Dia da Mulher – Blogs Que Falam de Feminismo parte 2

Inspiração

Olá meninas! Hoje eu decidi fazer uma segunda parte do post do ano passado para o dia 08 de março, o Blogs Que Falam de Feminismo. São mais opções para conhecer sobre esse tema que me interessa tanto e é tão necessário no nosso dia a dia.

http://vaimenina.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/03/Blogs-que-falam-de-Feminismo-vaimenina-2016

Revista Capitolina
Uma revista independente e online, feita para ajudar as meninas a passar pelas mudanças da adolescência sem se sentirem inadequadas. Fala muito sobre aceitação e traz respostas pra dúvidas que os adultos julgam bobas mas são super importantes para as meninas. Nós adultas temos muito para aprender e desconstruir com a Capitolina. Eu já compartilhei na página do blog uma entrevista com a bailarina Ingrid Silva que fala sobre racismo no ballet clássico, vale a leitura.

65/10
Criado por publicitárias, o projeto atua com pesquisa de mercado e mostra quem é a mulher. Tem esse nome baseado na pesquisa do Instituto Patrícia Galvão em que 65% das mulheres afirmam não se ver representadas pela propaganda. Os 10% são a proporção de mulheres nos departamentos de criação em agências de propaganda. Eu sou publicitária e sei como esse mercado é cruel com as mulheres. O report A Revolução Delas é interessantíssimo para todos que trabalham com publicidade, produção de conteúdo e também para todas as mulheres.

Géledes
O Geledés – Instituto da Mulher Negra luta contra o racismo, machismo e opressão desde 1988! Com foco na mulher negra, mas sem esquecer da comunidade negra como um todo, traz muitos debates sobre direitos humanos, educação, saúde, comunicação, mercado de trabalho e políticas públicas. A diretoria é formada por mulheres negras que entendem muito bem do que falam e também conta com a colaboração de homens e mulheres negros e brancos. O trabalho deles buscando a divulgação de dados e emponderamento da mulher negra é lindo!

Vamos Juntas
O Vamos Juntas é uma iniciativa muito bonita que surgiu da experiência que todas as mulheres passam ao caminhar sozinhas: medo da violência urbana e do assédio sexual. A proposta é que mulheres se acompanhem e ofereçam ajuda quando presenciarem uma mana em situação de risco, combinem para fazer os mesmos trajetos e fiquem juntas <3 A página tem lindos relatos de mulheres que ofereceram ajuda e de quem foi apoiada por desconhecidas.

Kaol Porfirio
A ilustradora Kaol Porfirio tem um projeto maravilhoso, o Fight Like a Girl que faz uma releitura de mulheres dos filmes, games, quadrinhos e outros ícones da cultura pop que mostram que a expressão ‘lutar como uma menina’ é motivo de orgulho! Sempre acompanhadas da descrição da personagem e motivo pelo qual ela um bom exemplo de mulher. A imagem abaixo é dela 🙂

kaol

Para finalizar, uma pequena reflexão minha,com meus desejos para todos os dias:

Que as mulheres tenham respeitado seu direito de não ‘gerar a vida’ pois não precisam de filho para serem completas.
Que tenham respeitado o direito de morarem sozinhas, viajarem sozinhas, jantarem sozinhas, andar sem medo sozinhas, pois não precisam de homens para protegê-las.
Que tenham o direito de falar por si,
Que a culpa por serem agredidas não recaia sobe outras mulheres. Mãe, se sua filha foi violentada a culpa é do agressor, não dela ou sua.
Que possam usar a roupa que quiserem, sem que isso seja um convite.
Que possam decidir a cor das unhas, do batom e o comprimento do cabelo ou saia sem que isso seja a classifique como fácil de se envolver.
Que tenham uma vida afetiva e sexual saudável, se relacione com quem desejarem e não sejam coagidas por parceiros a fazer o que não querem. Que suas práticas não as taxem de promíscua ou frígida, nem nenhuma das tantas ofensas sexuais.
Que as mulheres sejam livres para serem o que tem vontade, mudarem quando for necessário e se libertarem do que oprime.

Essa data não é festa, é lembrança das que lutaram para conquistar nossos direitos, pagando muitas vezes com seu sangue, e inspiração para que continuemos fortes e corajosas, buscando o que é nosso direito: a liberdade e o respeito.

Você tem blogs que falam de feminismo para me indicar? Deixe nos comentários, vou adorar conversar sobre esse tema.
Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários