Usar os Produtos de Beleza até o Fim #DesafioDaLeveza

Cabelo

O post de hoje começa com um desafio: vamos usar os produtos de beleza até o fim? Eu sei que já é abril, mas inspirada pela Elisa Langsch, do Lar Possível, decidi participar e convidar vocês para o #DesafioDaLeveza proposto para março março, que é para usar três produtinhos que estão abandonados sem motivo. Meus escolhidos foram um tônico capilar, um hidratante de banho e um hidratante facial.

Usar os Produtos de Beleza até o Fim

Eu acompanho Elisa há muito tempo. Seus assuntos principais são minimalismo e organização, com dicas para facilitar os afazeres domésticos e aproveitar melhor tempo. Ela tem proposto alguns desafios mensais, e o desse mês falou diretamente comigo, tanto que decidi compartilhar com vocês. Dois pontos me fizeram refletir sobre isso:

  • Eu (ainda) estou reformando o apê, por isso não tenho lugares certinhos para organizar tudo. Por muitas vezes acabo comprando um produto e depois descubro que já tinha um igual, que estava guardado em algum lugar diferente. Isso acaba gerando um estoque absurdo.
  • Depois que assumi meu cabelo natural passei a consumir uma quantidade muito maior de cosméticos, sempre buscando testar as novidades. Confesso que diminui muito a compra, mas ainda tenho produtos começados e sinto vontade de experimentar produtos novos.

 

Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: tônico de Alho, Gota dourada

Depois da transição capilar e big chop, além de seguir o low poo eu fiz um ciclo do tratamento com o Tônico de Alho da Gota Dourada. O ciclo, conforme diz a embalagem, dura três meses com 3 aplicações por semana. Estava louca para ver meu cabelo natural e acredito que o uso do tônico ajudou no crescimento. Comprei novamente em agosto do ano passado, quando acertei o corte, mas acabei perdendo o produto em casa no meio da reforma e só encontrei de volta agora.

Tônico de Alho da Gota Dourada para Fortalecimento Capilar

Já fiz três aplicações, e dessa vez pretendo acompanhar certinho e conferir o crescimento. Para quem não conhece, é um produto bem baratinho, com textura líquida  um cheiro meio estranho. Tem quem não goste, para ser sincera o cheiro não me incomoda e até usava para ir no ballet quando usei pela primeira vez, pois ele precisa agir entre 2h e 3h, e eu aproveitava o tempo que o cabelo estava no coque haha.

 

Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: Hidratante para Banho milk, Nívea

Minha pele é seca, então passar hidrante deveria ser um passo essencial da minha rotina de cuidados. Deveria, porque morro de preguiça! Todo inverno, no entanto, o desespero bate e eu acabo comprando esse hidratante de banho, que resolve o problema. Mas no ano passado eu passei praticamente todos os dias de frio fora de casa, em viagens, e quando voltei já estava calor e ele foi deixado de lado. Por ser bem grossinho e indicado para peles secas, ele deixa a pele grudenta em dias quentes, que são maioria na minha cidade.

Hidratante para Banho Nívea Milk para Pele Seca

Para terminar essa embalagem, vou usar apenas nos banhos antes de dormir, em uma quantidade menor. O bom é que já fico preparada para o inverno que está chegando rs.

 

Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: Hidratante botanical effects, Mary Kay

Esse hidratante ficava no meu armário no antigo trabalho e eu passava todos os dias assim que chegava na empresa. Ele é levinho, o cheiro é gostoso e tem fps 30. Também gosto como minha pele absorve bem, mas ainda deixa um viço na pele. Não tem um motivo para ter deixado de usar, apenas mudei a rotina e ele ficou esquecido. Vou incluí-lo na parte da manhã da minha rotina de cuidados faciais, que é uma meta de muitos anos e agora parece estar saindo do papel. A parte noturna está sendo mais fácil, porque deixei um post-it do lado da cama e tento só deitar depois que tiver feitos todos os passos. Mas pela manhã acabo começando o dia com pressa e muitas vezes deixo a rotina de cuidados pra depois.

Hidratante Facial Botanical Effects Mary Kay

A solução vai ser me organizar melhor para não pular essa etapa, e aplicar após lavar o rosto pela manhã. Como eu já disse, minha pele é seca e por mais que esteja hidratando durante a noite, tenho certeza que o resultado vai ser muito melhor cuidando também durante o dia.

 

Vamos Usar todos os Produtos até o Fim?

Eu ainda tenho outros produtos que merecem ser usados até o fim. Eles consumiram recursos naturais para serem produzidos, embalados e transportados, e consumiram meus recursos financeiros e espaço na minha casa. Mas essa é só a pontinha do iceberg.

Quando falamos de consumo, não é só o dinheiro que entra na conta. A ansiedade por consumir o último lançamento do mercado, a angústia por não ter onde guardar ou o desperdício de produtos jogados foram porque extrapolaram o prazo de validade afetam a maneira como vivemos. Precisamos ser mais responsáveis e assumir as rédeas do nosso consumo. Algo que comecei a fazer com minha lista de compras do mercado é anotar também os produtos que já tenho em excesso, para não comprar itens repetidos. Agora percebo que devo expandir essa lista para todas as áreas.

E a reflexão vai além: alimentos e produtos de limpeza também entram nessa conta. Comprar apenas o necessário economiza, evita o desperdício de jogar algo fora porque extrapolou o prazo de validade e diminui o acúmulo em nossas casas cada vez menores. Espero que essa reflexão também tenha despertado algo em você. Se animou para entrar no desafio de usar os produtos de beleza até o fim? Me conta quais produtos estão começados e merecem ser usados até o fim! Beijos, e até o próximo post!

Salve esse post no Pinterest:

usar os cosméticos até o fim

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários