Viagem: O que fazer em Brasília em um fim de semana

Viagem

O que fazer em Brasilia se você só tem um final de semana para conhecer a cidade? Eu fiz esse passeio em fevereiro, e se você me segue no Instagram ou acompanha a página do blog, já viu algumas fotos da viagem. Nesse post eu trouxe meu roteiro pelos pontos turísticos. Além deles, eu também curti o bloquinho de carnaval da Preta Gil, tomei sol no lago Paranoá e conferi uma exposição bem legal no CCBB, tudo na companhia de uma amiga maravilhosa, beijo Mari!

Viagem-o-que-fazer-em-brasilia-final-semana

Brasília é uma cidade planejada, muito bonita e organizada para deleite de quem curte arquitetura e urbanismo, já que o arquiteto Oscar Niemeyer, o urbanista Lúcio Costa e o paisagista Burle Marx são os nomes responsáveis pela obra. O centro tem o formato de um avião (corpo e asas) e é cercado por prédio lindos. A cultura, com espaços destinados a exposições e eventos e a presença do verde em toda parte me chamaram a atenção. Apesar de ser super quente (nada que uma prudentina não aguente rs) achei gostosinha.

Os quarteirões são enorrrrmes, e tudo super plano, então mesmo que olhando pareça que está tudo bem pertinho, as distâncias enganam. A maneira de nomear as ruas, quadras e bairros também é peculiar, com as super quadras externas, internas, setores específicos com o de hotéis, diversões ou mansões, sempre seguindo os pontos cardeais. Eu andei de Uber pela primeira vez lá (apaixonada pelo serviço), mas também bati muita perna. Além de conhecer a cidade, consegui pegar o finalzinho do carnaval no bloco da Preta que foi super divertido 😀

E vamos ao meu roteiro! Os pontos mais famosos são prédios e monumentos que fazem parte da história do país  Dá uma olhada nas minhas dicas para conhecer Brasília:

 

O que fazer em Brasília: Eixo Monumental

Se você tem pouco tempo de viagem como eu, foca no eixo monumental. Ele é o corpo do avião no plano Piloto, e nele estão os principais pontos turísticos. Você consegue chegar de táxi ou ônibus, e dá para passar o dia lá tranquilamente. Meu roteiro no primeiro dia começou com o café da manhã no Shopping Conjunto Nacional, e seguiu passando pelo Museu Nacional, Catedral Metropolitana e Congresso Nacional. No segundo dia eu voltei para a vista panorâmica da Torre de TV e conferi os dois prédios que estavam faltando para completar a Praça dos Três Poderes.

O-que-fazer-em-Brasília-eixo-monumental

O que fazer em Brasília: Museu do Conjunto Nacional e Catedral Metropolitana

O Museu do Conjunto Nacional da República é lindo, uma cúpula de 90 metros projetado por Niemeyer e com um belo espelho d’água na frente. Lá acontecem mostras itinerantes de artistas renomados. Durante minha visita pude conferir a exposição Preto & Branco e Moderna para Sempre, sobre fotografia moderna. Para saber mais sobre a programação do Museu clique aqui. Saindo de lá você já avista a Catedral Metropolitana,  também obra do Niemeyer.

Vista de fora, os arcos formam uma coroa de espinhos. Por dentro a beleza dos vitrais rouba a cena. Do teto pendem 3 anjos de pedra imponentes, que contrastam com os bancos simples de madeira. A igreja também tem uma réplica milimetricamente idêntica à Pietá, de Michelangelo, e a cruz da primeira missa em Brasília. Experimente falar perto da parede, o som viaja e volta para você! Na saída eu passei por uma barraquinha de flores do cerrado. São flores desidratadas em lindos arranjos. Eu comprei três rosas que já estão na sala da minha mãe, é uma lembrança diferente para quem não curte miniaturas de pontos turísticos.

O-que-fazer-em-Brasília-museu-do-conjunto-nacional-da-republica

O-que-fazer-em-Brasília-museu-conjunto-nacional

O-que-fazer-em-Brasília-catedral metropolitana

Conhecendo-Catedral-Metropolitana-Brasilia

Catedral-metropolitana-O-que-fazer-em-Brasília

Pietá-catedral-metropolitana-brasilia

estátua-anjos-catedral-metropolitana-brasilia

O-que-fazer-em-Brasília-flores-do-cerrado

O que fazer em Brasília: Esplanada dos Ministérios

Caminhando para baixo em direção ao Congresso Nacional você vai passar pela Esplanada dos Ministérios, uma avenida com seis pistas e um grande gramado ao centro, ladeada por 17 predinhos iguais. Cada um deles abriga um ou mais ministérios, que se estendem nos prédios anexos que são ligados por tuneis subterrâneos e pontes. No final você terá o Palácio do Itamaraty a sua direita e o Palácio da Justiça à esquerda. São prédios muito bonitos e com uma arquitetura parecida, com arcos e espelhos d’água. Eu só os vi por fora, mas sei que o Itamaraty permite visitas no seu interior. Para mais informações, clique aqui.

O-que-fazer-em-Brasília-esplanada-ministérios

O-que-fazer-em-Brasília-itamaraty

O que fazer em Brasília: Congresso Nacional

No final da Esplanada dos Ministérios está o Congresso nacional, prédio símbolo da cidade com seus dois pratos e um H no meio. Os pratos, ou cúpulas, representam respectivamente a Câmara dos Deputados, com a cúpula voltada para cima para receber ideias do povo, e Câmara dos Senadores, com a cúpula voltada para baixo para refletir as ações a serem tomadas. Nós descansamos um pouco nos sofás do salão negro e seguimos para uma visita guiada pelo Congresso. Conhecemos as duas câmaras, salões e corredores por onde os parlamentares passam, belas obras de arte e presentes de outros países que ficam expostos. O ambiente é muito bonito e bem decorado, até mesmo as poltronas são assinadas por Niemeyer! Para mais informações sobre as visitas, clique aqui.

O-que-fazer-em-Brasília-congresso-nacional

O-que-fazer-em-Brasília-look-congresso-nacional

O que fazer em Brasília: Praça dos Três Poderes

Entre os três prédios que representam os poderes executivo, legislativo e judiciário fica uma grande praça, a Praça dos Três Poderes. Nós já falamos do legislativo, representandos pelos deputados e senadores do Congresso Nacional. O executivo é o Palácio do Planalto, onde fica o escritório da presidenta e de onde são assinados documentos oficiais. As portas são guardadas pelos Dragões da Independência, nós conseguimos ver uma troca de guarda. O Superior Tribunal Federal é o representante do poder judiciário, com a icônica estátua na frente. Não conseguimos visitar esses prédios,mas você pode ter mais informações sobre o Palácio do Planalto aqui e sobre o STF aqui.

Ainda na praça podemos ver a pira com a chama que nunca se apaga, a Bandeira do Brasil, que é a maior bandeira de país hasteada do mundo, e a estátua dos Candangos, um dos símbolos da cidade. Uma moça na feirinha da Torre de TV me contou a história deles, que é uma homenagem aos trabalhadores que foram para lá construir a cidade. Durante um desabamento, muitos morreram soterrados e foram encontrados segurando suas ferramentas de trabalho, por isso a homenagem. Ainda tem mais coisas, mas eu fui no horário do almoço e o sol estava muito forte, não há árvores ou sombra para se proteger por lá, então olhamos tudo bem rapidinho rs.

O-que-fazer-em-Brasília-justiça

O-que-fazer-em-Brasília-candangos

O-que-fazer-em-Brasília-praça-dos-tres-poderes

O que fazer em Brasília: Torre de TV

No outro dia nossa primeira atividade foi subir na Torre de TV. Foi um dos passeios que mais gostei! Ela tem 244 metros e foi projetada por Lúcio Costa. A subida é de elevador e o mirante de 75 metros dá uma visão de 360º da cidade. Ficamos bastante tempo lá em cima, tirando fotos e aproveitando a vista maravilhosa. De lá fomos para a feirinha gastronômica e de artesanatos que fica atrás para tomar café da manhã, eu comi uma pamonha goiana deliciosa e a Mari acertou na tapioca com queijo coalho. É um bom lugar para comprar lembrancinhas, eu trouxe faixas de cabelo pra minha irmã e miniaturas dos pontos turísticos para as avós. Na frente da torre fica o letreiro Eu <3 Brasília, que foi o lugar mais cheio de turistas, se você quer uma foto perfeita sem mais ninguém seja bem paciente.

O-que-fazer-em-Brasília-mirante-torre-de-tv

letreiro-eu-amo-brasilia

O-que-fazer-em-Brasília-eixo-monumental-torre-de-tv

torre-de-tv-brasilia

O que fazer em Brasília: Lago Paranoá, Pontão Sul e Ponte JK

Ainda tem um tempo livre? Então vamos pra praia do brasiliense, o lago Paranoá. É um lago artificial que foi construído para ajudar na umidade do ar, que é bem seco. Eu passei a tarde de domingo no Pontão Sul, uma espécie de shopping a céu aberto, muito limpo, bonito e cheio de gente, lanchas, jet-sky stand-up paddle. Minha dica por lá é a porção mista do Bierfass, acompanhada de chopp escuro. Ah, se for de táxi ou uber, peça para o motorista passar pela ponte JK. A corrida vai ficar um pouquinho mais cara dependendo do lugar que você estiver, mas eu fiz isso e garanto que vale a pena! A ponte foi eleita como mais bonita do mundo em 2003 e tem três arcos alternados, imitando o movimento de uma pedra quando quica na água. A noite ela se ilumina e fica ainda mais bonita!

O-que-fazer-em-Brasília-ponte-jk

O-que-fazer-em-Brasília-fotos-pontão

O-que-fazer-em-Brasília-pontão-lago-sul

O-que-fazer-em-Brasília-pontão

O que fazer em Brasília: Dica de roteiro

Por causa do bloco de carnaval precisei dividir o Eixo Monumental mas se você tem o dia todo livre, dá pra começar na Torre de TV, com o café da manhã na feirinha e depois descer até a praça dos Três Poderes, ou começar por ela, fazendo até o museu e de lá almoçando no shopping Conjunto Nacional e dando um tempo por lá no horário de sol mais forte, pra depois subir na torre e tomar café da tarde na feira.

Vá preparado, com um bom tênis e roupas confortáveis. Passe muito protetor solar, leve óculos de sol e tome água, é um passeio cansativo mas super possível de fazer a pé tomando esses cuidados. O passeio continua para baixo, na praça dos três poderes, mas eu deixei para o outro dia porque estávamos morrendo de fome e logo mais saímos pro Bloco da Preta, fechar o carnaval com chave de ouro. O Bloco foi no estacionamento do ginásio, ao lado do Mané Garrincha.

O que fazer em Brasília: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Eu também conheci o CCBB, Centro Cultural Banco do Brasil. Instalado no prédio Ulisses Guimarães, que foi projetado por Niemeyer, e cercado por muita natureza, um ´passeio super agradável. Fui para conferir a exposição ComCiência, com peças hiperrealistas da artista plástica Patrícia Piccinini, que transforma mutações genéticas em seres expressivos. Minhas peças preferida foram a Grande Mãe, uma ama de leite animalesca com olhos bem humanos, e um jardim onde as flores são ovários. O espaço é muito bonito, dê uma olhada no site para conferir a programação antes da sua viagem. O Hypeness tem um post com mais fotos da exposição.

E foi esse meu final de semana conhecendo Brasília. Já separei alguns passeios que quero fazer quando voltar a cidade (quando a gente gosta do lugar é assim, mal chega em casa e já quer voltar!): Monumento a JK, Parque da Cidade, Jardim Botânico, Planetário, Torre Digital e Palácio da Alvorada.

Um beijo pra Mariângela, amiga querida que abriu sua casa pra gente e foi minha grande companheira na bateção de perna, obrigada miga <3 Beijo também pro Pedro, amigo que curtiu conosco na ressaca de carnaval, e pro pessoal do Cebi, amigos do And que nos receberam para um almoço.

Espero que tenha gostado do post e que as dicas ajudem a decidir o que fazer em brasília em um fim de semana ou mais.
Até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários