Como Economizar no Casamento – Dicas de um Casamento Econômico

Casamento

Está noiva e quer saber como economizar no casamento? Vem comigo que eu conto tudo que aprendi e como preparei meu casamento, que teve muitos detalhes do jeitinho que sonhamos e foi diferente de todos que já vimos. Conseguimos colocar tudo que mais amamos e que mais nos representa: pizza, ballet, cabelo natural, decoração rústica, banda de rock e muitos outros detalhes que deixaram o casamento com nossa cara.

Decoração de Casamento Econômica

Até hoje, quando falamos sobre nosso casamento, muitas pessoas acham que gastamos muito para que ele acontecesse, e se surpreendem ao ver as maneiras que encontramos de realizar esse sonho sem ir à falência! Por isso, decidi compartilhar por aqui também. Se esse assunto te interessa, leia até o final porque está tudo muito bem ilustrado com fotos, contatos dos fornecedores e muitas dicas de amiga!

Como Economizar no Casamento: decoração

Logo que decidimos casar (foi uma decisão dos dois, e o pedido veio bem depois hihi) eu comecei a pesquisar referências. Eu amo festas e acho que toda comemoração merece uma decoração á altura, então esse item era importante para mim. O estilo rústico de decoração foi uma das primeiras coisas que decidi, era o que sempre sonhei e descobri que é um dos mais econômicos! Definindo com minhas palavras, é uma decoração simples, que preza por elementos feitos a mão, reaproveitados e com significado emocional.

Laço de Juta na Decoração da Igreja - Casamento Rústico

Eu mesma fiz laços de juta para os bancos da cerimônia, e essa foi nossa única decoração lá. A igreja já tinha muitas pinturas e imagens, e não vimos necessidade de decorar. Também não tive tapete, e não fez falta. Para os laços usei apenas tecido de juta, renda e cola quente. Foi rápido, fiz 2 dias antes e saiu bem barato – ainda aproveitei uma faixa mais fina de juta para os porta-guardanapos. Detalhei bem a decoração nesse post, mas posso adiantar que usamos poucas flores, que em decorações mais clássicas tem um peso grande no orçamento.

Como Economizar no Casamento: Faça você mesma

Faça tudo que puder, e não tenha medo de pedir ajuda dos pais, familiares, amigos e padrinhos. Se você tiver bastante tempo, pode preparar muitas peças de decoração, lembrancinhas e outros detalhes que ajudam a deixar tudo mais personalizado, sem gastar muito. Os itens DIY do nosso casamento foram: bolo fake, papelaria (convites, tags e toda a identidade visual), decoração da igreja, guardanapos de tecido personalizados, bem-casados, centros de mesa, corações de jornal para o salão, tochas indicando a entrada da chácara, kit banheiro e buquê de Santo Antônio. Vou detalhar abaixo alguns dos mais interessantes, e se você tiver alguma dúvida é só deixar um comentário 🙂

Bolo Fake de Casamento DIY com Isopor para Economizar no Casamento

Nosso bolo fake foi feito com bases de isopor, massa corrida, flores artificiais e uma boa dose de paciência do And, que foi quem fez o bolo. Escolhemos a textura rústica para combinar com tudo, e que porque era bem mais fácil que lixar o bolo todo. A dica aqui é investir em flores de qualidade, o mais parecidas possíveis com flores verdadeiras, já que a quantidade é pequena. Escolhemos orquídeas e samambaias, que também estavam presentes nas versões ‘vivas’ na mesa do bolo. Nós ainda usamos uma fita de juta para finalizar cada andar. As peças de vidro e vasos da mesa do bolo foram emprestados da boleira.29

Tag para Maçã do Amor - Como Economizar no Casamento

Para a papelaria, eu criei uma identidade visual para nosso casamento, que foi aplicada em todos os materiais impressos e digitais. O convite para o chá de cozinha e o manual para os padrinhos, falando sobre os trajes, foram enviados digitalmente. O convite foi feito em casa, com o detalhe de um lacre de cera, que fez toda a diferença. As tags foram nos bem-casados, maçãs do amor e pés de manjericão, que faziam parte do centro de mesa.

Como Economizar no Casamento: chame mais gente pra colocar a mão na massa

A família do And também cortou os discos de madeira e tronquinhos que formavam o centro de mesa. É muito legal pensar que parte da nossa festa veio do sítio da família (usamos árvores que já estavam caídas). Com essa identidade visual também personalizamos os guardanapos de tecido, que podiam ser levados como lembranças. Como o And já tem a prensa e material de para impressão, e minha sogra é costureira, os custos da produção ainda saíram mais em conta que alugar guardanapos comuns. Dica: Se você tem alguém próximo que costura, pode pedir de presente. Se não for possível estampar, ainda dá para personalizar com tinta de tecido.

Crochê na Decoração para Economizar no Casamento

O buquê que eu joguei foi de Santo Antônio e quem fez foi minha avó, com feltro e lã. Ficou muito bonito, e várias meninas puderam levar pra casa o santinho casamenteiro, uma delas até mesmo foi pedida em casamento e já se casou! Clique aqui para ver mais detalhes do buquê de Santo Antônio. Ainda sobre a vovó, ela também fez corações de crochê que eram parte do centro de mesa! Eu usei os corações pequenos no gargalo da garrafa e os maiores espetados em um palito no centro de mesa, mas eles podem se transformar em cortina, decorar outros cantinhos e até virarem um buquê!

Como Economizar no Casamento: escolha suas prioridades

Para fazer uma festa memorável e econômica, você precisa abrir mão de algumas coisas. No mercado de casamentos nós encontramos itens tem-que-ter que na verdade dá pra passar muito bem sem. Claro que cada pessoa tem um sonho e o que funcionou pra mim pode não fazer sentido pra você. O que eu quero dizer é que mesmo gastando bastante é difícil fazer tudo em um casamento, então na versão econômica algumas coisas acabam sendo deixadas mesmo. Quando os noivos conseguem definir o que é prioridade, fica mais fácil decidir onde investir o dinheiro.

Centro de Mesa com Garrafa, Madeira, Vela e Planta

Lembrancinhas são um tópico polêmico, tem gente que não dá nada, tem quem acha super importante que o convidado saia da festa com vários mimos. Esse item não foi uma das minhas prioridades. Fiquei no meio termo e acabei escolhendo itens da própria decoração. Todo o centro de mesa podia ser levado (vela, disco de madeira, garrafa com coração de crochê e muda de manjericão), assim como os guardanapos de tecido. Além disso, também fizemos uma boa quantidade de bem-casados, que poderiam ser levados ou consumidos na festa. Vou aproveitar para a dica: lembrancinhas úteis são as que os convidados mais gostam. Docinhos, sabonetinhos, temperos, existem muitas opções que você pode fazer e que são mais interessantes para o convidado que um bibelô ou chaveiro com a foto dos noivos.

 

Como Economizar no Casamento: Alimentação, Bolo, Doces e Bebidas

Nosso jantar foi pizza, se você ainda não conferiu eu já fiz um post falando só sobre isso aqui. Nesse tópico, as dicas foram escolher um cardápio interessante, gostoso e acessível. Compramos todos os itens da entrada, jantar e bebidas em um supermercado atacadista, comparando preços e escolhendo o mais acessível. Para os doces, por indicação da minha amiga Ana, fizemos uma mistura de doces tradicionais e doces finos. Para os doces tradicionais ainda conseguimos o preço praticado em site de compra coletiva, pela metade do preço. Além disso tivemos uma árvore com maçãs do amor e algodão-doce na pista de dança. O bolo servido foi feito por uma boleira amiga da família, que também fez um ótimo preço.

Embalagem Rústica DIY para Bem-Casado

Até 2 semanas antes estava decidido que não teríamos bem-casados, mas é um doce que eu gosto muito e minha irmã se propôs a fazer pra mim. Usamos massa de bolo pronta e cortamos quadradinho mesmo. Eles foram embalados em plástico e depois papel kraft, com uma tag impressa colada. Uma tia, meu avô e primos ajudaram nesse item.

Como Economizar no Casamento: Meus fornecedores e agradecimentos especiais

Falando da relação custo x benefício, buscamos os profissionais que atendessem nossas necessidades e que tivessem um preço justo. Por mais que você precise economizar no casamento, nem sempre o fornecedor mais barato trará o melhor custo-benê. Avalie bem se o barato não está saindo caro. Em algumas categorias (na maioria delas) não ficamos com o menor preço e sim com o melhor serviço dentro das nossas expectativas e possibilidades. E em várias vezes preferimos fazer nós mesmos para que tivesse a nossa cara.

Um item imprescindível pra gente era foto e filmagem. Encontramos profissionais extremamente competentes, que entenderam todos os nossos desejos (que não eram poucos!) e entregaram um material excelente. Falei mais sobre isso no post do nosso ensaio pré-wedding. Eu já trabalhei com edição de fotos, e sou muito criteriosa com isso, portanto Vejo muitos casais abrindo mão do vídeo e ficando só com as fotos, mas existe uma magia de momentos que os noivos só podem assistir depois, com calma e tranquilidade. As duas artes tem seu valor e se você puder enxugar outro item do casamento para incluir esse dois, meu conselho é que faça isso.

Ficha técnica
Alianças: Lojas Rubi
Buquê e Flores: Ramos Comércio de Flores
Cabelo: Joandele Barcelos

FilmagemRildo Silva

Foto: Paulo Teotônio
Hotel: Portal D’Oeste

Make: Thais Esvicero
Salão de Festas: Estância Paraíso
Banda: Reverso
Dj e Iluminação: HD Som e Luz
Doces: Fiori Amore – Luiziane Blaya
Pizza: Nelson Moino
Bolo: Regina Redivo

Agradecimentos especiais: Ana Santos (cerimonial), Inara Buchini (música da cerimônia), José Carlos (algodão doce) e a melhor costureira do mundo, tia Zezé, que me deu de presente o vestido dos meus sonhos.

Espero que esse post tenha ajudado. Para ver mais fotos do meu casamento acesse meu Pinterest. Beijos,e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários