Minhas Pequenas Escolhas para uma Vida mais Sustentável #chegoulbp

Cabelo

Inspirada pelo movimento das Pequenas Escolhas de Love Beauty and Planet, vim compartilhar com vocês o que eu faço para levar uma vida mais sustentável. Se você quer saber mais sobre a marca e conhecer minhas inspirações para um consumo mais consciente, acompanhe o post!

Pequenas Escolhas - Consumo Consciente Love Beauty and Planet

Eu já leio bastante sobre redução do consumo há algum tempo, e a maioria das coisas que faço foi inspirada por pessoas que falam sobre suas experiências. No final do post eu deixei 5 delas para vocês conhecerem. Sei que ainda preciso melhorar em muitos pontos, mas pensei que contar para vocês quais são as minhas pequenas escolhas pudesse ajudar na reflexão sobre o tema. Reduzir o consumo pede que a gente saia do automático nessa sociedade onde ter é mais importante que ser, então saber mais sobre opções sustentáveis é sempre bom. Além disso, no mês de julho rola a campanha freeplasticjuly, justamente sobre a redução de lixo, então o momento é o mais adequado! Confira minhas escolhas:

buscar Cosméticos mais limpos e seguir o Low Poo

Desde que fiz meu big chop eu tenho aprendido muito sobre a composição de cosméticos, principalmente a técnica low poo. Ingredientes naturais poluem menos tanto na fabricação quanto no descarte. Mas cosméticos que possuem ingredientes mais limpos nem sempre são fáceis de encontrar, por isso fiquei muito feliz ao conhecer a Love, Beauty and Planet. Eu recebi alguns produtos da marca e fui pesquisar mais sobre a proposta dela, que une beleza e cuidado com o planeta. Ela tem ações para reduzir o impacto ambiental como embalagens recicladas e condicionador de enxague rápido. Além disso usa ingredientes naturais, sem corantes, parabenos e silicones. Os produtos são veganos e livres de crueldade animal. Testei a linha Curls Intensify, com manteiga de murumuru e extrato de rosas, e fiz a resenha em um vídeo que você confere abaixo:

 

trocar absorventes descartáveis pelo coletor menstrual

Substitui o uso de absorventes descartáveis pelo coletor menstrual em 2016. Ele é um copinho feito com silicone cirúrgico que é inserido como um absorvente interno. É uma solução reutilizável e dura até 10 anos. Super confortável, nem sinto que estou usando, e olha que uso durante todo o ciclo, em todas as atividades: para dormir, trabalhar, em viagens, na piscina, nas aulas e até apresentações de ballet! Seguindo as recomendações de higiene (esterilizar antes do uso e esvaziar em no máximo 12h). O meu é da Fleurity, já falei sobre ele nesse post.

Pequenas Escolhas - Coletor Menstrual Reutilizável

lixo reciclável: reduzir e separar

Para começar, o mais importante é gerar menos lixo. Alguns itens nós trazemos para casa só para colocar no lixo! Ainda que sejam recicláveis, podemos evitar,

  • Panfletos, notas fiscais e contas impressas;
  • Sacolas plásticas;
  • Canudos e copos descartáveis;
  • Alimentos com embalagens desnecessárias.

Separar o lixo é uma coisa bem básica, mas ainda tem gente que não faz, ou faz de maneira errada. Uma das coisas que aprendi é que devemos higienizar as embalagens antes de descartar. Itens com restos de alimentos, além de dar um odor desagradável, podem comprometer a reciclagem.

lixo orgânico: Usar alimentos com cascas e separar o óleo de cozinha

Tirar a casca dos vegetais é algo que eu evito ao máximo. Foi a solução que encontrei para reduzir o lixo orgânico. Além de produzir menos lixo orgânico, consumir as cascas de frutas, verduras e legumes é muito nutritivo. As cascas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Alguns do legumes que consumimos aqui em casa quase que diariamente com casca, folhas ou talos: abóbora, abobrinha, batata, beterraba, berinjela, brócolis e cenoura. Se você não quiser comer essas partes dos vegetais, pode congelar e usar para preparar um caldo de legumes.

Pequenas Escolhas - Consumir os Vegetais com Casca para Reduzir o Lixo Orgânico

Sobre o óleo de cozinha, a melhor forma para descartar é armazenar em garrafas e depois entregar para cooperativas ou aquele conhecido seu que faz sabão em casa. Como o consumo na minha casa é bem baixo, uso uma garrafinha pet de 500ml que guardo debaixo da pia, assim não ocupa espaço.

outras escolhas e substituições:

  • Lâmpadas de led
    Além do baixo consumo de energia, elas não possuem elementos poluentes como as lâmpadas fluorescentes e não geram calor.
  • Areia ecológica para o gato
    Estamos no processo de adaptação com o Vader. Atualmente usamos metade de grãos de argila e metade de granulado de madeira, que pode ser descartado no vaso sanitário.
  • Cozinhar em casa
    Pedir comida é super prático, mas gera muitas embalagens! Ao cozinhar em casa você garante a procedência dos ingredientes e gera menos lixo.
  • Usar seus produtos até o fim
    Eu já falei sobre isso aqui, e acho importante falar que muitos produtos são descartados ainda e condições de uso. Para te ajudar nisso, confira o prazo de validade e evite a compra por impulso
  • Empreste, alugue ou compre de segunda mão
    Você já comprou um item que só foi usados uma vez, ou por um curto período de tempo? Eu já, e quando percebi fiquei decepcionada. A solução é procurar com amigos, grupos de venda da sua cidade ou brechós.
  • Carregar seu copo
    Ter consigo um copo ou garrafinha para encher com água evita o uso de descartáveis. Se você trabalha em escritório, pode ter também uma caneca de louça para o café.

A Love Beauty & Planet me mandou um kit sustentável com ecobag, canudo reutilizável e copo dobrável de silicone, ótimo pra carregar na bolsa. Ter sempre com você itens que te ajudam a recusar os descartáveis é super válido.

 

inspirações para fazer suas pequenas escolhas

Vou compartilhar com vocês as pessoas que mais me inspiram a levar uma vida mais leve, pensando no planeta sem me deixar de lado. São brasileiras que compartilham sua rotina em busca de uma vida com menos consumo e que seja mais sustentável:

  • Cristal Muniz do Uma Vida Sem Lixo que tem um conteúdo inteiramente focado na redução de lixo. É o cristalzinho da internet brasileira, aprendo muito com ela!
  • Jojô Moura do UASZ sobre moda e estilo. Ela ficou 1 ano sem comprar roupas bem antes do armário-cápsula se popularizar, e fala sobre consumo consciente de moda.
  • Karina Viega do Acorda, Bonita, sobre cosméticos naturais, com ingredientes gentis. Ela se aprofunda para explicar os componentes de cada produto, todo post é uma aula!

Salve esse post no Pinterest:

Movimento Pequenas Escolhas Love Beauty Planet

 

Espero que esse post seja útil para você, e te ajude a ter pequenas escolhas conscientes! Beijos, e até o próximo post!

Sobre Jéssica Ambrósio

Publicitária, bailarina e cacheada. Adoro escrever e estou descobrindo as delícias de viajar. Tudo no custo-benê, claro.

Deixe seu comentário

Comentários