No e Low Poo em Cabelo Alisado

Cabelo

Já chego avisando que o tema de hoje é mamilos polêmico! Depois de ver muita treta em grupos que falam de cabelo, trouxe pra cá minha opinião sobre fazer low poo em cabelo alisado. Como vocês já sabem e viram pela foto aqui do lado, eu sou cacheada. Quem já companha o blog deve ter visto minha transição capilar, big chop e outros textos em que falo como aceitar meus cachos fez bem pra mim. Não tenho dúvidas que foi minha melhor escolha. Mas nem sempre é assim. Principalmente nos grupos sobre No e Low Poo (técnica que reduz componentes agressivos nos cosméticos, saiba mais aqui) eu vejo muita gente tentando impor as alisadas que devem aceitar seu natural.

low-poo-pode-cabelo-alisado

Confesso que quando sinto abertura, falo como essa escolha afetou a minha vida e digo que além de estético, esse é um ato político que vai contra as imposições da sociedade. Mas fica difícil opinar quando eu não conheço a rotina e preferências da pessoa. Muita gente não tem tempo para cuidar (euzinha consigo fácil perder 2h do dia para lavar, hidratar e desembaraçar) ou simplesmente acha o cabelo liso mais bonito. Tendo certeza que isso é uma escolha, e não algo necessário para ser aceita no mercado de trabalho, entre amigos e em relacionamentos afetivos, não há razão para evangelizar a pessoa. Quem assumiu a juba natural quer que todas as outras moças passem pelo processo porque é libertador, eu sei. Mas como amigas, nosso papel é apenas mostrar as possibilidades, a decisão só cabe a cabeluda em questão.

Já recebi muitas perguntas de quem alisa e tem vontade de seguir o low, mas acha que não pode. A notícia que vim dar: quem alisa, faz química, cauterização, botox, escova e chapa pode sim seguir o low poo (ou no poo). Basta ter consciência que essas agressões químicas e de calor não serão totalmente recuperadas, o no e low poo vão ajudar a deixar os fios saudáveis, na medida do possível. Perguntei para duas amigas, a Fabi e a Naty, que alisam e estão seguindo o low poo o que elas acham da pressão dentro do movimento e as melhoras que o low proporcionou, e trouxe o depoimento delas sobre low poo em cabelo alisado.

A Fabi é uma querida, sempre compartilhando os achadinhos das perfumarias e mercados. Ela segue o low poo há 9 meses e se sente acolhida no meio, mas confessou que já se sentiu pressionada para assumir o natural dentro dos grupos, mas percebeu que ceder a essa cobrança não seria aceitação pessoal, mas imposição:

depoimento-cabelo-alisado-low-poo-fabiana

Eu já me senti pressionada por algumas pessoas [para assumir o cabelo natural], mas percebi que faço uso de química não porque eu quero me adequar a um padrão de beleza, mas porque eu gosto. E se eu assumisse o crespo, aí sim eu estaria seguindo um padrão.
Acho que o método acolhe quem faz uso de química porque o grande objetivo do método é nos ajudar a ter um fio mais saudável.
Meu cabelo mudou muito [com o low poo]. Está mais saudável, tem um aspecto melhor, cai menos, a química “dura” mais e cresce um pouco mais rápido. Mas também houve mudanças pessoais. Eu percebi que posso cuidar de mim em casa e com produtos mais naturais.

A Naty tem o cabelo com cachos do tipo 3c e alisa há 7 anos. Ela me contou que tentou iniciar a transição várias vezes, com texturizações, mas nunca se identificou com um cabelo que não fosse liso. Nas suas palavras, ‘é preciso saber pesar as pressões externas com o que realmente nos faz sentir bem’. Da uma olhada na história dela com low poo em cabelo alisado:

depoimento-cabelo-alisado-low-poo-nathalia

Admiro muito as meninas que resolveram assumir seus cabelos porém, pelo menos no momento o que me faz sentir eu mesma quando olho no espelho são meus cabelos assim, lisos e por vezes levemente ondulados. E isso não me impede de dizer a outras meninas que fazem alisamento sobre cachos, big chop e transição capilar, acho que cabe a nós a tarefa de informar sempre mas jamais impor escolhas ou decisões. Em outras palavras, se você estiver bem consigo mesmo, assim como eu me sinto, tá tudo ótimo.
Conheci o movimento no/low poo através da Jess e desde o início achei muito interessante a proposta. A indústria cosmética é sanguinária, buscar alternativas é sempre válido. Porém, para mim e acredito que para a maioria das meninas com cabelos na mesma situação encontram dificuldades com os produtos disponíveis. Cabelos que possuem alisamento químico geralmente apresentam mais oleosidade na raiz porém possuem todo e um pouco mais de ressecamento dos cabelos cacheados na região das pontas. Geralmente os shampoos do tipo low são ou para cabelos oleosos, que causam um ressecamento imenso na parte seca, ou mais “fraquinhos” e hidratantes, que não removem totalmente os resíduos da raiz.
Isso me faz ceder aos sulfatos muitas vezes porém os benefícios que o loo traz aos meus cabelos me fazem sempre experimentar novos produtos permitidos na esperança de que algum se adapte. A técnica de low poo além de dar uma nova vida ao meu cabelo prolonga muito mais os efeitos dos produtos químicos que utilizo.

Precisamos tomar muito cuidado com imposições, afinal a ditadura dos lisos pesou demais sobre nós para querermos forçar outras meninas a mudar, mas nunca vamos confundir opressor com oprimido. Não existe ‘ditadura’ dos cachos. Por mais insistente que sejam que te pede pra parar de alisar, não se compara a pressão social que as cacheadas e sobretudo as crespas sofrem, ok? Vamos respeitar as escolhas e nos tratar com mais amor.

Obrigada Naty e Fabi pro compartilharem um pouquinho da história de vocês conosco e mostrar a realidade do low poo em cabelo alisado. Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Comments

  1. Responder
    Nevelyn Silva

    Amiga, como sempre, amei cada linha desse post.

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Obrigada Nevs! É uma delícia saber que tenho sua leitura <3

  2. Responder
    Josiane

    Olá Jessica, adorei seu blog, gostaria de saber se quando vamos em salão e lavamos com os produtos de lá depois precisamos recomeçar a técnica?
    Fiquei na dúvida até de usar spray para cabelo em salão, não sabia se tinha afetado na técnica e se tinha que recomecar de novo. obrigada beijo

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Josiane, tudo bem? Provavelmente os produtos contem itens proibidos para o low poo, mas você só precisa fazer uma lavagem com shampoo com sulfato (proibido) para voltar a técnica. Depois que iniciei o low poo eu não fiz uso de produtos em salão, mas caso precise não vejo problema, só lavar com sulfato e tá tudo certo. Obrigada pelo comentário, um beijão!

      1. Responder
        Mayara Christina

        Jéssica, boa noite flor td bem?!

        Então, eu comecei a técnica low poo e faço uso de Progressiva, duas a três vezes ao ano. Gostaria de saber se pra continuar a fazer o low é só na hr que tirar a progressiva usar um shampoo “normal” e continuar com a máscara da próximo etapa?!

        1. Responder
          Jéssica Ambrósio

          Oi Mayara! Sim, é isso mesmo! Tome cuidado de lavar suas escovas e acessórios de cabelo e sempre conferir o rótulo dos produtos. Se precisar usar algo proibido, é só lavar com um shampoo comum e retomar a técnica. Beijão!

  3. Responder
    Jhessica

    Olá, muito bom encontrar um post com um assunto que é pouco falado. Afinal as pessoas tem muito em mente que o los/no POO é exclusivo para cacheadas.
    E eu tenho uma duvida persistente.
    Tenho o meu cabelo naturalmente cacheado, ate pretendo alisar a raiz. Mas no cotidiano eu faco escova pra abrir os cachos. E a minha divida é, sabe os produtos que são usados antes de fazer a escova ou a chapinha? Existe algum liberado para low/now POO?
    Eu ainda não comecei a técnica com medo de não encontrar nenhum produto que proteja meu cabelo do calor e ainda assim me permita seguir tranquilamente a técnica.
    Desde já muito obrigada. Beijos.

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Fico feliz de saber que o post te ajudou, Jhessica! Existem sim muitos produtos, até mesmo de marcas de farmácia como Elseve e Dove. Dá uma olhada nesse link da Mari Morena que é super completo: http://www.mariiimorena.com/2016/03/protetores-termicos-liberados-para-no-e.html

      Obrigada pelo comentário, beijão!

  4. Responder
    Hercilia

    Muito bom ler esse texto eu alisei meu cabelo mas quero continuar no low poo bjs

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Obrigada pelo comentário, Hercilia! Fico feliz em saber que foi útil pra você! O low poo pode fazer maravilhas por seu cabelo, teste e depois venha contar o resultado 🙂

  5. Responder
    Rafa

    Feliz em ler isso!
    Não sou cacheada, sou ondulada, tenho muito frizz e um cabelo muito volumoso.
    Fiz transição, big chopp, tentei cuidar,.mas não rolou.
    Tenho uma bebê e não tenho como finalizar e por mais que eu tentasse conciliar estudos, cuidados com a casa e com a criança com cuidar do cabelo (sem dinheiro pra comprar coisa cara, ainda põe cima), claro que o cabelo ficou por último e no fim das contas, saia com ele preso e farofado. Eu que sempre fui vaidosa reparei que nem olhares discretos recebia mais, tava com a cara do desleixo estampada.
    Fiz selagem e tô me sentindo outra pessoa, me sentindo bonita mesmo, coisa que não sentia. Pretendo continuar bem longe dos petrolatos e evitar os sulfatos como já faço, então não vou abandonar a técnica.

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Rafa, o mais importante é se sentir bela! Fico feliz que você tomou essa decisão baseada em seu bem-estar, e saiba que mesmo que não esteja com o cabelo natural, o no ou low poo vai ajudar a manter seus cabelos saudáveis. Obrigada pelo comentário, beijão!

  6. Responder
    Silvia Macedo

    Estava mesmo a procura de algum depoimento nesse aspecto, pois faço uso de química e ainda não sei bem como agir e/ou se precisaria abandonar a química. Será que vocês (que são alisadas) poderiam me dizer quais produtos estão usando? Obrigada 🙂

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Silvia! Estou falando com as meninas e vou trazer uma um novo post com esse assunto para as alisadas. Obrigada pela sugestão e pelo comentário, beijos!

  7. Responder
    Mariana de Fátima Moura Cerruti

    Olá estou chegando neste mundo agora e amando cada dica e comentário sobre o assunto.
    A muito tempo faço alisamento no meu cabelo,gosto do resultado me sinto muito bem e completa!(apesar de sofrer uma baita pressão para que eu assuma meu cabelo,não entendo…já assumi gosto assim e pronto).
    Sempre procuro cuidar dos cabelos mas estou com dificuldades de achar um produto bom que eu consiga me adaptar e ainda mais barato.Olhando a lista dos produtos que tenho aqui em casa percebi que nenhum deles é liberado.A raiz está volumosa( ainda não fiz o retoque).Gostaria de uma dica de algum produto que me ajude a hidratar e controlar essa raiz cheia de volume e que traga novamente o brilho do meu cabelo.
    Jéssica adorei todas as dicas e você acaba de ganhar mais uma seguidora.
    Obrigado!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Mari! Você já usa algum óleo vegetal? Eu indico o de coco ou azeite de oliva. Você pode aplicar direto no cabelo sujo, misturar na máscara para hidratação ou ainda no creme para pentear. São bons para brilho. Também recomendo a hidratação de maizena, é bem simples e ajuda com os frizz. A receita está aqui: http://vaimenina.com.br/blog/hidratacao-de-maizena-para-cachos-definidos-e-macios/

      Muito obrigada pelo comentário, um beijão!

  8. Responder
    Juliana

    Olá Jéssica. Este foi um dos melhores textos sobre o assunto que já li. Sou negra e naturalmente crespa mas aliso o cabelo desde sempre. Gosto assim. Mas ultimamente fico bastante chateada com as coisas que leio sobre o assunto. Acho lindo quem sustenta um Black volumoso, acho lindo quem aderiu ao cabelo original etc. Mas tem faltado muito respeito com quem por opção própria não quis aderir. Outro dia vi a seguinte frase: “preto de cabelo liso é igual a branco querendo ter cabelo Black power”. O autor desta frase foi duramente criticado por ser antes de tudo uma frase extremamente preconceituosa (O autor era um homem negro). Estamos dividindo e rotulado as pessoas como se branco fosse isso é negro aquilo. Lutamos tanto contra o preconceitos racial mas por muitas vezes temos sido os piores preconceituosos. Parece que vivemos um ringue lisas x cacheada. Desculpe o desabafo mas acho somente que somos pessoas diferentes com estilos diferentes e obviamente cabelos diferentes.
    Mais uma vez…. parabéns pela iniciativa.
    Ser livre é ser o que quiser ser!!!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Ju! Fiquei muito feliz com seu comentário, obrigada por compartilhar esse sentimento. Eu defendo que a beleza está em se sentir bem. A aceitação do cabelo natural pode ser um caminho, mas não é o único. Desejo que você se fortaleça para superar essas críticas (sem sentido nenhum!) e possa seguir com a aparência que gosta. Força, mana. Beijão <3

  9. Responder
    Rafaela Lima

    Ameeei o post !!
    Quando comecei a pesquisar sobre o low/no poo pensei na hora em dar essa “nova vida” aos meus cabelos, mas fiquei na dúvida se teria que abdicar das escovas e outros processos que envolvem calor que faço de vez em quando, pra sair do habitual. Até que achei esse blog com dicas muito boas e esclarecedoras 😀
    Uma dúvida: o low poo faz com que o cabelo fique mais resistente e sofra menos com os efeitos do alisamento ?
    Agradeço desde já ^-^

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Rafa! O low poo vai tratar seu cabelo porque permite que os cuidados cheguem de fato até os fios, já que parafina e óleo mineral formam uma barreiram que encapa e só maquia. Além disso, cortar o sulfato forte vai prolongar o efeito da química, que é interessante para você. Tendo a consciência que as fontes de calor (mesmo usando sempre um protetor térmico) e química causam danos aos fios, o low poo pode sim te ajudar a manter um cabelo saudável. Cuide da alimentação também, o principal fortalecimento vem de dentro 😉 E se algum dia decidir usar o cabelo natural, conte comigo. O importante é se sentir bem <3
      Muito obrigada pelo comentário, um beijão!

  10. Responder
    Gabrielle

    Oiii! Adorei o blog!
    Gostaria de saber quais os botox…progressivas liberados para Low Poo.
    Beijos!

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Gabi, tudo bem? Obrigada pelo comentário! Eu não conheço, na verdade eu fazia relaxamento mas parei há mais de 4 anos. Não tenho certeza se existe, mas caso seja proibido tudo que você precisa fazer é usar um shampoo com sulfato depois de aplicar o botox, ele vai tirar qualquer resquício de parafinas, silicones insolúveis e óleo mineral. Depois é só seguir usando os produtos liberados 🙂
      Beijão!

  11. Responder
    Deborah

    Adorei o Post!!! 🙂 Mas fiquei com uma dúvida, estou usando a linha botica cachos (que é low e no) e quero voltar a alisar, inclusive é um da NG que é vegana e usa óleos orgânicos para alisar (e não deixa o cabelo chapado). Será que posso continuar usando essa linha de cachos?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Deborah! Você pode usar sim, só precisa testar se o cabelo vai reagir bem aos produtos porque as necessidades dele podem mudar (pense em inserir uma reconstrução, queratina líquida ou proteínas). Mas o fato da linha ser direcionada para cachos não influencia não 🙂

      Obrigada pelo comentário, um beijão pra você!

  12. Responder
    Sam

    Oi Jéssica, tudo bem?
    Que bom encontrar esse post maravilhoso.
    Sou da turma das jubas alisadas e me sinto muito bem assim .
    Estou pesquisando bastante na internet sobre o Low Poo, pois quero poder cuidar ainda mais dos meus cabelos, porém 90% dos produtos que encontro são feitos especialmente para cabelos cacheados, ou quem estão em fase de transição, e etc…

    Aí eu te pergunto, quais produtos são mais indicados para casos como o meu (lisos por química), vc ou suas amigas que fazem o LP podem me dar dicas? Posso usar sem problemas os produtos para cabelos cacheados? Rs… #medo

    Bjs

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Muito obrigada pelo comentário, Sam! Você pode sim usar os produtos para cabelos cacheados e crespos. O que pode acontecer é interferir na oleosidade, pois nos cachos a oleosidade natural não desce até as pontas e precisa de reposição, por isso alguns produtos podem acabar pesando no seu cabelo. É mais uma questão de teste, minha dica é priorizar os que são mais leves e levam menos óleos na composição. Beijos!

  13. Responder
    Bru Sanches

    Moça, obrigada pelo post lindo. <3

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Obrigada você por tirar um tempinho para comentar, Bruna! Beijão <3

  14. Responder
    Lorenna Guerra

    Tudo muito lindo, parabéns pelo capricho e pelo cuidado ao falar de temas tão relevantes! Faço progressiva e o tempo que fiz low poo meu cabelo era outro, muito mais saudável e brilhante. Pretendo voltar em breve ♥

  15. Responder
    Sheila

    Queria seguir a Fabiana, ela tem blog ou canal no youtube?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Oi Sheila! A Fabi não tem blog, mas me pediu para compartilhar com você o perfil do Facebook. Te mandei por email 🙂

      Beijão!

  16. Responder
    Paula Eduarda

    Ola boa tarde tudo bem,relaxo meu cabelo com salon line cachos ,comecei fazer a técnica posso relaxar normalmente?

    1. Responder
      Jéssica Ambrósio

      Pode sim, Eduarda! O low poo é apenas uma maneira de limpar e cuidar do cabelo, e por usar produtos mais suaves não interfere em tratamentos químicos. As meninas da entrevista mesmo disseram que sentem que o alisamento delas dura mais tempo. Obrigada pelo comentário, beijão!

Deixe seu comentário

Comentários