Olá meninas, tudo bem? Vamos aprender a fazer um coque de ballet em para cabelos crespos e cacheados curtos? Fotografei um passo-a-passo ensinando como eu faço coque para aula no meu cabelo, que é cacheado, volumoso e curto.
Esse não é o coque que uso no dia-a-dia, quem me segue no Instagram já viu que meus coques e puffs são bem volumosos. Logo após o big chop, não conseguia prender meu cabelo. Assim, ia para aula com um arquinho e black bem cheio. Com o passar do tempo, consegui fazer o afro puff, um rabo de cavalo preso com um elástico mais frouxo, e hoje para aulas alterno esse coque de bailarina com puff.
Para esse penteado eu uso uns 8 ou 10 grampinhos para deixar o cabelo bem preso. Coque desmanchando, além de feio, desconcentra e atrapalha a aula.
Também uso:
- Borrifador com água
- Creme de cabelo ou leite para pentear
- Escova redonda de penteado ou pente fino
- Grampos
- Elástico
- Redinha
- Acessório para finalizar (laço, fita, flor…)
Começo juntando todo o cabelo no alto da cabeça e prendendo com um elástico. Algumas pessoas preferem modelar primeiro, mas como eu tenho muito cabelo, acho mais fácil trabalhar já tendo uma ideia de onde ele vai ficar preso. Exceto em apresentações, eu sempre faço coques com o cabelo em day after. por isso uso um borrifador para deixá-lo úmido e mais fácil de trabalhar. Borrifo em toda a raiz e também na parte que vai ser presa.
Em seguida uso creme para pentear. Uso só ele para deixar os fios no lugar, e não vejo necessidade de produtos mais fortes, já que o coque de aula não precisa durar tanto. Gel e spray fixador são usado apenas nas apresentações. Aplico o creme com as mãos na raiz e um pouquinho no comprimento, penteando com os dedos de todos os lados e juntando no elástico, e depois uso a escova redonda para assentar melhor os fios.
Se na hora de pentear o rabo de cavalo ficar muito folgado, solto e prendo novamente. Quando percebo que a raiz está ok, bem esticadinha inclusive na nuca, divido o cabelo preso em pequenas mechas torcidinhas e vou enrolando cada uma delas ao redor do elástico, prendendo com grampos. Tento sempre deixar o coque mais espalhado, e não pontudo. Depois de prender, coloco a redinha por cima.
Para a redinha não ficar frouxa, a prendo com mais dois ou três grampos. Depois disso dou uma reforçada principalmente na parte da frente do cabelo, aplicando um pouco de creme diluído em água ou leite para pentear com as mãos, e uso mais grampos para prender qualquer fio que tenha ficado solto. Se achar alguma mecha saindo da rede, também uso grampos. Para finalizar, coloco um acessório no topo.
E esse é meu coque comunzão. Puxo tudo para trás porque fazer divisões dá mais trabalho e exige mais grampos, já que a parte da frente não chega até a nuca. Acho lindo o coque romântico, usado em ballets como Giselle, que tem divisão no meio, e assim que conseguir reproduzir trago o tutorial para o blog.
Espero que tenham gostado desse novo formato de post e que as instruções tenham sido claras. Qualquer dúvida pode deixar na caixinha de comentários que eu vou adorar responder.
Beijos, e até o próximo post.
Valéria
20 de março de 2015Amei, muito bem explicado e lindo o resultado final…parabéns!
Jéssica Ambrósio
20 de março de 2015Muito obrigada pelo comentário Valéria! Esse foi o meu primeiro tutorial, e fico feliz que tenha gostado.
Tenho mais posts de cabelo preparado, volte para conferir 🙂
Beijos!
Bia Muniz
25 de março de 2015Ficou bem feitinho, gostei..Flor passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, retribuo o carinho!
http://www.makeolatras.blogspot.com.br
Bjsss =]
Jéssica Ambrósio
25 de março de 2015Obrigada pelo comentário Bia!
Vou passar no seu blog sim. Beijos 🙂
Julia
15 de junho de 2015O ruim é que quando eu solto o meu cabelo, os cachos ficam mal feitos, e muito embaraçado! Não sei mais o que fazer pra melhorar essa situação…
Jéssica Ambrósio
16 de junho de 2015Oi Julia. Eu também sinto que dá uma embolada :/ Acho que o único jeito pra não marcar é deixar o coque mais fofo. Apertadinho assim, desmancha mesmo. O que eu tenho feito pra amenizar é soltar o coque imediatamente depois da aula, e se quero sair depois, uso um borrifador com água e um pouquinho de creme e dou uma amassada pra revitalizar os cachos. Vou testar algumas maneiras de prender e ver se encontro uma solução. Beijos e obrigada por comentar 🙂
Sorteio Dia da Bailarina: Caneca + Chaveiro - Vai Menina
7 de setembro de 2015[…] falo bastante sobre ballet por aqui: já contei alguns mitos sobre ballet adulto, ensinei a fazer coque em cabelo cacheado curto e compartilhei minhas bailarinas preferidas para seguir no Instagram. Para ver todos os posts sobre […]
Abigail
28 de novembro de 2015Oi,
Conhecido blog agora e estou amando, parabéns.
Eu também faço ballet e queria muito fazer o BC agora porque me cabelo cresce muito rápido e as pontas estão finissimas e a raíz esta volumosa e parece q estou usando um capacete, entao eu iria esperar pra cortar depois do espetaculo, mas pensando bem acho q se eu cortar e fizer esse coque vai ate facilitar na hora de se arrumar pq vai ser uma correria haha 🙂
Jéssica Ambrósio
30 de dezembro de 2015Oi Abigail! Primeiro,me desculpe a demora. Eu estive muito atribulada e fiquei um tempinho fora do blog ;(
fiquei muito feliz com seu comentário, foi exatamente isso que eu queria dividir ao fazer esse post, mostrar que é possível dançar e amar nossos cabelinhos, seja como forem. Acredito que seu espetáculo já passou, espero que tenha sido muito bom!
Beijos e um ótimo 2016 pra você <3
Os melhores posts de 2015 - Retrospectiva Vai, Menina - Vai Menina
31 de dezembro de 2015[…] Coque de ballet em cabelo cacheado curto Meu primeiro tutorial, esse post veio de uma necessidade real e que depois descobri que muitas outras bailarinas também enfrentaram, Ballet clássico não tem um histórico muito aberto a pessoas fora do padrão, mas temos professores cada vez mais inclusivos (a minha me deixou apresentar de black!) e as turminhas tem cada vez mais meninas crespas e cacheadas. […]
Mari
25 de janeiro de 2017Olá, sou muito apegada ao meu cabelo, que é longo e uma mistura de cacheado-ondulado. Vou fazer ballet esse ano, e pretendo cortar o meu cabelo acima dos ombros. Muito obrigada pela dica linda ❤
Jéssica Ambrósio
27 de abril de 2017Oi Mari, tudo bem? Fico muito feliz que o post tenha te ajudado! Fique tranquila, com gel e grampos você consegue fazer um coque bem bonito! Beijos, e obrigada pelo comentário <3