Jantar Japonês em Casa – Mesa Posta para Jantar Romântico

Mesa Posta

Olá pessoal, tudo bem? O post de hoje é uma inspiração para o Dia dos Namorados que está chegando: um jantar japonês em casa, opção romântica para fugir dos restaurantes lotados. Esse ano o dia 12 de junho cai em uma quarta-feira, por isso minha sugestão é encomendar o prato principal e completar com os acompanhamentos, além de caprichar na decoração!

Mesa Posta para Jantar Japonês em Casa

Eu já tinha esse joguinho duplo com hashi, descanso e tigelinha para o shoyo em branco e azul (ele já apareceu em outro jantar japonês em casa). Completei a louça com os pratos do meu aparelho de jantar: o de sobremesa para os hot rolls, o raso com os sushis e os pires como pratos principais. Se você gosta de comida japonesa, indico que tenha pelo menos as peças mais básicas, e vá incrementando aos poucos. Mas se a grana está curta, use os hashis de madeira descartáveis que o próprio restaurante oferece, e potinhos pequenos para o shoyo.

 

jantar japonês em casa: o que servir

Para esse jantar comprei os sushi em uma oferta de compra coletiva. O Combinado era de 80 uramakis (sushi enrolado com o arroz para fora) + 10 hot rolls (sushi empanado e frito), que é uma quantidade mais que suficiente para 2 pessoas hehe. Eu completei o cardápio com sunomono, uma saladinha de pepino agridoce bem fácil – a receita está aqui em baixo, e um pacotinho de kani, que são bastões de carne de caranguejo (vende no supermercado, na parte de congelados).

Eu montei só um prato mais bonitão, e deixei o restante dos sushis na própria embalagem. Montar o prato pode demorar um pouquinho, mas se você quiser a mesa mais cheia pode montar dois pratos, ou uma travessa maior. Na decoração do prato com os hot rolls usei molho tarê, fazendo os desenhos com o próprio hashi (não ficou como eu esperava, mas deu uma graça). No prato com os sushis usei cenoura fatiada bem fininha para moldar algumas rosas, e decorei com bastõezinhos de kani kama cortados na diagonal e cascas de pepino em formato de folhas. Os acompanhamentos foram shoyo e molho tarê, que é adocicado.

Você ainda pode servir outros pratos, vou deixar algumas ideias deliciosas abaixo:

  • Sashimi, filezinhos de peixe cru (encomende junto com o sushi);
  • Yakissoba, com frango, carne bovina ou apenas vegetais;
  • Lámen, um macarrãozinho com caldo, legumes, carne e ovo cozido;
  • Rolinho Primavera (Harumaki), um tipo de pastelzinho frito;
  • Ceviche, receita peruana que também é servida em restaurantes orientais;
  • Cogumelos na manteiga, fica ótimo com Shimeji!

A bebida foi água com gás e muito gelo. Outras opções são sucos, chás gelados e refrigerantes para quem não quer uma bebida alcoólica, e drinks com saquê para quem é 18+ e está em um final de semana hehe.

Mesa Posta para Jantar Japonês em Casa - Sushi e Hot Roll

 

jantar japonês em casa: decoração

Uma ideia bem legal é usar imagens para decorar. Você pode usar imagens que rementam á cultura oriental, como cerejeiras ou carpas. Os ideogramas (kanjis) de uma palavra especial, como amor ou paz, também ficam muito legais. Esse quadrinho com o kanji 夢 significa sonho e fui eu mesma que pintei com nankin, em uma oficina que participei em um festival japonês na minha cidade.

Também usei minhas amadas lanternas de papel. Essas tem led e funcionam a pilha, e os furinhos deixam um efeito lindo no ambiente. É um item barato e que enche a mesa, e quando dobrado fica bem fininho e é fácil de guardar. Finalizei com um vasinho vermelho e um arranjo de flores artificiais brancas. Outras sugestões para decorar a mesa são origamis e velas.

Jantar Romântico em Casa - Comida Japonesa

 

Receita: salada sunomono

Essa saladinha de pepino é servida fria, uma delícia e muito fácil de fazer! Existem diversas receitas na internet, fui adaptando a minha com ingredientes mais simples para ficar do jeito que gosto, bem docinho e com molho. Eu esqueci de comprar gergelim, que deixa o prato bem mais bonito e dá um sabor especial, então fica a dica pra você: adicione gergelim preto e dourado na lista! E vamos aos ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 pepino japonês em fatias finas (é mais fácil no ralador)
  • 3 colheres de vinagre (o ideal é o de arroz, mas eu fiz com o de maçã)
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • meia xícara de água

Coloque o pepino bem fininho em uma tigela com o sal por meia hora, eu coloquei um pouquinho de água para ajudar. Ele vai desidratar e ficar bem molinho. Enquanto isso, leve o vinagre, acucar e água na panela até dissolver, e deixe esfriar. Você pode ir provando conforme seu gosto, se estiver muito ácido adicione mais água. Depois que o pepino amolecer jogue a água salgada. Eu deixei de molho novamente em água por um tempinho sair todo o sal, mas se você preferir uma coisa mais agridoce pode só enxaguar bem. Agora é só dividir as porções em potinhos, eu usei esses de louça, e acrescentar o molhinho. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Como Fazer Salada de Pepino Agridoce - Sunomono para um Jantar Japonês

 

fornecedores

  • Os sushis deliciosos são do KenjiiLi Sushi & Eventos, de Pres. Prudente. Eles atendem por encomenda e também fazem rodízio em casa.
  • A louça especial é um kit da Uatt, mas não encontrei a venda no site. Para ajudar quem precisa comprar montei uma vitrine no Magazine Vai Menina, uma lojinha do blog dentro do Magazine Luiza. Comprando por lá você paga o mesmo valor da loja e me ajuda com as despesas do blog 🙂

Espero que o post seja útil para você. Se montar uma mesa posta nesse tema, me marca no instagram! É @blogvaimenina 🙂 Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários