O post de hoje começa com um desafio: vamos usar os produtos de beleza até o fim? Eu sei que já é abril, mas inspirada pela Elisa Langsch, do Lar Possível, decidi participar e convidar vocês para o #DesafioDaLeveza proposto para março março, que é para usar três produtinhos que estão abandonados sem motivo. Meus escolhidos foram um tônico capilar, um hidratante de banho e um hidratante facial.
Eu acompanho Elisa há muito tempo. Seus assuntos principais são minimalismo e organização, com dicas para facilitar os afazeres domésticos e aproveitar melhor tempo. Ela tem proposto alguns desafios mensais, e o desse mês falou diretamente comigo, tanto que decidi compartilhar com vocês. Dois pontos me fizeram refletir sobre isso:
- Eu (ainda) estou reformando o apê, por isso não tenho lugares certinhos para organizar tudo. Por muitas vezes acabo comprando um produto e depois descubro que já tinha um igual, que estava guardado em algum lugar diferente. Isso acaba gerando um estoque absurdo.
- Depois que assumi meu cabelo natural passei a consumir uma quantidade muito maior de cosméticos, sempre buscando testar as novidades. Confesso que diminui muito a compra, mas ainda tenho produtos começados e sinto vontade de experimentar produtos novos.
Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: tônico de Alho, Gota dourada
Depois da transição capilar e big chop, além de seguir o low poo eu fiz um ciclo do tratamento com o Tônico de Alho da Gota Dourada. O ciclo, conforme diz a embalagem, dura três meses com 3 aplicações por semana. Estava louca para ver meu cabelo natural e acredito que o uso do tônico ajudou no crescimento. Comprei novamente em agosto do ano passado, quando acertei o corte, mas acabei perdendo o produto em casa no meio da reforma e só encontrei de volta agora.
Já fiz três aplicações, e dessa vez pretendo acompanhar certinho e conferir o crescimento. Para quem não conhece, é um produto bem baratinho, com textura líquida um cheiro meio estranho. Tem quem não goste, para ser sincera o cheiro não me incomoda e até usava para ir no ballet quando usei pela primeira vez, pois ele precisa agir entre 2h e 3h, e eu aproveitava o tempo que o cabelo estava no coque haha.
Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: Hidratante para Banho milk, Nívea
Minha pele é seca, então passar hidrante deveria ser um passo essencial da minha rotina de cuidados. Deveria, porque morro de preguiça! Todo inverno, no entanto, o desespero bate e eu acabo comprando esse hidratante de banho, que resolve o problema. Mas no ano passado eu passei praticamente todos os dias de frio fora de casa, em viagens, e quando voltei já estava calor e ele foi deixado de lado. Por ser bem grossinho e indicado para peles secas, ele deixa a pele grudenta em dias quentes, que são maioria na minha cidade.
Para terminar essa embalagem, vou usar apenas nos banhos antes de dormir, em uma quantidade menor. O bom é que já fico preparada para o inverno que está chegando rs.
Vamos Usar os Produtos de Beleza até o Fim: Hidratante botanical effects, Mary Kay
Esse hidratante ficava no meu armário no antigo trabalho e eu passava todos os dias assim que chegava na empresa. Ele é levinho, o cheiro é gostoso e tem fps 30. Também gosto como minha pele absorve bem, mas ainda deixa um viço na pele. Não tem um motivo para ter deixado de usar, apenas mudei a rotina e ele ficou esquecido. Vou incluí-lo na parte da manhã da minha rotina de cuidados faciais, que é uma meta de muitos anos e agora parece estar saindo do papel. A parte noturna está sendo mais fácil, porque deixei um post-it do lado da cama e tento só deitar depois que tiver feitos todos os passos. Mas pela manhã acabo começando o dia com pressa e muitas vezes deixo a rotina de cuidados pra depois.
A solução vai ser me organizar melhor para não pular essa etapa, e aplicar após lavar o rosto pela manhã. Como eu já disse, minha pele é seca e por mais que esteja hidratando durante a noite, tenho certeza que o resultado vai ser muito melhor cuidando também durante o dia.
Vamos Usar todos os Produtos até o Fim?
Eu ainda tenho outros produtos que merecem ser usados até o fim. Eles consumiram recursos naturais para serem produzidos, embalados e transportados, e consumiram meus recursos financeiros e espaço na minha casa. Mas essa é só a pontinha do iceberg.
Quando falamos de consumo, não é só o dinheiro que entra na conta. A ansiedade por consumir o último lançamento do mercado, a angústia por não ter onde guardar ou o desperdício de produtos jogados foram porque extrapolaram o prazo de validade afetam a maneira como vivemos. Precisamos ser mais responsáveis e assumir as rédeas do nosso consumo. Algo que comecei a fazer com minha lista de compras do mercado é anotar também os produtos que já tenho em excesso, para não comprar itens repetidos. Agora percebo que devo expandir essa lista para todas as áreas.
E a reflexão vai além: alimentos e produtos de limpeza também entram nessa conta. Comprar apenas o necessário economiza, evita o desperdício de jogar algo fora porque extrapolou o prazo de validade e diminui o acúmulo em nossas casas cada vez menores. Espero que essa reflexão também tenha despertado algo em você. Se animou para entrar no desafio de usar os produtos de beleza até o fim? Me conta quais produtos estão começados e merecem ser usados até o fim! Beijos, e até o próximo post!
Salve esse post no Pinterest:
Deixe seu comentário