final acabou sendo decidida na hora. Foi um meio-preso (ou semi-preso, como preferirem) com torcidinhos em uma lateral. Para a coroa aparecer melhor vista de frente, também teve um topetinho atrás dela. Na lateral que ficou mais solta, a Jô ainda colocou alguns grampos escondidos para tirar o cabelo do rosto. Abaixo coloquei duas fotos de pertinho da parte presa para vocês entenderem melhor.

noiva-cacheada-penteado-meio-preso-veu-coroa

Os acessórios escolhidos para o cabelo foram coroa e véu. Essa coroa eu já tinha há muitos anos, usei em uma fantasia de cisne negro no carnaval de 2011! Lembro que a loja estava com uma promoção e comprei com 50% de desconto #custobenê. O véu era simples, apenas o tule branco preso em um pentinho. Meu vestido foi simples também, apenas com detalhes em pérola no busto e cintura. A saia e alças também eram feitos de tule, achei que tudo estava conversando entre si. Tive dúvidas se o brinco e coroa também precisavam ser de pérolas, mas acabei gostando de usar os dois prateados e com brilho. O casamento foi de dia, e esses toques sutis foram suficientes para brilhar sem exageros.

acessorios noiva coroa brincos prata brilho strass

Recomendações para as noivas cacheadas

Na hora de buscar referências de penteados para noivas, procure fotos de cabelos parecidos com o seu, principalmente no tipo de cacho. Para você saber, o meu cacho tem uma mistura de 3b e 3c. Comprimento e cor também devem ser levados em consideração! Em cabelos escuros as peças com brilho se destacam. Já nos cabelos claros ou com luzes os detalhes de uma trança aparecem melhor. Também é importante fazer o teste de cabelo, principalmente se você não conhece o profissional, ou está indecisa quanto ao penteado.

A noiva cacheada e crespa pode usar todos os penteados e acessórios que as outras noivas, e sem a necessidade de escovar! Coque, meio preso, solto, com véu, com tiara, flores, arranjo de pedras e coroa de princesa! O importante é escolher um penteado que te faça sentir linda, segura e que seja confortável. Eu dancei, pulei e me diverti muito e mesmo com o cabelo solto não tive nenhum problema. Claro que ao abraçar tanta gente querida, um fio ou outro sai do lugar. Mas sou do tipo que não se incomoda com volume e nem liga pra frizz, então estava tudo certo.

noiva cacheada cabelo solto dançando na festa

Ficha técnica
Buquê: Ramos Comércio de Flores
Cabelo: Joandele Barcelos
FilmagemRildo Silva

Foto: Paulo Teotônio
Hotel: Portal D’Oeste

Make: Thais Esvicero

Bem, espero que esse post tenha inspirado outras noivas cacheadas a usar seu cabelo natural no casamento. E que também ajude mulheres cacheadas a decidir o penteado para sua formatura, aniversário, batizado do filho, casamento da melhor amiga e qualquer outro evento especial. Afinal, nossos cachos podem ser muito elegantes e transitar em todos os ambientes!

Se você gostou, compartilhe com uma amiga que está precisando de inspiração de penteado, especialmente se ela for uma noiva cacheada! Obrigada por acompanhar. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários